Pergunta

Prezados,

Ouvi falar tão mal do Gol 1.0 16v, no que se refere a motorização.

Dizem que é um motor que tem problemas de entupimento dos tuchos e bate o motor muito fácil.

Estou pensando em comprar um Gol 1.0 16v 2001, de uma pessoa amiga, ele está com 32.000km’s originais, praticamente novo, quero comprar para viajar com ele, tem ar e direção de fábrica e 4pts.

Peço a orientação de vocês quanto ao exposto.

Obrigado,
Luiz Carlos Barlette Rocha

Resposta

Caro Luiz,

Aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e você pode atestar parte deste discurso lendo algumas das consultorias já publicadas em nosso homepage.

O que podemos dizer é que por mais de 20 anos o Gol tem sido o carro mais vendido de nosso mercado e como nos últimos tempos mais de 60% dos carros novos posssuem motorização 1.0, com certeza o mix de vendas da VW no ano de 2001 para familia Gol acompanhava tal cenário.

Não se consegue tamanho sucesso com um motor de concepção errada ou um motor com problemas de engenharia. Na verdade o motor 1.0 de 16V fora criado pois até um determinado momento a cobrança do IPI era diferenciada para veículos com motor 1.0 e como potência representa forte argumento de vendas este esperado aumento, só veio com os motores de 16V.

Depois o governo alterou a forma de cobrança do IPI, ou seja, veículos com motores de 1.0 a 2.0 pagavam quase o mesmo imposto quando comparado ao motor 1.0. Como veículo 1.0 não tem apelo de vedndas em outros mercados e as montadoras fabricam carro pensando globalmente, ficou mais viável produzir e exportar carros com motores 1.4. Veja o exemplo de GM, Citroen, Renault que oferecem seus produtos com motores 1.4 a valores bem próximos dos veículos 1.0 dos concorrentes.

O motor 1.0 de 16V da VW era bem mais caro quando comparado ao de 8V, além de ter sua melhor faixa de torque em rotações mais altas. Já um motor 1.0 de 8V fornece melhor torque em baixo totações mais baixas, situação bastante encontrada nos centros urbanos de hoje.

Se você cuidar deste motor com carrinho, realizar as trocas de óleo + filtros que a montadora recomenda, mais os procedimentos normais do plano de manutenção, você terá carro para uns 150 a 200 mil kms.

Opção do negócio.

Você tem em vista um carro com procedência, pois nos dias de hoje não é facil achar um veículo com estas caracteristicas, ainda mais sendo do ano 2001 (32.000 km originais / único dono talvez).

Além disso o carro possui importantes acessórios originais de fábrica (ar condicioando e direção hidráulica) ou seja, uma “mosca branca” como é chamado no mercado de usados. Se realmente você precisa do veículo e o mesmo atende a tudo o que você mencionou, não deixe escapar esta oportunidade. Você estará comprando um segundo veículo, com pouco investimento e na hora da venda futura, com certeza estará de posse de um modelo muito procurado no mercado, mesmo com esta síndrome do motor de 16V.

Pode comprar sem receios.

Pequise o valor do mesmo na tabela Fipe (www.fipe.org.br) e faça um bom negócio.

Sucesso com o seu segundo carro.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento