Pergunta

Como tirar média de consumo de combustível?

sou sabedor que deverei pegar a km final diminuir pela km inicial, o resultado dividir pela quantidade de lts abastecido, certo, ate ai tudo bem considerando que no proximo abastecimento deverei encher o tamque e aplicar a formula, certo, a minha pergunta é se eu devo ou não considerar o que sobra de litros no tamque. ex: km inicial 1000 km km final 1300 km resultado 300 km abastecimento : 40 lts resultado 300/40= 7,5 L/km

obs: no proximo abastecimento o tamque marcava 1/4 de combustivel, simplesmente completei ate encher é ai a duvida eu acho que deveria ter considerado esse 1/4 de combustícel na formula anterior, ja que tinha abastecido 40 litros e não utilizei todo, mais na formula considerei os 40 litros, é porque a média não fica constante ela varia uma vez abaixo de 8 L/km outra vez acima de 8 L/km, eu acho que deveria ser feito é que todas as vezes que fosse abastecer o tamque deveria esta zerado, certo.

sem mais,
Adriano Jorge de Melo Filho

Resposta

Sua dúvida será facilmente explicada:

Vejamos o seu caso.

Numa media de consumo de combustível você precisa inicialmente de uma referência:

# Encha o tanque até o limite do mesmo.

Até este momento você não consegue e nem precisa marcar nada em termos de litros abastecidos, apenas anote a quilometragem apontada no odoômetro de seu veículo.

# Decorridos alguns quilometros (quanto mais mais apurada ou correta será a sua média) volte naquele mesmo posto e abastece o carro até encher o tanque. Anote a nova quilometragem que será maior em relação a aquele anotada incialmente.

Neste abastecimento veja também quantos litros foram utilizados para encher novamente o seu tanque.

Subtraia aquela quilimetragem mais alta, da quilometragem inicial e divida pelos litros utilizados para encher o seu tanque.

Você vai encontrar a média de seu veículo.

Vamos fazer um exemplo para você entender o raciocínio:

# Você parou no posto e seu carro estava com 10.000 km (odometro)

# Encheu o tanque e nem precisou anotar nada em relação a quantos litros entraram no mesmo. O que você tem certeza é que o tanque ficou cheio.

# Decorrido um tempo você rodou 300 km e parou para abastecer.

# Neste momento o seu odometro está marcando 10.300 km.

# Supomanhos que para encher o tanque você tivesse colocado 30 litros de combustível.

Qual a media do seu veículo>

10.300 km – 10.000 km = 300 km rodados. Foram necessários 30 litros de combustível, ou seja, dividindo distancia total percorrida (300 km) pelo numero de litros adicionados ao tanque (10 litros) você encontra uma média de 10km por litro.

Esqueça quanto ainda tinha no tanque, pois o que você precisa saber é quanto que precisou para encher o tanque.

Continuando o raciocínio:

Você encheu o taque e este marcava 10.300 km. Esta é a sua quilometragem incial a ser utilizada para a próxima media.

Você rodou 500 km, ou seja, o marcador está com 10.800 km e no abastecimento você precisou de 55 litros para encher o tanque.

Qual a sua média:

10.800 – 10.300 = 500 quilometros rodados

Média: 500 quilometros dividido por 55 litros = 9,09 km por litro de combustível.

Somente como exemplo nesta segunda situação o seu veículo gastou mais, ou seja, foram 9,09 km rodados para um litro de combustível, contra 10 km rodado para o mesmo litro de combustível na primeira situação.

Faça uma tabela do tipo abaixo:

Km inicial km final km rodados litros média (km/l)

10.000     10.300       300           30     10
10.300     10.800       500           55     9,09
10.800     11.431        631            70     9,01
11.431       11630        199            17     11,7

e assim por diante.

Dicas para uma boa obtenção de suas médias de consumo:

# Abasteça sempre no mesmo posto, na mesma bomba e com o mesmo bico. Se você ficar trocando de bomba ou posto irá perder a referência.

# Abasteça até o limite do tanque sem derramar o produto. Desta maneira você terá certeza que sempre está indo ao mesmo ponto. Parar o abastecimento quando o bico da bomba é dessarmado automoticamente pode trazer valores errados a sua pessoa.

# Uma media mais apurada ou correta é obtida utilizando o veículo em maiores percursos, ou seja, não adiante você rodar 30 km e voltar ao posto para abastecer que você pode encontar um número bem louco. Se nestes 30 km rodados você só pegou trânsito sua média de consumo será muito baixa.

# Rode uns 300 km e faça a média, desde que o tanque de combustível de seu veículo permita tal quilometragem percorrida. Se não fo possivel pense em pelo menos uns 200 km entre os abastecimentos.

# Não deixe chegar na reserva pois as sujeira do tanque podem entupir carburadores ou bicos injetores. Além disso nos carros mais modernos a bomba de combustível fica dentro do tanque e o líquido deste (combustível) e utilizado para refrigerar tal bomba.

Se o tanque está muito vazio a bomba pode trabalhar super aquecida podendo inclusive danificá-la.

Boa sorte com as suas contas,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

 

Agradecimento