Roberta de Matos Vilas Boas
30/04/2009
Apesar dos gastos que um carro exige e da desvalorização que sofre conforme o uso, 36% dos proprietários americanos consideram a compra de um veículo um de seus maiores investimentos, segundo indicou a pesquisa “Preocupações Econômicas mudam Comportamento dos Americanos com seus Carros”, feita pela empresa 3M.
Já para a maioria dos brasileiros, além de um desejo, ter um carro é uma necessidade, que significa mais conforto e rapidez na locomoção. “Antigamente, as pessoas até conseguiam ganhar algum dinheiro com o carro aqui no Brasil, porque existia o ágio”, explica o consultor do site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos.
Ele lembra que, hoje, os brasileiros têm a consciência de que irão perder dinheiro com a compra de um carro, pela desvalorização do bem e pelos gastos de manutenção, seguro e IPVA. “O brasileiro tem o desejo de comprar um carro, além de considerar uma necessidade, devido à situação do transporte coletivo”, diz.
Dependência do carro
Mas americanos e brasileiros têm algo em comum: a dependência do carro para se locomover. Segundo a pesquisa da 3M, 49% dos motoristas do país norte-americano estão nesta situação. No Brasil, Bastos lembra que o número de dependentes do carro está aumentando. “A oferta de crédito, que estava alta até pouco tempo, viabilizou a compra do carro para muita gente, que está deixando de usar o transporte coletivo para utilizar o carro”, explica.
Ainda assim, o consultor acredita que, com a preocupação cada vez mais crescente com o meio ambiente, as pessoas têm começado a procurar formas alternativas de se locomover. “Hoje, há pessoas que vão trabalhar de bicicleta, só não há um número maior, porque não existem ciclovias”, considera.
Fonte: InfoMoney