Pergunta

Olá, Gostaria de trocar as rodas do meu corsa de R13 165/60 e passar para R15 195/50.

Ouvi dizer que aumenta o consumo de combustivel… isso é mesmo verdade?

Se for, em quantos por cento aumenta?

Gostaria de saber das vantagens e desvantagens de se fazer essa troca.

Obrigado.
Fabio Ricardo

Resposta

Prezado Fabiano,

Quando se opta por este tipo de troca supostamente o diâmetro externo da roda deveria ser o mesmo, ou seja, você aumenta a roda e passa a utilizar um pneu de perfil mais baixo para compensar este aumento. Infelizmente estas medidas acabam sendo alteradas, ou seja, a diminuição do perfil do pneu não chega a compensar as duas polegadas do aumento da roda.

Infelizmente somos meios contrários e este tipo de escolha. Especialistas do setor garantem que a roda utilizada em veículos deve manter a originalidade do mesmo, pois este foi desenvolvido (homologado) dentro destes padrões. De acordo com um especialista da Pirelli a medida dos pneus deve obedecer a originalidade do veículo e se mesmo assim o motorista quiser trocar de tamanho a mesma nunca deve superar em 3% o padrão em todas as rodas.

Veja o texto de uma matéria publicada no Diário de São Paulo:

“Um Gol que roda com pneus 175/70 aro 13 teve suas rodas alteradas parta 195/60 aro 15. Altera-se a relação de marcha mais longa, porque o câmbio tem a roda como parte da engrenagem que passa a girar mais lentamente. A sensação é de perda de potência. Além disso a velocidade que marca 60km/h pode na verdade estar na real de 67% km/h, ou seja, uma diferença de 10%”.

Não existem considerações em relação ao aumento de consumo de combustível e também não vejo motivos para esta situação.

Com certeza seu veículo ficaria muito mais bonito, calçados com rodas de aro 15 polegadas. Infelizmente somos muito conservadores quando tratamos de alterar a originalidade de veículos e neste cenário somos contrários a sua suposta troca.

Se seu veículo ainda está no período de garantia, lembre-se que as fábricas são bem claras neste aspecto. Qualquer mudança nas características originais de seu veículo, será um forte argumento para uma revenda autorizada não honrar quaisquer problemas futuros.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento