Pergunta

 Prezados Senhores do site Automoveldicas.

Recentemente tenho visto anúncios dos modelos Hyundai ofertados em nosso mercado (SUV Vera Cruz e o Sedan Azera) sendo referenciados pelo ConsumerReports.

O que isto tem de tão importante.

Grato
Fabricio

Resposta

Caro Fabrício,

Inicialmente devemos avaliar do que se trata este tal de ConsumerReport. Há anos o mercado americano de veículos foi considerado o maior mercado mundial em volumes de vendas, a maioria das montadoras estão presentes naquele mercado e faria todo o sentido existir uma publicação onde a principal função e contribuir na compra de um veículo considerando o melhor preço, o melhor modelo dentro de sua intenção de compra, a melhor forma de pagamento, a melhor avaliação de seu usado, o tipo de experiência de direção que você imagina (aceleração por exemplo), se o que importa é a economia de combustível ou a “performance”, os custos de manutenção, os custos de seguro, a desvalorização do usado, frente ao 0 km, etc, etc, ou seja, quando um modelo recebe a chancela “ Recommended ConsumerReport” significa que você esta fazendo um bom negócio.

Importante ressaltar que este ConsumerReport se coloca como um Órgão totalmente isento que não aceita anúncios de fabricantes. Além disso, os testes dos veículos são conduzidos por pessoal altamente treinado por longos períodos, os carros utilizados nestes testes representam veículos comprados diretamente de concessionárias como consumidores normais evitando desta maneira o empréstimo de carros pré testados, pelas montadoras, normalmente utilizados em testes de rodagem.

Veja o que encontramos publicado na última edição da Revista Auto Data – Edição de fevereiro de 2010, seção ON-OFF

“Como

A Hyundai Caoa gastou R$ 745 milhões em publicidade no ano passado, segundo a PropMark, e se tornou a maior anunciante de veículos no Brasil”.

Não adianta você apenas gastar em propagando se você não possui um bom produto a ser oferecido.

Já sabemos do potencial da marca Hyundai que atualmente representa uma das montadoras com maior crescimento de mercado.

No Brasil a marca é representada pelo Grupo CAOA que além do forte apelo comercial também focou parte de seus negócios, no pós-vendas, com a abertura de várias revendas autorizadas pelo País. As vezes empatar em uma venda representa uma oportunidade futura de fidelizar o Cliente através de serviços e este também representa uma parcela importante do negócio “setor automotivo”.

Também não adianta fazer propaganda sem um objetivo único e com certeza o pessoal de marketing da CAOA percebeu este diferencial de ser recomendado pelo ConsumerReport.

Recentemente também existiu uma referencia da Revista Fortune colocando a Hyundai como a montadora mais sólida do mundo e o pessoal da Caoa também soube tirar proveito do momento publicando tal fato em diversos meios de comunicação de prestígio e grande audiência.

É pena que a concorrência não observe tão atentamente tais detalhes, pois diversos outros modelos de veículos também são mencionados e referenciados pelo ConsumerRports.

Somente como exemplo, segue abaixo alguns modelos de veículos disponíveis em nosso mercado seja através de importação oficial ou não, também referenciados na, Edição de 2010 New Car Buying Guide 2010 – ConsumerReports com a chancela “Recommended”.

# Audi A3

# Audi A4

# BMW Serie 3

# Chevrolet Malibu (deve ser importado num curto espaço de tempo)

# Ford Edge

# Ford Escape (também existe a possibilidade de importação)

# Ford Expedition

# Ford F150

# Ford Focus (o modelo americano é um pouco diferente da geração oferecida por estes lados)

# Ford Fusion

# Ford Mustang

# Honda Accord

# Honda CRV

# Honda Civic

# Honda Fit

# Hyundai Azera

# Hyundai Genesis

# Hyundai Santa Fé

# Hyundai Vera Cruz

# Infiniti linhas EX e FX

# Kia Sportage

# Lexus ES

# Lexus GS

# Lexus RX

# Lincoln Navigator

# Mercedes-Benz C – Class

# Mercedes-Benz GLK – Class

# Mercedes-Benz M – Class

# Mercedes-Benz S – Class

# Mercedes-Benz SLK

# Mini Cooper

# Mini Cooper Clubman

# Mitsubishi Outlander

# Nissan Frontier

# Nissan Murano

# Nissan Pathfinder

# Nissan Sentra

# Nissan Versa (que representa uma versão 3 volumes de nosso Nissan Tida)

# Nissan Xterra

# Porsche 911

# Porsche Cayenne

# Subaru Forester

# Subaru Impreza

# Subaru Legacy

# Subaru Outback

# Subaru Tribeca

# Suzuki SX4 (versão sedan)

# Toyota Carmy

# Toyota Corolla

# Toyota RV4

# Volkswagen Passat CC

# Volkswagen Golf GTI

# Volkswagen Golf (O Golf americano representa a sexta geração da família VW. Em nosso caso estamos numa geração 4 e meio e temos tudo para produzir esta geração 6, em terras locais)

# Volkswagen Jetta

# Volkswagen Passat

# Volkswagen Tiguan

# Volvo C30

# Volvo C70

# Volvo S80

A lista parece grande, entretanto nesta edição de 2010, foram pesquisados 264 modelos entre carros, picapes, minivans e SUVs “Sport Utility Vehicles”. Outros modelos também receberam a recomendação ConsumerReport, entretanto não foram incluídos em nossa lista, pois não estão disponíveis em nosso mercado.

Na verdade a lista aponta sempre para aquele veículo ideal não só para o fabricante mas também para o consumidor. Todo fabricante busca oferecer um veículo a um preço competitivo, com apelo de design, baixo custo de manutenção, bom valor de revenda, confiabilidade, durabilidade, etc, etc.

A Hyundai vem ano após ano buscando atender cada vez mais estas premissas, melhorando em muito os seus produtos e cada vez mais colhe os frutos desta estratégia vitoriosa. No Brasil não seria diferente, considerando ainda um parceiro altamente agressivo nos aspectos comerciais e agora também focado no pós-venda e na fidelização de seus Clientes.

De acordo com a lista acima, diversas outras marcas (fabricantes ou importadores) também poderiam ter tirado proveito deste indicação do ConsumerReports, entretanto somente uma delas percebeu esta oportunidade, ainda que a própria, também represente a Subaru no Brasil onde a maiorias dos modelos ofertados em nosso mercado faz parte desta lista de recomendações. Evidentemente veículos Subaru representam uma operação de um nicho específico, além é claro de limitações de veículos destinados ao nosso mercado. Ainda assim veremos cada vez mais estes veículos Subaru rodando pelos nossos caminhos.

No caso Hyundai, o Brasil já representa o segundo mercado da marca, perdendo apenas para a Coréia.

Num momento de diversos Recalls anunciados pela maioria das montadoras possuir uma boa estratégia de marketing já representa uma grande contribuição em vendas futuras.

É a propaganda influenciando e contribuindo em seu poder de decisão,

Sucesso e boas compras,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br 

 

Agradecimento