Pergunta

Prezados,

Estava em uma concessionária Renault analisando uma possível compra de um megane sedan quando ouvi de um cliente que possui o carro com apenas 900 km que este poderia ser apelidado de carro de reboque, e descreveu sua insatisfação com o carro.

O que vocês, especialistas, podem dizer sobre os índices de reclamações de veículos, vocês possuem algo semelhante, e os apresentados em revistas com 4rodas, autoesporte etc… ?

E em especial quanto ao megane, o que vocês podem me dizer?

Obrigado pela atenção.

Alexssandro do Carmo

Resposta

 

Caro Alexssandro,

Hoje você já é proprietário da marca e demosntra uma satisfação com a mesma visto que estava analisando a possibilidade de compra de um outro modelo da montadora.

No mercado atual de automoveis não existe carro ruim. Nenhuma destas grandes montadoras irá produzir um carro ruim, Perceba que são anos de experiência e a tendência é que os modelos sejam cada vez melhores, com menos consumo, menos custos de manutenção, maior satisfação dos Clientes, melhores serviços de pós-vendas, etc, etc. Existem sim carros feios, que não caem no gosto dos Clientes, produtos com concorrentes mais fortes, com maior apelo de vendas, etc, etc.

A própria linha Renault Megane sofre deste mal. Infelizmente a mesma foi lançada no momento em que outros importantes “players”, alguns mais novos, outros mais modernos, outros mais bonitos, do segmento dos sedans médios foram lançados em nosso mercado. São exemplos destes fortes concorrentes, Toyota Corolla (não é lançamento mas continua vendendo bem), GM Vectra, Honda Civic (o campeão atual de vendas no segmento), o Ford Focus, o Nissan Sentra, etc, etc.

Perceba que o Renault Megane Sedan sofre mais com a concorrência entretanto sua derivação a versão perua da familia Renault Megane (Renault Megane Grand Tour) vem obtendo ótimos resultados de vendas. Estamos falando de veículos similares, ou seja, não se faz sucesso com um modelo considerando o mesmo um “carro de reboque”.

Talvez o caso que você tenha presenciado seja algo em específico. Existem casos onde um determinado veículo pode apresentar maiores problemas, ainda assim estamos falando de uma familia de veículos, fabricada mundialmente e com sucesso em diversos locais do mundo.

Hoje mesmo eu recebi uma outra consulta de um internauta considerando a troca de seu Citroen C3 por um modelo Honda Fit. A mesma reclamava de problemas diversos, paças em falta, mal atendimento na revenda autorizada, barulhos na suspensão, ou seja, uma total insatisfação com o modelo e com o fabricantes e suas revendas autorizadas. Aquilo que poderia representar um Cliente fiel a marca acaba levando o mesmo para uma opção de um modelo da concorrência.

Achei até estranho pois também sou proprietário da marca Citroen e meu C3 com 29 mil km rodados é só alegria em termos de satisfação, falhas técnicas e nível de ruído. Em um ponto devo concordar com o internauta pois também já fui mal atendido na revenda autorizada da marca. Tal situação me levou a utilizar um mecânico particular de confiança, ou seja, eles estão perdendo a chance de aumentar o meu relacionamento com a marca, além das receitas associadas aos serviços de pós-vendas. Hoje em dia no mercado de veículos, vender representa apenas uma parte do sucesso de uma montadora. Até acredito que os serviços de pós-vendas corretos, bem executados, sejam responsáveis em parte pela manutenção dos Clientes juntos a suas marcas atuais.

Queixas (números referente a edição de 22/08/07 do Jornal da Tarde, caderno Jornal do Carro):

É dificil mensurar o número de queixas por montadora até porque aquela que vende mais acaba sempre levando a bronca. É como operadora de telefonia fixa ou de celular. Com milhões de Clientes em carteira é de se esperar que as mesmas estejam sempre no topo da lista das reclamações, bem na frente de outras Empresas que possuem um número menor de Clientes.

O Jornal da Tarde, caderno especial, o Jornal do Carro traz um sumário de reclamações enviadas ao mesmo. Perceba que estamos falando de reclamações enviados ao Jornal e pode não representar uma situação coreta de mercado. Ainda assim vale como referência:

# Audi

Vendas: 523
Número de reclamações: 1
Índice a cada 10 mil veículos produzidos: 19

# Peugeot

Vendas: 21.794
Número de reclamações: 8
Índice a cada 10 mil veículos produzidos: 4

# GM

Vendas: 125.695
Número de reclamações: 23
Índice a cada 10 mil veículos produzidos: 2

# Renault

Vendas: 14.485
Número de reclamações: 2
Índice a cada 10 mil veículos produzidos: 1

# Citroen

Vendas: 11.502
Número de reclamações: 1
Índice a cada 10 mil veículos produzidos: 1

E assim por diante.

Perceba que a Audi aparece na primeira da lista e com certeza se você pudesse escolher entre um modelo Audi versus um modelo Renault, talvez o fabricante alemão seria o escolhido. Os modelos das montadoras germânicas considerados como “premium” no mercado de automoveis são considerados o “estado da arte” em termos de veículos. Não da para falar mal de um Audi, BMW ou Mercedes-Benz. Ainda assim a montadora Audi está encabeçando a lista.

Se você gostou do modelo Renault Sedan pode comprar sem receios. Até porque a montadora tem oferecido o mesmo em condições muito vantajosas, vista a forte concorrente que o mesmo encontra no mercado em que atua. Pelos lados de São Paulo a campanha de vendas traz apelos do tipo:

“Vantagens incríveis, preços surpreendentes, mas o que é bom dura pouco, aproveite”.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento