Pergunta

Prezados,

Estou precisando de uma ajuda sua pois minha Mãe está precisando adquirir um carro e está em dúvida em relação às inúmeras opções.

Ela quer um carro 1.000 cc e dentre as opções de VW, GM, Fiat, Ford, Renault e etc…gostaria de saber sua opinião sobre qual a melhor relação custoXbenefício, considerando ar condicionado e valor de seguro.

Desculpe o transtorno, mas entendo que para vocês será uma diversão.

Abraços,

João Zaidan

Resposta

Prezado Zaidan

Inicialmente devemos considerar que o mercado dos veículos com motores 1.0 é também dividido em três segmentos:

# Veículos de entrada:

Fiat Uno, Fiesta Street (modelo antigo), Gol geração II, Celta,

# Veículos do segmento intermediário:

Gol Geração III, Peugeot 206, Renault Clio, Novo Fiesta 1.0, Fiat Palio,

# Veículos do segmento premium:

Novo VW Polo, Novo Fiesta Supercharger, Novo Corsa, alguns modelos de segmento acima repleto de acessórios, etc,etc.

Ou seja: comprar um carro popular pode representar um investimento partindo dos R$ 12.500,00 e chegando próximo dos R$ 30.000,00.

É evidente que com a mudança na forma de cobrança do IPI, os carros populares mais caros passaram a ter seu valor muito próximo dos veículos 1.6, ou seja, neste caso começa a valer a pena à compra do modelo com maior motorização.

Em 2001, em nossas consultorias sempre afirmamos que a melhor opção neste segmento seria o Peugeot 206. Já era o campeão de vendas no segmento que foi lançado (motor 1.6). Quando foi lançado no segmento dos carros com motores 1.0, passou a dar trabalho na concorrência.

O Renault Clio também era um dos nossos preferidos, mas o modelo aqui comercializado já sofreu uma reestilização recente na Europa, ou seja, os riscos de mudança de design no custo espaço tempo,

Este cenário de 2001, foi alterado em 2002, com a chegada dos novos lançamentos da industria automotiva nacional.

Com certeza VW Polo 1.0 e novo Fiesta 1.0 concorrem nas mesmas condições junto com o Peugeot 206. Representam lançamentos da industria automotiva mundial, são veículos considerados globalizados (venderão em mais de dois mercados), estão vendendo muito junto ao publico, ou seja, a compra é certa em termos de estado da arte na industria automotiva. Indicar um modelo seria uma injustiça, ou seja, a escolha será mais em função de um gosto pessoal para determinado modelo.

O novo Corsa da GM também faz o seu papel mas perde de longe para os dois modelos acima.

Se o orçamento é mais apertado e a opção é o segmento de entrada, neste caso a opção Celta nos parece a mais correta:

Vejamos um trecho de uma outra consultoria respondida para o modelo Celta, que se aplica a este caso:

A pergunta era informações sobre o modelo Celta.

Vamos começar pelo volume de vendas do modelo, nos três últimos exercícios considerando os veículos mais próximos em volume de vendas.

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas

Ano 2002 (até setembro):

VW Gol: 161.156 unidades vendidas
Fiat Palio: 93.984 unidades vendidas
GM Celta: 75.494 unidades vendidas
Fiat Uno: 71.501 unidades vendidas

Pelos números acima já mostra um crescimento das vendas do modelo em relação ao mercado. Lembramos ainda que até 2001 o modelo só era oferecido em uma configuração (duas portas / motor 1.0), enquanto os outros modelos são oferecidos em mais configurações de modelos, motorizações, etc, etc.

Se considerarmos o lançamento do modelo o mesmo tinha tudo para dar errado. A enorme expectativa criada pala mídia especializada de ser o carro mais barato do Brasil, não aconteceu, pois outros modelos (Fiat Uno, Ford Fiesta, Ford Ka) custavam mais em conta e o carro foi lançado muito no esquema “pé de boi”.

Entretanto a GM mudou sua estratégia de atuação a passou a oferecer o veículo com mais opções de acessórios e a possibilidade de compra via internet. A partir daí passou a ser o produto mais vendido ou procurado no segmento de entrada dos carros com motorização 1.0.

Em 2003 a GM lançou o modelo de quatro portas, que tradicionalmente representa uma melhor procura junto à intenção de compra dos consumidores. Neste mesmo instante passou a oferecer ambos os modelos com uma nova motorização. Em relação ao motor antigo (1.0 8V 60CV) a modelo é agora ofertado com um motor 1.0 8V de 70CV. Com este incremento o mesmo ficou muito próximo dos motores 1.0 com maior potência do mercado e se considerarmos o peso do veículo, o mesmo oferece uma das melhores relações de peso / potência.

Vejamos algumas especificações técnicas do modelo:

Chevrolet Celta 4 portas:

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 70CV a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm
Consumo estrada: 17,7 km/l
Consumo cidade: 13,3 km/l
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
Tração dianteira
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: hidráulica (opcional), pinhão e cremalheira
Carroceria: dois volumes tipo hatch, 4 portas, 5 lugares
Comprimento: 3,75 m
Largura: 1,61 m
Altura: 1,43 m
Peso: 870 kg
Rodas: 13 x 4,5
Pneus: 165/70 R13
Suspensão dianteira: independente tipo Mc Pherson, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora
Suspensão traseira: semi-independente, eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores pressurizados

Fonte (especificações): Revista Motor Show Edição 232 Julho / 02.

Se você pretende comprar o modelo, com certeza a sus escolha representa uma das melhores opções em seu segmento (carros de entrada no segmento de motores 1.0).

Caro Zaidan,

Já da para se ter uma idéia de quais as melhores opções de compra neste segmento de veículos.

No segmento de entrada o Celta é a melhor opção,

No segmento intermediário seriam o Peugeot 206 e o novo Fiesta 1.0

No segmento superior as opções seriam o novo VW Polo 1.0, o novo Fiesta Supercharger e o Corsa Hatch apareceria como terceira opção de compra.

Vamos anexar uma consultoria de carros 1.0 realizada em 2001 e algumas tabelas comparativas sobre os modelos.

Uma vez diminuída as opções de compra, podemos focar um pouco mais no modelo pretendido, considerando avaliações comparativas, especificações técnicas, condições comerciais, etc,etc.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados,

Estou impressionado com a consistência do material apresentado.

Só tenho a agradecer e parabenizá-los pela agilidade, competência e profundidade dos conhecimentos.

Sem dúvida, este material acaba por dirimir qualquer dúvida que ainda poderia existir.

Muito obrigado,

João Zaidan Nouer Filho