Pergunta

Prezado amigo Nelson Luis,

Muito bacana o seu site, me ajudou a freiar um pouco o meu grande desejo de ter uma Toyota Bandeirantes para o dia-a-dia aqui em S.Paulo O que li e que parei para pensar, foi publicado ni site automoveldicas.

Eu tenho um Renault Clio Authentique Hatch 04/05, e cada vez que saio, fico preocupado com os motoristas abusados, que muito teimam em dirigir “colados” atrás de meu carro (eu não corro, só ando a 60 por hora), além das fechadas que tomo por conta de não ser um playboy no voltante, é claro que nas marginais eu vou à velocidade que é indicada nas placas que o trânsito nem sempre bom permite.

Um dos motivos de eu querer trocar por uma Toyota Bandeirantes, além de ter tomado uma ralada de um caminhão no pára-lama lateral esquerdo, fico preocupado com os motoristas que citei no parágrafo anterior, e também com os riscos de chuva e as conseqüências que isto trás, como alagamentos.

De vez em quando, acesso o site www.mercado4x4.com.br e lá fico “namorando” os modelos à venda. Sei que há modelos de utilitários mais novos, mais confortáveis e tudo, mas parecem mais frágeis, comparados com a Toyota. E eu gosto de, de vez em quando, ir à Monte Verde, Itatiaia, e lugares semelhantes.

O que fazer ? Se eu pegar uma mais nova, tipo 90 ou acima, será que não me ajudaria ?

Abraços e parabéns pelo site !
Marcos Gurgel

Resposta

Caro Marcos,

Inicialmente eu te pergunto ???

Você já teve a oportunidade de dirigir um Toyota Bandeirantes. Se sim tudo bem, se não com certeza depois do teste drive você irá disistir de tal compra.

O veículo “não vale quanto pesa”. Tive um modelo 95, adquirido 0 km, já com o motor japonês, direção hidráulica entre outras melhorias e ainda assim o veículo era bem ruim. O freio era péssimo e só a partir de 96 é que introduziram o freio a disco original de fábrica. Parar um carro com mais de 2 toneladas na lona era algo realmente crítico. Você precisa ficar atento o tempo todo e procurar sempre manter uma maior distância dos veículos a sua frente pois em situações de emergência a distância necessária para uma parada total era bem maior quando comparado a um carro de passeio.

Você mencionou um veículo ano 90. Perceba que já estamos em 2007 e isto representa quase 17 anos de vida. Mesmo que você opte por um veículo mais novo o mesmo terá uma idade bem avançada. Estes veículos são normalmente utilizados em condições adversas, ou seja, quem comprou um Toyota Bandeirante sempre o fez com intenções de fazer trilhas ou a utilização de trabalho. Será muito difícil você encontrar um usado em perfeitas condições e quando isto ocorrer o mesmo estará custando um “caminhão de dinheiro”. Será que compensa ???

Seguro: dificilmente você irá encontar alguma seguradora que aceite o risco de deste veículo. Se tiver sucesso a apólice do mesmo será bem mais cara quando comparado a um veículo de pesseio. Os veículos a diesel tem um indice maior de roubo e a seguradora acaba colocando isto em seus custos de formação de preços de seguros. Sem seguro você não pode largar o mesmo na rua, não pode ir ao estádio de futebol, ou seja, arrumou um problema para a sua pessoa. O Toyota Bandeirantes é um veículo muito visada a assaltos e roubos.

Segurança no trânsito: realmente este quesito o modelo Toyota Bandeirante atende bem quando o assunto é maior respeito em relação aos outros motoristas. Ainda assim aquele freio ruim acaba representando uma maior preocupação a sua pessoa, pois se não tomar cuidado com certeza correrá o risco de colidir com outros veículos.

Parte dos sucesso desta infinidade de modelos “Sport Utilities” nas ruas, além das picapes é justificada pela segurança que estes veículos apresentam frente aos veículos de passeio. Quem dirige uma picape ou um Sport Utility dificilmente volta para um veículo de passeio, desde que o seu orçamento previsto possibilite permancecer neste segmento da industria automotiva.

Nos EUA, o maior mercado de veículos do mundo, estes Sport Utilities + as picapes já chegaram a representar mais de 50% das vendas de veículos 0 KM. O sucesso é tanto que as Seguradoras passaram a cobrar mais pelas apólices de seguros, pois em caso de colisão em um carro de passeio, o Sport Utility ou a picape acaba também gerando um maior dano ou prejuízo. Além do maior consumo de combustível, o americano também acaba pagando uma apólice mais cara porporcionalmente, quando comparado a um veículo de passeio do mesmo valor.

Se você procura segurança no trânsito, porque não pensa em uma picape cabine dupla do tipo Ford Ranger ou GM S10. Não são as melhores do mercado, mas como são ofertadas há mais tempo talvez você encontre um bom negócio, com um valor bem razoável e um veículo bem melhor quando comparado aquele seu sonho de consumo (Toyota Bandeirantes).

Veículos mais frágeis: não há duvidas que um Toyota Bandeirantes é bem forte. Entretanto o projeto de nosso modelo data da epoca dos anos 60/70, ou seja, qualquer destes modelos importados recem disponibilizados em nosso mercado representa uma evolução de nosso velho Toyota Bandeirantes. Aquela Toyota SW4 (nos EUA era vendida como Toyota 4Runner) ofereceida até então em nosso mercado era realmente uma evolução da familia Bandeirantes. Nos EUA temos a Toyota LandCruiser que representa o irmão mais velho do nosso Toyota Bandeirantes. A linha Hilux mais antiga não vendia tão bem em nosso mercado pois nitidamente privilegiava a robustez, frente ao conforto, ou seja, era um veículo estinado ao trabalho e não ao passeio como outros modelos mais luxuosos. O único problema em relação a estas opções de veículos importados, diz respeito aos serviços de pós-vedas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Na hora que você precisar de algo e ainda que os veículos sejam excelentes eles sempre precisarão de manutenções preventivas e a reposição de alguns itens, você irá sentir em seu bolso.

Comprar um importado é facil e muitas vezes a desvalorização do modelo é justificada pela dificuldade no pós-venda, manter o mesmo é que é difícil. Considerando ainda que você vai substituir o seu carro do dia a dia por esta nova aquisição, as necessidades de manutenções serão bem mais constantes quando comparado a aquele proprietário que tem um importando mais só utiliza o mesmo em finais de semana ou outras situações.

Pense em outa opção.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento