Pergunta
Bom dia Equipe Automoveldicas,
Inicialmente gostaria de dizer que é a primeira vez que entro no site e o mesmo me pareceu ser muito interessante, bem como uma ferramenta muito útil para os proprietários de carros.
Parabéns pela iniciativa!
Gostaria de consultá-los com respeito a uma troca de carro.
Eu possuo atualmente um Citroen C3 Exclusive modelo 2005.
Ao longo desses 2 anos, o mesmo apresentou diversos problemas mecânicos, além do barulho interno. Tudo “bate”! Além disso, gostaria de ressaltar o atendimento e os preços da Citroen. Preços altíssimos e atendimento horrível. Gostaria de trocar o carro por um outro que seja mais econômico e não apresente tantos problemas de manutenção.
Pensei no tão falado e famoso Honda Fit. Aparentemente é um carro quase sem manutenção, além de muito econômico. Por uma questão de economia, estive pensando em comprar um carro usado com no máximo 30.000km rodados. Encontrei diversos Honda Fit 1.5 EX ano/modelo 2005 no mercado de usados com estas características de km exigidas. Gostaria de saber se existe alguma ressalva com relação aos modelos 2005 do Honda Fit ou até mesmo dos carros 0km.
Além disso, gostaria de saber se existe, na opinião de vocês, alguma outra sugestão de carro para compra neste momento na mesma categoria.
Fico no aguardo e desde já agradeço.
Atenciosamente,
Mônica França
Resposta
Cara Mônica,
Fico triste com a sua situação com o seu modelo Citroen C3, pois atualmente também sou proprietário de um modelo C3 Exclusive 04/05 com 29 mil kms e devo informar que estou satisfeito com mesmo com muito pouco custo no quesito manutenções preventivas e corretivas. Um ponto devo compartilhar com sua pessoa. O pessoal das revendas autorizadas é muito ruim e não entendem nada de atendimento a Clientes, fidelização a marca, etc, etc. Meu pai também já fora um antigo proprietário de um modelo Xsara e nem de perto quer passar defronte a uma revenda autorizada da marca. Para quem está chegando agora e estes franceses são considerados recem chegados frente aos mais antigos aqui presentes (GM, Ford, Fiat e VW) este tipo de situação, ou seja, desagrado ao Clientes é prejudicial ao sucesso dos negócios em terras locais.
Ainda assim não tem jeito. Se você não está satisfeita com o modelo, a marca e a revenda que representa a mesma o jeito é trocar.
Os japoneses sempre gozaram do prestígio de fazerem carros econômicos, confiáveis, baratos, com baixo custo de manutenção. Não é a toa que a Toyota pretendia ser a número 1 em vendas mundiais em 2010 e no primeiro trimestre de 2007 já superou a GM em volumes de vendas, ou seja, antecipou os seus planos em pelo menos três anos. A Honda não fica atrás deste tipo de situação e basta ver os números locais e o sucesso de seus modelos e percebemos que estamos diante de uma outra grande montadora.
O modelo (novo) Honda Civic é campeão de vendas no segmento em que atua obtendo tal feito com outros concorrentes de peso (Toyota Corolla, GM Vectra, Ford Fusion, Nissan Sentra, Renault Megane, etc, etc).
Honda Fit, sua intenção de compra.
O modelo andava meio sozinho no segmento em que atua (algo meio parecido era GM Meriva e Mercedes-Benz Classe A). Depois chegaram novos modelos com um proposta similar do tipo Fiat Idea e VW SpaceFox. Veja que são modelos de veículos um tanto diferente mais nitidamente “roubam” potencias compradores do modelo Honda Fit.
Vejamos os números de vendas do Honda Fit até junho / 07:
Honda Fit:
Junho 2006: 2.101 unidades emplacadas
Junho 2007: 3.155 unidades emplacadas (alta de 50,17%)Janeiro a junho 2006: 16.746 unidades emplacadas
Janeiro a junho 2007: 15.313 unidades emplacadas (baixa de 8,56)Perceba que no acumulado deste ano existe uma baixa no volume de vendas ainda que isoladamente no exercício do mesmo de junho as vendas aumentaram bem. Nitidamente deve ter existido uma campanha da montadora para melhorar este resultado. Talvez a disponibilidade do motor flex no modelo tenha contribuído para esta melhora nas vendas.
Somente como exemplo VW Space Fox teve um umento de 469% em seu volume de vendas acumulado no período (2.076 em 2006 para 11.815 unidades em 2007), enquanto o Fiat Idea aumento um pouco menos 7,70% (12.279 unidades em 2006 para 13.225 unidades em 2007).
Os números acima servem para mostrar que sua intenção de compra representa uma boa opção de mercado, pois mesmo com a chegada de novos concorrentes de peso o modelo continua fazendo sucesso.
Você pretende comprar um veículo usado e talvez este cenário represente o maior risco a sua pssoa. Você mencionou quilimetragem de 30 mil kms em veículos usados. Se você não conhece a procedência do mesmo, esqueça. Quem vai garantir que tal quilometragem é original. Não que isto seja um problema mas não se compra veículo usado olhando o hodômetro do mesmo.
O que vale é o estado geral de conservação, o plano de manutenção preventiva realizado em revenda autorizada da marca, a procedência, o dossiê do veículo.
Você está insatisfeita com o seu veículo atual mas perceba que sua intenção de compra é para um modelo usado, ano 2005 que teoricamente já não possui garantia de fábrica. Em caso de problemas há quem reclamar ???
Em nosso site existem diversas consultorias já publicadas sobre compra de veículos usados, dicas, etc, etc. Uma navegada neste material poderá contribuir em sua decisão de compra.
Se você considerar a compra de um modelo 0 km, coloque em sua lista de opções o recem lançado Fiat Punto. Ainda é cedo para saber mas tudo indica que o modelo dará muito trabalho a concorrência. Bom para nós Clientes da industria automotiva……
Vamos nos falando,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento