Pergunta
No quesito inovação/adaptação do mercado, gostaria de saber a respeito dos carros Novo Corsa / Novo Fiesta / Palio carros mais populares, mas ao mesmo tempo, “imitam”o design dos carros mais luxuosos de suas respectivas marcas como: Focus / Meriva / Stilo, qual a visão que vcs têm a esse respeito, e tb as têndencias p/ novidades no mercado popular.?
Grata antes de mais nada!
Andressa de Souza Costa
Resposta
Prezada Andressa,
Vejamos algumas considerações:
Carros com motor 1.0, os chamados carros populares.
Até 2002 nossa escolha neste segmento tendia para o modelo Peugeot 206. Representava um produto mundial da industria automotiva, recém lançado, de design maravilhoso, etc, etc.
Em 2002 com os recentes lançamentos da industria automotiva mundial este cenário começa a mudar. Tanto é verdade que a Peugeot já sinaliza com uma mudança de estilo em seu modelo 206 e há quem diga no novo carro Peugeot 207 que representaria o substituto da linha 206.
Aqui no Brasil tivemos três importantes lançamentos: novo Corsa, novo VW Pólo e novo Ford Fiesta.
Novo GM Corsa:
Representa a terceira geração da família Corsa que na verdade pulamos direto da primeira para a terceira. Se compararmos com os dois concorrentes acima a GM não obteve os resultados de vendas esperados. É só olhar nas ruas que percebemos este cenário. A nova linha Corsa também foi introduzida na família Corsa Sedan e para surpresa da montadora o modelo Sedan novo vende mais do que o modelo Hatch. É um bom resultado, pois o Corsa Sedan pioneiro e campeão de vendas deste, já vinha perdendo terreno para os mais novos concorrentes (Ford Fiesta Sedan, Renault Clio Sedan, Fiat Siena e mais recentemente o novo VW Pólo Sedan).
VW Polo:
Representa a grande aposta da montadora alemã para uma retomada de mercado. O modelo é classificado como compacto premium, ou seja, ainda que pequeno possui muito espaço interno e repleto de acessórios. Chegou a ser oferecido com motor 1.0, mas na ocasião deste lançamento o Governo alterou as regras de cobrança do IPI fazendo com que o seu preço fosse muito próximo do Pólo com motor 1.0.
Resultado: a VW deixou de oferecer o novo Polo com motor 1.0. Em breve a montadora deve estar lançando um novo veículo de nome ainda fantasia denominado Tupi. Será um veículo menor que o Polo e deve se posicionar entre o Polo e o Gol.
A VW está satisfeita com os resultados de vendas alcançado pelo seu modelo.
Representa um veículo mundial, considerando ainda importantes oportunidades de exportação do modelo. Recentemente a VW também lançou a versão do novo VW Polo Sedan que marca o retorno do fabricante ao segmento dos sedans médios com um produto bastante competitivo.
Ford Fiesta:
O projeto Ford Amazon representa cinco novos produtos em cima de uma mesma plataforma. A nova fábrica da Ford em Camaçari – Bahia representa a grande aposta da montadora em uma retomada de mercado. Com certeza os resultados são mais do que satisfatórios. Atualmente a participação do fabricante já chega na casa de 12%, quando há dois anos atrás esta participação estava perto de 7% sendo ameaçada pela recém chegada Renault.
O novo EcoSport representa o segundo veículo da família Ford Amazon e tem tudo para repetir o sucesso de seu irmão mais velho.
Quando a Ford lançou o seu modelo Fiesta, ofereceu o mesmo em três segmentos (motor 1.0, motor 1.0 Supercharger, motor 1.6). Desta maneira teve condições de oferecer o seu veículo a um preço mais competitivo, estratégia bastante diferente da VW. Resultado: o veículo tem vendido muito bem e representa uma das melhores opções de compra em nosso mercado.
Fiat Palio:
Nos dois últimos anos a Fiat vendeu mais que todas as montadoras e com certeza a linha Palio é a grande responsável por este cenário. Em 2002 devido à falta de lançamentos a estratégia da Empresa foi oferecer os seus produtos numa melhor relação de custo / beneficio. Parece que deu resultado, pois 2002 foi o segundo ano de podia na primeira posição.
Infelizmente o mercado automotivo vive um pouco de novidades e esta estratégia de preços baixos não deve apresentar os resultados para sempre. Tudo indica e a mídia especializada até já mencionou e divulgou alguns veículos disfarçados que representam a linha Palio com o seu novo design. Este deve seguir a linha do novo produto Fiat Stilo. Neste sentido comprar um Palio 0 km nos dias de hoje pode representar uma perda financeira futura em função deste possível mudança de estilo.
Imitar o design de carros mais luxuosos: na verdade a industria automotiva sempre seguiu tendências:
Ford Focus:
Já representa o resultado de um perua antigo com um monovolume novo. Já foi lançado há mais de 4 anos e só agora parece que despertou interesse no público.
GM Meriva:
Antes deste lançamento o mercado dos monovolumes era abastecido pela GM Zafira, Renault Scénic e Citroen Picasso. O Mercedes-Benz Classe A também pertence a este segmento. A GM resolveu apostar ainda mais neste segmento, lançando o novo modelo Meriva. Deu certo na escolha e estratégia sendo este um dos primeiros modelos nacionais lançados antes de outros importantes mercados. Nosso Meriva esteve disponível há pelo menos 6 meses antes de seu lançamento no mercado Europeu. Será um importante produto na estratégia do fabricante para se manter na posição.
Ford Focus: há tempos vem desempenhando o seu papel. Nos EUA o modelo é muito apreciado e isto acaba representando um bom resultado para organização. Em 2001 a Ford atestou que a família Focus foi o produto mais vendido em termos de unidades mundiais. A VW fala o mesmo da família Golf.
Fiat Stilo:
Seria uma das grandes apostas do fabricante italiano na retomada de sua posição junto ao mercado Europeu. Já foi eleito o carro do ano na Europa, mas ainda assim os volumes de vendas não atenderam as expectativas mundiais. Parte desta justificativa deve-se ao atraso na disponibilização do modelo perua da família Stilo (Stilo Station Wagon).
No Brasil o modelo tem obtido importantes volumes de vendas e em apenas 4 meses de comercialização no ano de 2002 chegou a vender perto de 8 mil unidades. Se considerarmos que o Golf vendeu 27 mil durante o ano todo e este produto vem exatamente para este segmento e mesmo atingiu um excelente resultado quando comparado ao campeão de vendas da VW.
Tendências futuras:
Com certeza a grande tendência são para os carros mundiais. O que defini um carro mundial. Uma plataforma comum, vendida em pelo menos dois continentes, com fornecedores comuns e produção em poucos lugares, mas atendendo muitos mercados. São recentes exemplos: Citroen C3, Peugeot 206, Fiat Stillo, Golf, Astra, Focus, VW Polo, etc, etc.
Até 2002, 75% dos novos veículos nacionais possuíam motor 1.0. Posterior a mudanças na alíquota do IPI, executivos das montadoras acreditam que este cenário venha para um mix de produção de 50% de carros 1.0. Isto acaba representando mais competitividade para a nossa industria local, pois passamos a produzir outros motores passíveis de exportação. O carro de motor 1.0 só tem espaço no mercado brasileiro, não por questões técnicas, mas por questões de preços.
Temos uma capacidade instalada de produção da ordem de 3.2 milhões de veículos / ano e produzimos atualmente algo próximo dos 1.8 milhões de veículos / ano. Esta ociosidade de quase 50% só será absorvida por um programa de exportação e isto só é possível com carros mundiais. Ainda que o governo considere planos alternativos (financiamento de veículos em 72 meses, programa de inspeção veicular, programa renova frota) isto acabaria representando um acréscimo de mais uns 200 mil veículos / ano num curto espaço de tempo.
As montadoras recém chegadas e instaladas em nosso mercado não conseguem esperar por mais tempo para reaver os seus investimentos realizados nos últimos anos.
Cara Colega,
Podemos ficar aqui escrevendo páginas e mais páginas sofre o mercado de automóveis e tendências futuras. Em nossa homepage existem mais de 130 consultorias publicadas divididas em segmentos. Algumas delas mostram um pouco do cenário atual e futuro principalmente as de mercado e comparativos.
Depois de uma leitura neste material podemos evoluir um pouco mais em sua intenção de compra. Alguns parâmetros seriam necessários tais como orçamento prev, etc, etc, etc….
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Prezado Nelson,
quero mais uma vez te agradecer a consultoria prestada com precisão e rapidez, principalmente por me dar a resposta justamente do modo que eu preciso, pois a pesquisa e a entrevista prevêm justamente a visão que vc tem, vc colaborou de maneira engradecedora o trabalho, vc pode me fornecer mais dados sobre a sua pessoa/profissional??
Como, área de formação, não que isso seja ponto decisivo na consultoria, mas é p/ complementação dos dados já fornecidos…. pode ser?
Grata,
Andressa