Pergunta
Prezados Senhores,
Primeiramente, gosto muito dessa revista on line e do serviço que ela presta.
Gostaria de uma ajuda de vcs.
Quero comprar o meu primeiro 4×4 e escolhi o Mitsubishi TR4, porém fui informado de que no final do ano de 2007 sairá a versão flex desse carro.
Se assim for, prefiro esperar para não comprar um carro com somente com uma opção de combustível e, obviamente, para evitar de comprar um modelo a gasolina que se desvalorizará.
Pergunto: Realmente O Mitsubishi TR4 é uma boa opção (considerando claro a faixa de preço)?
Esse modelo de carro é bom de revender?
Haverá uma versão flex do TR4? Quando?
Será que haveria variação muito grande de preço do carro flex para o modelo atual, quando do lançamento desse modelo, ou seja, meu raciocínio com relação a desvalorização do um modelo de carro , só gasolina é correto?
Só para esclarecer, enviei um e-mail à Mitsubishi sobre essa questão e eles me disseram desconhecer o assunto.
No aguardo da sua resposta à minha consulta, mais uma vez grato pela ajuda,
Carlos Araujo.
Resposta
Caro Carlos,
Na edição deste mês, Revista Carro – março 2007, ano 14, página 17 a mesma apresenta a seguinte nota:
” Mitsubishi Flex vem aí – A Mitsubishi do Japão anunciou que lançará um veículo flex no Brasil em 2008. A tecnologia de acordo com o comunicado oficial da fábrica, será usada posteriormente em um veículo da marca no mercado americano. No Brasil a novidade deve equipar o SUV Pajero TR4″.
Diante do exposto tudo indica se a montadora pretende dominar o tecnologia flex, com certeza o único modelo local para tal solução seria a Pajero TR4. Na verdade os outros modelos são comercializados num maior mix de vendas no combustível diesel.
Há muito se fala que a Mitsubishi também tem planos de comercializar um veículo pequeno, capaz inclusive de dar volumes de vendas ao fabricante em terras locais. Com certeza se esta plano ainda existe a cofiguração flex seria premissa para um veículo no segmento de entrada.
Tecnologia flex:
Quando em 2003 a VW lançou o primeiro modelo flex do mercado até considerei uma estratégia da montadora de dar uma sobrevida no modelo, pois aquele campeão de vendas nos últimos 20 anos sempre precisa de algo para comtinuar com tal sucesso de mercado.
A questão é que o cenário combustível alternativo não tem volta, o programa do alcool como combustível alternativo é uma realidade de sucesso e percebeu-se que poderáimos usufruir desta compotência, experiência, capacidade de produção, etc, etc.
Não demorou muito para que as quatro grandes montadoras (Ford, Fiat, GM e VW) oferecessem quase que 100% de seu portifólio na configuração flex. Para os recem chegados (não tão mais recentes) japoneses, franceses, entre outros, seria esperado que tal solução fosse mais dificil e demorada de ser implementada. Ainda assim nos dias de hoje já vemos a Honda oferecendo tal solução em seus veículos Honda Civic e Honda Fit.
Atualmente não vejo que a solução flex seja um diferencial num veículo do segmento Honda Civic, por exemplo. Até existe uma maior procura por tal modelo em relação ao modelo gasolina, mas ainda assim muita gente continua comprando carros a gasolina somente.
Na verdade a maior preocupação da continuidade do sucesso do veículo flex diz respeito ao preço do combustível. Se tudo continuar como está (litro do alcool custando algo próximo de R$ 1,40 e litro da gasolina próximo de R$ 2,50) com certeza as contas sempre tenderão para vantagens para aquele veículo configurado na solução flex.
Especialistas do setor sempre afirmaram que o sucesso do carro flex seria certo, diferentemente daquele veículo dos anos 80 configurado como alcool. Se a oferta do produto alcool está escassa e com preço elevado, utilizamos gasolina. Se o cenário é o inverso utilizamos alcool. De certa forma o carro flex tem a possibilidade de regular o mercado de combustíveis, ou seja, mão estamos nas mãos dos produtores de cana de açucar.
A Ford recentemente lançou o modelo Ford Focus na configuração flex custando algo de R$ 200,00 há mais em relação a versão gasolina. Nitidamente estamos diante de um modelo já meio desatualizado que apesar de vender bem parte deste sucesso de vendas é justificado pela excelente relação de preços oferecida pelo mesmo. Com certeza os especialistas da montadora chegaram a conclusão que um modelo Focus Flex fará aumentar o volume de vendas do mesmo.
Pajero TR4 Flex: não vejo que tal modelo, no momento atual precisasse de algo neste sentido para avalancar as vendas. Recentemente a GM disponibilizou o o GM Tracker em nosso mercado a um preço muito competitivo e que deve estar roubando potenciais compradores deste Pajeto TR4. Talvez a solução flex no TR4 possa reduzir um pouco esta perda de mercado. Este GM Tracker é feito na Argentina, ou seja, uma solução flex em tal modelo seria mais difícil de ser implementada, mas não impossível.
Acredito muito mais na capacitação de todas as montadoras no domínio da solução flex e quem tem carro disponivel para para disponibilizara acaba unindo o util com um melhor portifólio de produtos.
Desvalorização do modelo:
Nos dias de hoje um carro flex tem maior apelo do que um carro a gasolina. Ainda assim este apelo não tem se traduzido num vaor mais alto de mercado. A tendência é que o carro flex tenha um valor superior ao seu similar a gasolina, mas tudo irá depender que quanto estará o mercado do alcool.
Se você já se decidiu pelo modelo TR4,acredito que não dá para esperar pelo modelo TR4 flex. Até 2008, conforme nota publicada será que o mesmo já não estará meio desatualizado. Outros modelos já estarão rodando por estes lados. É muita incerteza, é muita especulação para impedir a sua intenção de compra atual.
Além disso a sua intenção de compra tem um bom mercado de revenda e aquele futuro comprador do usado sabe que um Pajero TR4, ano 2007 será sempre a gasolina. Se o mesmo quiser um modelo flex, terá que pensar num modelo mais novo ou num modelo 0 km. Recentemente vendi uma Saveiro Super Surf 2003. Potencias compradores questionavam se a mesma sera flex. A todo tempo explicava que este modelo flex só fora disponibilizado como versão 2004, ou seja, um pouco mais de dinheiro seria necessário, não para comprar o carro flex, mas para comprar um veículo mais novo.
Pode comprar sem receios uma vez que você já se decidiu pelo modelo.
Vamos nos falando,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Prezado Nelson
Gratíssimo pela sua resposta. Fiquei com a certeza de que estou no caminho certo no tocante ao carro que escolhi para comprar. Tendo porém a acreditar, num primeiro momento, que, apesar da sua abalizada opinião, a opção flex desse carro é um recurso que merece ser “esperado”.
Quero comprar, mas acho que dá para espera mais uns meses (ainda que seja no início de 2008) para ter um carro com uma tecnologia melhor, mais opções e possível melhor valor de revenda.
Meu único senão, e que talvez me faça optar por comprar o TR4 antes (até porque, pelo que entendi, sequer sabemos se esse lançamento flex da Mitsubishi, será mesmo o TR4), é que tenho um Zafira 2005 que quero dar na troca (c/ a diferença em dinheiro) e já me disseram que ano que vem o Zafira vai ganhar uma nova versão (nova frente, talvez), o que acabe por ter o efeito de desvalorizar mais ainda meu atual carro e de me fazer ter menos dinheiro na troca do carro novo, entende?
Vc saberia alguma coisa sobre essa historia da nova versão do Zafira?
Mais uma vez obrigado pela sua atenção.
Abs,
Carlos
OS. Só me incomoda nisso tudo, eu ter recebido um e-mail da montadora dizendo desconhecer essa “historia” de versão flex.