Pergunta
Na atual circunstancia, na compra de carro zero, qual o combustivel recomendado para maior economia.
Adauto Adelino da Rocha
Resposta
Prezado Adauto,
Inicialmente gostaríamos de informar que seus dois últimos questionamentos não foram respondidos, pois vosso e-mail foi digitado de forma errado. A mensagem de 15 / 04 permanece em nossos arquivos apenas como registro.
Aqui vão as nossas considerações em relação ao combustível:
GNV (gás):
Teoricamente é o combustível com menor custo de rodagem. Tem um preço médio R$ 1.02 e um consumo de 10km / m3, ou seja, um custo de R$ 0,10 por km.
Quais as desvantagens: somente a GM é que oferece a linha Astra Sedan homologada para este tipo de combustível. Realizar este tipo de modificações em outros veículos representa tirar a originalidade do veículo e começam a surgir vários riscos operacionais. São poucos os postos que possuem esta opção de combustível e a autonomia atual de um tanque não passa de 200 km. Em nossa opinião ainda é muito cedo para migrar para este tipo de combustível alternativo.
Gasolina:
Não deixa de ser a melhor alternativa em termos de desempenho, confiabilidade e padronização. Infelizmente a alta do petróleo tem levado muita gente a considerar alternativas de combustível. Seu preço médio é de R$ 2,10 litro do combustível e para um carro que consome 8 km/l seu custo de km rodado passa a ser de R$ 0,26.
Álcool:
Quando a gasolina subiu de preço, potencias compradores migraram para a solução de carros a álcool. Era uma alternativa não fosse o fato dos usineiros aumentarem ainda mais o preço do combustível fazendo com que a vantagem gasolina x álcool diminuísse sensivelmente. Atualmente produzir açúcar para o mercado internacional é mais vantajoso do que produzir a álcool. Neste sentido se o Governo não retomar com um programa parecido com o pró-alcool de combustível alternativo, não vamos chegar a lugar nenhum. No cenário atual sem uma política de preços e controles o risco é muito grande de comprar um carro a álcool.
Diesel:
Sempre foi o combustível subsidiado pelo governo para fazer a sua frota circular (ônibus e caminhões). Este não está disponível em carros de passeios mais algumas picapes e utilitários (4×4) com carga maior de uma tonelada puderam utilizar desta solução. Tem um custo de km rodado próximo de R$ 0,16 mais o investimento inicial no veículo é muito alto. Em alguns casos em modelo similares a opção a diesel chega a custar mais de R$ 20 mil reais em relação ao similar a gasolina. Dependendo de sua forma de utilização este investimento adicional levará mais de 6 anos para ser amortizado.
Pelo cenário acima nos parece que a melhor solução ainda seria do combustível a gasolina.
Recentemente a industria tem oferecido os chamados carros Flex Fuel.
O que isto significa. No futuro nossos automóveis terão a capacidade de rodar com álcool ou gasolina, independente da quantidade de cada componente em seu tanque. Desta maneira você pode colocar ou pouco mais de álcool se o preço da gasolina estiver muito alto e voltar para a gasolina se os produtores de cana de açúcar abusarem em relação ao preço do álcool. Não se trata de um combustível alternativo, mas de um diferencial de mercado, ou seja, aquela montadora que oferecer este tipo de veículo poderá obter potencias novos Clientes. Até o momento VW e Fiat já possuem veículos nesta configuração e GM e Ford já anunciaram que também lançarão modelos híbridos.
O sucesso desta nova configuração irá depender muito mais da disponibilidade do álcool com um custo muito atrativo. Se o preço ficar próximo ao da gasolina, ninguém irá comprar veículos híbridos.
Muito tem se falado no potencial brasileiro em relação a combustíveis alternativos, devido ao nosso programa do pró-alcool. Já temos a experiência de produção do combustível e nosso industria automotiva já conhece a tecnologia de fazer motores para este novo combustível. O álcool polui muito menos do que a gasolina e em outros países o compromisso de redução de poluição representa metas a serem atingidas.
Talvez dentro deste cenário o álcool volte a ser uma importante alternativa e precisamos levar vantagem neste nosso conhecimento prévio. Atualmente já recebemos diversas delegações de outros países produtores de cana de açúcar que estão interessados nesta experiência passada.
Ainda assim estamos apenas começando. Nos dias de hoje a gasolina ainda é a melhor solução disponível de nosso mercado. Enquanto o preço do combustível sobe a cada dia, as montadoras buscam soluções de veículos com menor consumo. Até 2002, 70% dos novos carros possuíam motor 1.0. Como neste segmento o maior apelo é a economia de combustível as pesquisas em novas fontes de combustível acabam também sendo diminuídas. Se você reparar a grande maioria de usuários que converteu seus veículos para a opção a gás, são proprietários de veículos que consomem muito combustível, ou seja, as grandes picapes e SUV de motores de 6, 8 ou até 10 cilindros.
Não faz sentido alterar as especificações originais de um veículo com motor 1.0. Aquelas categorias que utilizam muito os seus veículos (frotistas, motoristas de táxi) também estão adotando o gás como alternativa de combustível.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento