Pergunta
Caro Colega,
Tenho um Golf 1.6 2.000×2001, com trio ,rodas 15 e ar condicionado , estou querendo trocar pelo Golf modelo Novo 2.001x 2.001, que teve alteração no câmbio e acelerador sem cabo.
O Golf Novo tenho o preço de 32.000 , mesmo preço da aquisição do carro.
Qual o valor do meu carro hoje, se fosse vender no particular.
Em termos de potência , o novo modelo tem um desempenho melhor ?
Vale a pena efetuar essa troca ?
Você tem o do Golf 1.8?
Wagner Marcelo Rocha Camargo
Resposta
Prezado Wagner,
Apresentamos algumas considerações em relação ao seus questionamentos:
Desvalorização média do seu veículo:
Golf 1.6 (101 CV)
Novo: R$ 31.291,00 (preço sugerido VW)
Ano 2001: R$ 30.925,00 (- 1%)
Ano 2000: R$ 28.426,00 (-8%)
Ano 1999: R$ 26.441,00 (-7%)
Ano 1998: R$ 18.957,00 (-28%)
Ano 1997: R$ 16.555,00 (-13%)
Ano 1996: R$ 15.328,00 (-7%)Desvalorização acumulada até 96 = 51%.
É evidente que os valores acima são média de mercado e o número de opcionais de determinados veículos podem mudar este cenário. Na linha Golf 1.6 temos veículos bem simples (ex.: sem ar condicionado) até os modelos mais completos.
Vejamos agora algumas ofertas presentes no mercado. Salientamos que os telefones apresentados servem apenas para verificara a autenticidade das informações, bem como consultas futuras, prevendo alguma troca de informações relacionadas a venda do veículo (estado geral, opcionais, tempo a venda, etc,etc). Não temos nenhuma relação com os proprietários dos veículos abaixo, tão pouco responsabilidades sobre o estado dos mesmos.
1) Golf 1.6 00/01
Km: 12.300
R$: 30.700,00
Roberval (11) xxxx-03342) Golf 1.6 00/01
Km: 150
R$: 31.000,00
Autosegura Veículos (11) xxxx-88883) Golf 1.6 00/01
Km: 6.500
R$: 31.300,00
Antonio Souza (12) xxx-29884) Golf 1.6 00/01
Km: 3.700
R$: 32.000,00
Lino (15) xxx-80915) Golf 00/01
Km: 16.400
R$: 28.000,00
Pedro Luis (16) xxx-70746) Golf 00/01
Km: 14.000
R$: 28.500,00
Carolina (11) xxxx-92737) Golf 01/01
Km: 25.000
R$: 29.500,00
Anibal (11) xxxx-24688) Golf 00/01
Km: 8.000
R$: 29.750,00
Ricardo (11) xxxx-8068Quanto vale seu veículo. Se estão praticando os R$ 32.000,00 por um veículo novo e baseado nas ofertas apresentadas, bem como os acessórios que seu veículo possue, acho que algo em torno dos R$ 30.000,00 seria um bom preço. É evidente que se você achar um comprador com este montante, falta muito pouco para a compra de um novo, considerando ainda a possibilidade de um financiamento junto a um concessionário.
Sua situação é a pior possível, pois o carro ainda é muito novo e a melhor depreciação (perder menos dinehiro) ocorre a partir do segundo ano. Seu veículo é muito novo e dentro das opções de mercado não merece ser trocado. O novo motor 1.6 não oferece muitas vantagens, o Golf 2.0 (116 CV) não justifica a diferença a ser adicionada e o campeão 1.8 Turbo (150 CV) é caro demais e pelo fato de estar presente somente na versão GTI, tem uma apólice de segura muito elevada.
Nova Motorização 1.6:
A razão principal desta mudança se justifica pelo fato do motor anterior (EA-113) ter grande parte de seus componentes importados da Europa. O novo motor (EA-111) é fabricado localmente e também equipa o Gol 1.0 Turbo e o Gol Plus de 16 V.
Além do novo motor, a VW modificou o sistema de aceleração, que conta agora com um acelerador do tipo E-gas. Ao pisar no acelerador, comandos elétricos são enviados a centralina (coração do sistema eletrônico dos veículos) que interpreta o torque ideal para aquele momento, garantindo a melhor mistura de ar / gasolina. Na prática isto se traduz numa dirigibilidade muito melhor, evitando-se aqueles incômodos “soquinhos”.
Com o antigo motor as médias eram emtorno de 9,5 km/l, com o novo chegam a casa dos 11,7 km/l. A relação do torque também foi modificada . Reduziram também a faixa de giro do motor (antes 3800 rpm / agora 3250 rpm) e isto se traduz numa melhor performance em baixas rotações.
Alguns números do Fabricante:
Motor: SOHC, 8 válvulas,
Cilindrada: 1599 cm3
Potência: 101 CV a 5500 rpm
Torque: 14,3 kgfm a 3250 rpm
Vel. Máxima: 184 km/h
0 a 100 km;h: 11s7
Consumo cidade: 11,7 km/l
Consumo estrada: 16,9 km/l
Consumo médio: 14,3 km/l
1 revisão: 30.000 kmConsumos apresentados num teste:
Cidade: 10,63 km/l
Estrada: 12,00 km/l
Média: 11,31 km/lPrezado Wagner,
Seu veículo ainda é muito novo e as mudanças ocorridas na motorização não traduzem em uma futura desvalorização do seu veículo. Com certeza a VW consegue diminuir custos de produção, representado pela fabricação local do motor, bem como a utilizaçao deste em vários outros veículos, conseguindo índices maiores de produção.
O próximo modelo seria um Golf 2.0, mas as diferenças de preços em relação a seu veículo atual, também não representam muitas melhorias.
Espere mais um pouco e pense no futuro em um modelo Golf 1.8 Turbo (150 CV). Este sim possue uma excelente motorização, com sucesso garantido e reconhecimento em diversos outros modelos da VW e coligadas (Audi A3, New Beetle – USA, Passat, Jetta – USA, alguns modelos da Skoda, alguns modelos da Seat, etc,etc). Este mesmo bloco de motor também está nos Audi A3 (180 CV) bem como no Audi TT (180 CV). O aumento da potência é obtido através do intercoller + um outro turbo compressor. É um motor consagrado e porque não dizer “campeão”.
Prezado Wagner,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que ainda estamos iniciando nossos trabalhos:
1) Sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / site ???Se gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
A inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Colegas,
Posso assegurar a vocês que a resposta dada superou as expectativas de minha consulta, em relação à qualidade, objetividade e conhecimento.
Nada como falar com que realmente CONHECE DO ASSUNTO.
Grato,
Wagner