Pergunta

Meu carro atual estou querendo vendê-lo por 11 mil reais. Já tenho comprador. Gostaria de saber se esse preço está justo.

Dos 11 mil, poderia dispor de 5 mil reais para dar entrada num novo carro. Gostaria de trocar algumas idéias se é interessante comprar um gol 4 portas mais novo (2000) ou até mesmo fazer uma opção por um carro popular 4 portas(zero ou semi-novo). Você sabe algo sobre os juros? O que é mais seguro fazer: comprar particular ou procurar uma concessionária. Como está o mercado para o seguro do gol ou carro popular?

Fiquei sabendo do site por uma amiga de Curitiba que recentemente comprou um Celta.

Estou falando de Chapecó/SC.
Muito obrigado pela atenção.

Cleber Fontinele Lima

Resposta

Caro Cleber,

Em relação ao preço de seu veículo atual, você pode fazer uma cotação on line em dois importantes sites que são o www.molicar.com.br e o www.fipe.com.br. Estes institutos de pesquisas são muito utilizados por seguradoras e financeiras e trazem boas informações sobre o mercado de automóveis. Até poderíamos fazer estas cotações a sua pessoa, mas na maioria das vezes durante as pesquisas são solicitadas informações adicionais (acessórios, km, localidade, etc, etc) garantindo ainda mais um numero mais apurado do mercado de usados. Além disso, você pode imprimir tais dados e argumentar junto ao seu futuro comprador.

Recentemente prestei uma consultoria a uma pessoa que queria comprar um Gol ano 2000 por R$ 15 mil e na seqüência a mesma conseguiu comprar um Celta 0 km por apenas R$ 17 mil. Não estou dizendo que o Celta é melhor do que o Gol, mas a opção de compra, ainda que representasse um maior investimento foi muito melhor.

Sempre quando nos referimos a veículos usados recomendamos a compra de um carro o mais novo possível. Teoricamente e na maioria dos casos este veículo mais novo representa menores possibilidades de problemas relacionados a aspectos mecânicos, conservação, procedência, etc, etc.

O carro popular nos dias de hoje já deixou aquela característica de carroça e hoje ainda representa 65% dos carros novos vendidos, ou seja, optar por um destes veículos significa estar “alinhado com o mundo”. Estes veículos passaram a oferecer razoável desempenho associados a uma economia de combustível e de excelente dirigibilidade nas grandes cidades.

Juros: atuante os pátios das fabricantes estão repletos de veículos e nestas situações os fabricantes entram com as suas chamadas campanhas corporativas ou mega feirões, feirões de fábricas, ou outros nomes que mostrem o apelo da oportunidade. Nestas situações é comum encontrarmos ofertas de veículos com taxas de financiamento bastante subsidiados, ou seja, pagar por um bem durável menos do que 1% de juros ao mês, nos parece um bom negócio. Ainda que estas situações sejam acompanhadas de condições de entrada igual a 50% do valor do bem e o restante em 12 parcelas iguais, se couber dentro de seu orçamento passa a ser uma boa opção de compra.

Neste final de semana tínhamos as seguintes ofertas corporativas anunciadas nos classificados da grande São Paulo:

Renault:

Modelo Clio Authentique 2 portas 1.0 8 V por R$ 20.970,00 com ar condicionado (entrada de 50% e o restante em 18 parcelas iguais com juros de 0,99% ao mês).

A Nissan também estava oferecendo taxas de 0,48% ao mês para a linha Xterra.

Uma outra revenda Mercedes-benz oferecia taxas de 0,98% ao mês para o seu modelo classe A.

Infelizmente neste final de semana não apareciam as grandes promoções de vendas com juros subsidiados, mas é comum estas situações, considerando ainda mais a chegada dos novos modelos 2004.

O exemplo da Renault mostra que é possível comprar um carro 0 km, a entrada corresponde mais ou menos com o valor de seu veículo atual, restando apenas saber se as parcelas restantes cabem dentro de seu orçamento futuro, ou seja, esta situação é muito parecida com aquela pessoa que queria comprar um Gol 2000 e saiu de Celta 0 km.

Ainda nestes jornais Ford, GM e Fiat apresentavam preços especiais para alguns de seus modelos, mas não estavam oferecendo condições diferenciadas no financiamento.

Comprar de um particular ou numa revenda: se este particular for um conhecido e você conhecer a procedência do veículo pode diminuir os riscos. Ainda assim cuidados especiais precisam ser adotados. Numa revenda autorizada, não estamos falando de lojas de particulares, supostamente você teria menos problemas até pelo fato da emissão de uma nota fiscal por parte da mesma, apresentando as características da negociação. Também é comum a oferta de uma garantia, ainda que limitada para determinados itens (motor e câmbio, 3 meses ou 15 mil km). NO mercado de particulares isto não ocorre. Também ninguém faz milagres e com certeza o veículo numa revenda autorizada terá um preço maior quando comparado ao mercado de usados de particulares. Aquelas duas referências de institutos também são boas opções na busca de um melhor negócio junto à revenda autorizada de sua região. Você pode discutir com o vendedor da mesma, baseado em informações reais de mercado e mostrará competência e entendimento do assunto.

Seguro do Gol:

Não tem jeito. Custos de apólices de seguros são calculados de acordo com o numero de sinistros, maior exposição a roubos e assaltos, etc, etc. Sendo o Gol o carro mais vendido nos últimos 16 anos, o mesmo acaba pagando o fato desta maior exposição. Ainda as seguradoras e montadoras têm trabalhado para diminuir estes valores e o esquema do perfil do segurado passou a ser um artifício nesta busca. Dependendo do carro escolhido, o mesmo terá uma apólice mais em conta do que o modelo Gol. Você está correto em mensurar estes custos, pois os mesmos representam custos durante a sua permanência com o mesmo. Algumas opções de mercado acabam se tornando inviável em função dos custos de seguros associados. Uma vez escolhido o modelo você pode fazer uma cotação junto ao seu corretor de confiança para perceber estas possíveis diferenças de preços. Alguns populares têm cotações de seguros bem mais baixas do que o modelo Gol.

Carro usado:

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida. No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Esta mensagem representa um, etc, etc, etc
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento