Pergunta

Nelson,

Tenho interesse em comprar um Land Rover usado e li a sua resposta dada a outro internauta sobre os modelos e os preços.

Muito bacana e completa.

Obrigado!

Onde posso conhecer pessoas que tem Land Rover e até fazer um test drive em um?

Será que uma Defender é um carro muito ruim para a cidade?

Me aconselharam comprar uma Discovery.

Tenho 70 mil para o carro.

Abraço,
Juan

Resposta

Caro Juan,

Comprar um Land Rover representa um pouco mais de dificuldade pois sua opção de compra é um utilitário, ou seja, um veículo na maioria das vezes utilizado em condições mais adversas.

A maioria das pessoas compram Lan Rovers e principalemte os modelos Defenders para fazer trilhas ou algo do gênero. Não que um carro que tenha feito trilhas não seja uma boa opção de compra, até porque este é o propósito do mesmo mas se você puder evitar este tipo de situação acaba ganhando quanto o assunto é conservação do veículo e futuros gastos com a manutenção do mesmo.

Linha Defender: talvez um teste drive seja prudente. O veículo original tem a direção do lado direiro e quando adaptado para o lado esquerdo ficou a sensação de algumas peças estão um pouco deslocadas do que deveria ser. Se você tem mais de 1.80 m de altura o modelo 90 será um problema, pois atrás do banco do motorista existe uma espécie de longaria que diminui em muito a possibilidade do banco “correr” para trás. Na verdade o modelo 110 representa a melhor opção de compra da linha, pois oferece maior espeço de carga, carrega mais pessoas, tem o diferencial das 5 portas, versus as 3 portas do modelo 90 e sua dirigibilidade é melhor quando comparado ao modelo menor. Como a distância entre as rodas é de 110 polegadas, aquele efeito gangorra é menos sentido em relação ao modelo menor. Eleito gangorra é quando você passa numa lombada com um veículo curto, a roda dianteira sobe e quando desce a traseira já está cehgando para mais um solavanco. No caso do 110 a roda dianteira passa, o veículo estabiliza e na sequência aparece o roda traseira. Todos os Jipes pequenos sofrem deste mal.

Linha Discovery:

Não há dúvidas que o modelo Discovery seria uma melhor opção quando comparado ao modelo Defender. São segmentos (níveis) de carros totalmente diferentes. A Land Rover oferecia a linha Defender, utilizada mais no trabalho, em situações mais adversas, em campos de batalhas, ou seja, era o veículo escolhido por muitos paises como o modelo para tudo. Devido a sua robustez e o fato de ser fabricado em alumínio representava uma vida util extremamente alta. Estima-se que 70% dos modelos Land Rovers fabricados até hoje continuam rodando e muitos destes modelos são os da familia Defender.

A Land Rover resolveu oferecer algo entre a linha Defender o o estado da arte o classico Range Rover. O modelo Discovery entrou exatamente neste meio, ou seja, oferece a tradição do fabricante quanto o assunto é veículo tracionado, um pouco de luxo do irmão mais caro, sem custar muito.

Na verdade a febre os SUV (Sport Utilities Vehicle) começou nso EUA e num determinado momento este segmento representava 50% das vendas deste mercado. O Defender nunca vendeu bem nos EUA, até porque num determinado momento a legislação americana previa a obrigatoriedade do “air bag” no mercado e este projeto antigo não permitia a instalação de tal recurso sem pesados investimentos. O Ranger Rover sempre foi o sonho de consumo de muitos e este vendia muito, entretanto o fabricante precisa de algo para competir com aqueles SUV intermediários (Mitsibishi Pajero, Nissan Pathfinder, Jeep Cherokke, GM Blazer, entre tantos outros). Daí a necessidade de ter um veículo 4×4 intermediário.

Depois disso a linha já cresceu com o modelo Free Lander que já está em sua segunda geração e até o modelo Discovery atual representa a terceira geração do modelo.

Se você puder comprar um modelo Discovery será melhor negócio resta saber se o seu orçamento previsto possibilitará a compra de um carro em bom estado. Teoricamente com os 70 mil você compra um Discovery mais velho quando comparado a linha Defender. Teoricamente, pois não esqueça que a linha Defender só foi ofertada na opção diesel e isto acaba representando um certo sobre preço no mercado. Já o modelo Discovery fora ofertado a gasolina e a diesel.

É possivel voce encontrar um Defender mais velho (diesel somente), custando mais do que um Discovery gasolina mais novo.

Um coisa é certa. Tabela de preços de carros usados é mais uma referência no mercado de utilitários e 4×4. Este tipo de veículo é muito mais mensurado pelo estado de conservação do mesmo, ou seja, quando o mesmo está 100% ok (estado de conservação, procedência, plano de mautenção, originalidade, etc, etc), é provavele que você tenha que pagar um preço acima daqueilo que a tabela apresenta. É mais ou menos como comprar um veículo de colecinador. Quanto vale um antigo chapa preta. talvez para você não vale nada e você nem pagaria o que o proprietário tenciona pedir, mas encontrando o comprador ideal o negócio irá sair com valores bem altos.

Onde encontar tais veículos: você deveria começar pelas revendas autorizadas da marca. Pelo menos neste lugar você terá condições de conhecer um pouco mais os modelos, estará diante de algumas oportunidades comerciais e mais importante do que isto poderá fazer um teste drive nas opções de compra. Você é o Cliente e o concessionário está alí para vender algo para você.

Existem revistas especializadas sobre o mercado 4×4 e normalmente estas publicações também oferecem uma sessão de classificados. Qualquer banca de jornal oferece tal opção. Uma vez decidido pelo modelo, os istes de classificados de veículos passa a ser outra boa opção de busca. Não há dúvidas que o grande “player” neste quesito é representado pelo www.webmotors.com.br . Na feira do automovel do Anhembi as domingos pela manhã também costuma ter algumas opções de utilitários e veículos 4×4. Ainda assim negociar nas feiras de automoveis requer um pouco mais de cuidado. Você pode até encontrar algo e trocar experiências com proprietários.

Vamos nos falando, pois mais do que responder consultorias o que mais gosto é de falar sobre Land Rovers……

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos

 

Agradecimento

Bom dia Nelson,

Obrigado pela excelente consultoria em Land Rover!

Seguirei as tuas dicas e irei pesquisar bem antes de fazer esta compra significativa.

Te contarei minhas impressões.

Parabens pelo site!

Um abraço,
Juan