Pergunta

Bom dia, Nélson.br

Aqui é o idem (Nélson), de Santos, amigo da Hilda.

Tudo bem? Estou visitando o seu novo site. Gostei. Bem objetivo, rápido e com interface bem amigável. Parabéns.

Fora isso, uma pergunta pra saber sua opinião: taí a gasolina da Petrobras (Podium) que, provavelmente seja de alta octanagem embora, se bobear, pode ser de alta sacanagem (será que tem mesmo aquelas octanas anunciadas?).
Mas não era essa a pergunta. É esta: uma gasolina com esse poder está compatível com a calibragem que é feita nas fábricas (no meu caso, na Audi) em termos de velas, etc?

Não haveria o risco de uma overdose de qualidade, pois, imagino que a regulagem dos motores “nacionalizados” deva sair de fábrica com o percentual de mediocridade adequado à gasolina misturada que temos?

Em português claro: será que, mesmo misturando com a gasolina comum, essa gasolina de alta octanagem não prejudica ao invés de melhorar? Digo “misturar” porque acredito que só ganhador na Mega-Sena teria peito de encher o tanque com uma gasolina que custa R$ 2,40 o litro, concorda?

Obrigado pela atenção.

Nélson Machado

Resposta

Caro Nelson,

Agradeço os elogios sobre o site. Se tiver oportunidade comente com a Hilda sobre este nosso novo momento.

Em relação à gasolina, aqui vão algumas considerações:

Já respondi algumas consultorias sobre combustíveis e de certa forma estas estão publicadas no site, pasta consultorias / segmento combustíveis.

Basicamente falo que existem 3 tipos de combustíveis:

Normal, aditivada e premium.

Coincidência ou não estive pesquisando sobre esta gasolina Podium da Petrobrás, pois tenho um Jeep Wrangler importado, motor de 6 cilindros e o mesmo bate muito pino. Conversando com o meu mecânico particular o mesmo informou que tal fato deve-se pela qualidade de nossa gasolina. Atualmente utilizo gasolina aditivada neste veículo, mas ainda assim o problema persiste.

Foi neste sentido que estive no posto Bandeira Petrobrás para saber deste combustível. Para minha surpresa o mesmo não oferecia tal opção, pois a gasolina premium da Petrobrás é a chamada Supra. Esta já custa mais do que a aditivada.

Chego a conclusão que a distribuidora Petrobrás oferece 4 tipos de gasolina ao mercado. Supostamente a quem destina esta gasolina com maior octanagem. Aos veículos com maiores motores, maiores potencias, etc, etc. Estamos falando dos grandes Porsches, Ferraris, Masseratis, BMW, Audis e Mercedes-Benz. São carros importados em baixos volumes e ainda que tenham sofrido o chamado processo de tropicalização com certeza sofrem com a qualidade de nossa gasolina mais barata.

Muitos proprietários de veículos tiveram problemas em seus grandes motores e foi pensando nestes potencias Clientes que justificou a Petrobrás lançar tal combustível no mercado. Além disso a mesma precisa tirar proveito do efeito F1, pois vincula tal gasolina a mesma utilizada na categoria. A Shell sempre forneceu combustível para a Ferrari e nem por isso utiliza este argumento como estratégia de vendas. Também não deve oferecer tal opção em nosso mercado local.

O seu veículo é “made in Brasil” e vende em razoável volume se pensarmos na categoria e segmento do mesmo. Com certeza os técnicos da fabrica adaptaram a sua motorização para a nossa gasolina local e nenhuma montadora é louca o bastante para recomendar gasolina aditivada em seus veículos, considerando este segmento de mercado. Representaria um diferencial negativo para o produto.

Percebo também que aquela gasolina Podium é também muito utilizada por proprietários de veículos Turbo. Supostamente este motor trabalha em regimes mais exigíveis, ou seja, uma melhor mistura gasolina / ar talvez representa um melhor desempenho.

A linha Audi A3 é oferecida com motores 1.6 (101CV), 1.8 (125CV), 1.8 Turbo (150CV) e 1.8 Turbo (180CV). Além deste existe aquele S3 importado da Alemanha que utiliza o mesmo motor 1.8 Turbo com 210CV. Com certeza este veículo importado mereceria rodar com uma gasolina de melhor qualidade, pois a Audi consegue extrair 210 CV de um motor 1.8 através de diversos recursos tecnológicos (turbinas e intercooler), cabendo ao condutor dotá-lo deste melhor combustível.

Nas outras opções de motorização não acredito que a fábrica exija a utilização de uma gasolina de melhor qualidade.

Se o seu veículo for da versão Turbo talvez a simples utilização da gasolina aditivada já representasse uma boa estratégia. De acordo com especialistas esta gasolina não irá gerar um melhor desempenho, menor consumo, mas o motor trabalha mais limpo, representando menos desgastes, menos manutenções, aumento da vida útil de seu motor. É um investimento que acaba compensando, pois o preço nos postos é bastante razoável. Em muitos deles é comum a oferta da gasolina aditivada com preço da comum, como estratégia comercial. Talvez a comum que esteja sendo vendida com preço da aditivada.

Também não acredito que você irá ter problemas se colocar um “pouco” da versão podium em seu veículo. O maior problema seria acostumar o seu motor com esta qualidade de combustível. No futuro a não utilização desta mistura, mais qualificada, pode gerar algum problema de falhas. Como a gasolina não é encontrada em todos os postos de vendas, existe o risco de ter que abastecer com a gasolina comum. Em cidades menores este tipo de oferta nunca chegou a existir.

Como você mesmo falou a litro da podium é para quem não está preocupado com gastos adicionais. Aqui pelos lados de Alphaville a mesma está cotada acima de R$ 2,50 / litro. Aqueles proprietários dos carrões importados de mais de R$ 300 mil reais, tem por obrigação utilizar este tipo de combustível. Faz parte do modelo operacional e custo do veículo. Nós mortais (carros nacionais) podemos fazer uma graça com a tal gasolina aditivada e em casos extremos considerar a utilização da gasolina premium.

A recomendação do fabricante também precisa ser levada em conta. Qualquer coisa fora desta pode trazer problemas, ainda que sua realização tenha sido por uma gasolina superior a recomendada pelo mesmo. Não seria difícil uma revenda autorizada da marca justificar qualquer problema em um motor ao perceber que o proprietário não seguiu as recomendações do fabricante, mesmo que tenha utilizado um produto de suposta melhor qualidade e procedência. O novo Código do Consumidor prevê mais possibilidades a este, mas por outro lado suas obrigações quando a utilização de produtos e serviços requer maiores responsabilidades. As recomendações dos fabricantes de veículos são fundamentais neste tipo de situação.

Caro Nelson,

Entenda que aspectos mecânicos não são o nosso forte, não representa a nossa proposta de trabalho, ou seja, as considerações são muito mais baseadas em fatos e leituras especializadas. Ainda assim nos parece lógico as considerações acima, pois o gerente do posto Petrobrás o qual estive esta semana, sabia menos do que eu sobre a tal gasolina Podium.

Um forte abraço,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

PREZADO NÉLSON.

AQUI É O NÉLSON.

OBRIGADO PELA RESPOSTA ABOUT GASOLINA PREMIUM.

O INTERESSANTE É QUE NO MANUAL DO AUDI É SUGERIDA A UTILIZAÇÃO DA GASOLINA ADITIVADA EMBORA, NO CONCESSIONÁRIO, O CHEFE DA OFICINA DIZ PRA USAR A COMUM PORQUE A ADITIVIDA, POR TER UMA COMPOSIÇÃO COM DVS DETERGENTES, ETC, EM EXCESSO PODERÁ IR LAMBENDO OS CONDUTOS E , NESSA CAMINHADA, NÃO SÓ EMPURRANDO SUJEIRA PRA ÁREA DE COMBUSTÃO COMO TB TIRANDO FILAMENTOS PEQUENOS MAS NOCIVOS DAS BORRACHAS INTERNAS. POR ISSO, SÓ EVENTUALMENTE EU MISTURO A ADITIVADA, MESMO PORQUE A OCTANAGEM É IDÊNTICA À COMUM. CONCLUINDO: ACHO QUE VOCÊ PENSOU COMO EU ESTAVA PENSANDO EM RELAÇÃO À “PODIUM” : NÃO É PRO MEU BICO. O MEU AUDI É 2000, FABRICADO NO BRASIL (aliás, acho que até 97 eram alemães, depois viraram paranaenses) E NÃO ACHO QUE ELE PRECISARIA DA PODIUM. SE EU GANHAR NO BICHO AMANHÃ, ACHO QUE COLOCO UNS 3 LITROS.

Obrigado pela atenção. (vou comentar com a Hilda do nosso bate-papo)

NÉLSON MACHADO