Pergunta
Olá!
Quero comprar um carro e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Minha opção atual é o gol IV 0km. –
O gol GIV é uma boa opção quanto a custo/benefício para rodar somente na cidade?
– O valor do seguro é muito relevante?
Ouço falar que o do gol é caro…vocês sabem quanto na média?
– Equipar o carro 1.0 com ar condicionado realmente “estraga” o motor?
Também gostaria que vocês me dessem algumas dicas de carros populares para aumentar meu repertório na hora de negociar.
Desde já, obrigada!
Aline Castro
Resposta
Cara Aline,
Ainda que você não seja uma Segurada Automoveldicas e nem uma Associada Automoveldicas, vou dar uns palpites em suas considerações.
Sua intenção de compra o VW Gol, é por mais de 20 anos o campeão de vendas em nosso mercado (maior número de veículos emplacados). Só isto já seria suficiente para atestar que sua escolha está correta.
Ainda assim já passamos aquela fase de que este carro é bom e aquele carro é ruim. Hoje em dia todos os veículos fabricados localmente atestam as premissas de um bom veículo, ou seja, são bons. consomem pouco e dão pouca manutenção. É evidente que existem excessões, existem casos em específico, existem pessoas que irão discordar de nosso posicionamento, existem segmentos em que estes veículos atual, existem preços diferenciados para os mesmos, existem projetos mais velhos e outros mais novos, existem possibilidades de mudança de estilo num curto espaço de tempo, enquanto outros modelos foram recentemente atualizados, etc, etc. Ainda assim não temos um exemplo de um carro ruim no mercado atual. Temos sim situações que atestam ou não a compra de um determinado modelo e as vezes condições financeiras favoráveis que nos permitem até pensar num veículo não tão atualizado ou moderno mas em condições financeiras de compra mais vantajosas.
Recentemente a própria VW estava oferecendo pelos lados de São Paulo a linha Gol com taxas de juros de 0,20% ao mês. Ainda que a entrada representasse um bom valor do bem (60% de entrada) e o restante em apenas 12 parcelas a taxa de juros cobrada neste caso é bastante competitiva, ou seja, para quem tenciona comprar um seminovo é mais vantagem comprar um 0 km, pagando um juros menor do que qualquer aplicação financeira do mercado.
Há tempos que a gente não via a VW ter que lançar estratégias para comercializar o seu campeão de vendas. O mercado agora é outro e todos estão em busca de potencias compradores. A Renault oferecia juros de 0,45% a/m para a sua linha Clio. A Peugeot oferecia 0,75% a/m para a linha Peugeot 206, A Citroen oferece o seu modelo C3 em condições de preços bem competitivas, ou seja, são condições bem favoráveis aos compradores, decorrentes de uma forte concorrência de mercado.
Vejamos agora uns volumes de vendas que em parte atestarão o sua intenção de compra e também colocarão mais algumas opções em seu rol de possibilidades (posição atualizada até abril de 2007):
Ano 2007
1) VW Gol: 66.647 unidades emplacadas.
Em 2006: 56.881 unidades emplacadas = alta de 17,17%.2) Fiat Palio: 59.889 unidades emplacadas.
Em 2006: 39.163 = alta de 52,92%.3) Cevrolet Celta: 33.776 unidades emplacadas.
Em 2006: 30.175 = alta de 11,93%.4) Fiat Mille: 33.247 unidades emplacadas.
Em 2006: 36.837 = baixa de 9,75%.5) VW Fox/Cross Fox: 36.956 unidades emplacadas.
Em 2006: 35.714 = alta de 3,48%.6) Corsa Sedan: 32.026 unidades emplacadas.
Em 2006: 31.855 unidades emplacadas.7) Fiat Siena: 22.800 unidades emplacadas.
Em 2006: 12.292 = alta de 83,99%.8) Ford Fiesta Hatch: 21.965 unidades emplacadas.
Em 2006: 17.953 = alta de 22,35%.9) Chverolet Prisma: 16. unidades emplacadas.
Em 2006 o modelo ainda não era ofertado no mercado.10) Honda Civic: 11.246 unidades emplacadas.
Em 2006: 4.844 = alta de 132,16%Chegamos até a lista dos “top 10” do mercado e já podemos chegar a algumas conclusões:
# Com certeza todos estes da lista são execelentes veículos. Não se vende nestes volumes de vendas um produto que não atenda a expectativa de um consumidor exigente.
# Perceba que o décimo da lista (Honda Civic) não faz parte de sua intenção de compra e também não é oferetado com motor 1.0 e pior que isto tem preço sugerido a partir de R$ 64 mil reais. Conclusão: a montadora Honda consegue um feito in´´edito posicionando o seu maior sucesso de vendas na décima posição de mercado, superando em muito, modelos até oferecidos com menor motorização. Vender um carro mais caro sempre trará mais resultado financeiro a motadora quando comparado aos veículos de segmento de entrada (populares com motor 1.0 por exemplo).
# Sua intenção de compra continua no top da lista, ou seja, não dá para desistir de sua compra.
# Recentemente Fiat e VW alteraram as linhas de seus produtos chaves (Fiat – linha Palio e VW linha Gol). Pelos números acima nos parece que estas alterações foram de melhor resultado na linha Fiat (maior acréscimo de vendas em relação ao exercício anterior) e talvez isto justifique em parte a recente estratégia da VW de oferecer a linha Gol com taxas de juros (0,20%) tão atrativas. A mesma sabe que precisa manter seus modelos no top da lista. Perceba também que outra familia VW (linha Fox) aparece na quinta posição dos mais vendidos.
# A terceira posição é ocupada pelo Fiat Mille, com certa perda de mercado, até justificada pela ausência de um projeto mais moderno e uma permanência nesta posição pelo fato de ser o veículos mais barato de nosso mercado.
# Na quarta posição aparece o GM Celta que também poderia fazer parte de sua intenção de compra.
E assim por diante……
Qual veículo comprar ???
Falamos, falamos e até agora não respondemos. Respondemos sim que sua intenção de compra não está errada em termos de negócio mas também não pode ser desprezado as outras opções de mercado.
Outros modelos de entrada do segmento em que atuam,não listados na “ranking” dos mais vendidos tais como Peugeot 206, Renaultl Clio, Renault Logan, Citroen C3, entre outros, também deveriam fazer parte de sua intenção de compra.
Uma vez decidido, considere a partir daí uma melhor condição comercial para a compra. Se você puder conciliar “preço bom” junto com o modelo de seu sonho, final feliz.
Ar condicionado:
De item de conforto o mesmo passou a ser definido como item de segurança e as próprias montadoras já perceberam esta exigência do consumidor, oferecendo o acessório como original de fábrica em sua oferta de produtos. Até os modelos com motor 1.0 estão sendo mais ofertados com tal acessório.
Esqueça este negócio de estragar o motor 1.0 com ar condicionado. Evidentemente que com o aparelho de ar condicionado ligado o mesmo chega a roubar um pouco de potência do motor, anda assim nossos motores 1.0 evoluíram, oferecem mais potência e a industria de ar condicionado também evoluiu, ou seja, consegue refrigerar o interior de um veículo com menos consumo de energia, significando menos perda de potência.
Importante ressaltar: ar condicionado em veículo 0 km deve vir instalado de fábrica. Jamais considere um veículo 0 km e a instalação do mesmo em uma loja especializada, até mesmo na revenda autorizada. Não vai dar certo. Vários ítens no veículo com tal dispositivo são diferentes (bateria de maior potência, circuitos elétricos com maior capacidade de carga, amortecedores diferentes para suportar mais peso, sistema de circulação do ar revestidos termicamente garantindo a eficiência do sistema, comnados específicos, etc, etc) e numa instalação “caseira” normalmente não seriam substituídos. A própria montadora atesta este cenário e justifica em parte o alto custo da instalação da instalação de um sistema de ar condicionado devido a vários itens diferenciados e de maior custo.
Seguro:
Apólice de seguro representa cobertura de riscos, ou seja, quantos mais veículos nas ruas, mais roubos, mais sinistros, mais acidentes, mais tudo. É evidente que para a VW o sucesso de vendas de seu modelo GOL , há mais de 20 anos acaba contribuindo para este cenário ruim e nas estatísticas das seguradoras aquele modelo mais vendido sempre estará na lista dos mais sinistrados.
Atenciosamente
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Obrigada Nelson!
Suas dicas foram muito importantes para mim.
Já tenho uma visão menos leiga sobre o assunto.
Um abraço a todos da equipe automoveldicas!
Aline.