Pergunta
Tenho um GTI com 38.000 km, que comprei 0 km.
O carro é fantástico e rodo basicamente nos finais de semana.
A questão é que estou com muita vontade de ter um carro mais versatil – próprio para as nossas ruas e estradas esburacadas e, eventualmente, para uso em fazendas e que, de quebra, seja um misto de automovel, jeep e bugre.
Encontrei um Wrangler, 2000, único dono, pouco rodado,pelo preço de R$ 48.000.
É uma boa troca?
Qual o preço máximo razoavel que devo pagar pelo Wrangler?
Terei um Jeep de dificil dirigibilidade na Cidade?
Qual o nivel de conforto?
O Golf deixará muitas saudades?
E o seguro, que já é complicado no Golf por ser um carro turbinado?
Paulo
Resposta
Caro Paulo,
Você é um cara de sorte, pois tenho muito a te dizer sobre o Jeep Wrangler. Já até fui criticado em elogiar o modelo e criticar aqueles primeiros modelos Troller configurados com motor VW a gasolina da linha AP 2.0. Parte desta critica dizia respeito ao custo / benefício do modelo quando era oferecido em nosso mercado e a paridade da moeda local x o dólar estavam favoráveis a compra dos importados.
Quando um Wrangler era oferecido (inicio de 1999) por R$ 37 mil reias o Troller valia R$ 31 mil reais. Os valores e datas são bem familiares pois sou proprietário de um Wrangler 97, modelo 98, adquirido (0 km) em fevereiro de 99 por R$ 37 mil reais.
Comprei o veículo naquele momento que um dólar americano custava dois reais, faça a conta. Paguei pelo mesmo menos que US$ 18 mil dólares. Este veículo nos EUA custava U$S 18 mil (modelo Sport).
O mesmo tinha um motor de 6 cilindros (174CV), duplo air bag, duas capotas e vendia algo em torno de 80 mil unidades anos, no mercado americano. Precisa de algo há mais para justificar aquela diferença de preços em relação ao nosso Jeep Troller.
Infelizmente com a variação cambial todo o mercado de importados veio por água abaixo. A conta é fácil, ou seja, considere aquele valor FOB (free on board) de US$ 20 mil (é quanto custa um Wrangler Sport atualmente no mercado americano) e multiplique por dois. Estes são os encargos, impostos, lucros de qualquer operação de importados. Chegamos ao valor de US$ 40 mil. Multiplique isto por três e perceba que este carro se oferecido ao mercado custaria algo próximo de R$ 120 mil reais. Quanto custa um RAV 4, Honda CRV, ou outros modelos desta categoria. Sorte da Mitsubishi que acertou na manufatura local do seu Pajero IO, agora chamado de Pajero TR4.
Sorte também da montadora Troller que ficou sozinha em um mercado e trouxe muitas melhorias ao seu modelo que a cada ano vem evoluindo mais e mais.
Os últimos modelos Wranglers oferecidos ao mercado (sua intenção de compra representa um desses) era negociado por algo próximo de R$ 95 mil reais. Nitidamente o carro estava fora de preço e tal cenário fez com que a importadora deixasse de oferecer tal modelo em nosso mercado.
O meu veículo Wrangler está com 60 mil kms (+/-). Nunca deu nenhum defeito. No momento da entrega veio com um problema no sistema de ar condicionado e uma simples recarga do freon já foi suficiente para a alegria de todos.
Nem tudo é alegria. Como todo importado, os serviços de pós-vendas são sempre mais onerosos. Preciso trocar um filtro de ar e me pediram R$ 329,00 (trezentos e vinte e nove reais). Num veículo nacional este item não deveria passar de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Há dois meses atrás a bateria, ainda original (acredite se quiser) deu problemas. Vale lembrar que no mercado americano as baterias vendidas em supermercados possuem 7 anos de garantia e são aquelas livres de manutenção, sem necessidades de aditivos. Na revenda autorizada da marca (só existe uma em São Paulo) me pediram mais de R$ 950,00 reais por uma bateria original. Sorte minha que trata-se de um “item nacionalizável”, ou seja, possuindo um conector negativo do lado esquerdo + 65 amperes / hora consegui comprar uma bateria nacional por R$ 175,00. No caso do filtro de ar já representa um item que precisa ser original. Além do valor pedido tinha que pagar R$ 20,00 há mais para o liquido da bateria (água destilada). Porque não cobram isto tudo junto, pois ninguém em sã consciência irá comprar uma bateria original na revenda autorizada e despejar o aditivo em casa. Ainda assim esta é a forma como a revenda autorizada procede pois no processo de importação do item, o mesmo vem “seco”, sem o aditivo sendo acrescentado em terras locais.
Uso em estradas: com certeza a concepção do mesmo atende a estas premissas. Resta saber como está o seu orçamento para o pós-venda do mesmo. Torço a todo o momento para não precisar de manutenção ou itens originais ao meu veículo. Quando o mesmo é utilizado em condições mais adversas a manutenção preventiva e corretiva esta diretamente proporcional. Uma utilização mais off road sempre irá representar uma ida com mais frequência a sua revenda autorizada, como acontece com qualquer modelo de veículo. Pense bem neste cenário.
Dirigibilidade: estamos falando de um Jeep. Ainda assim é um modelo Wrangler 2000, um veículo considerado ícone no mercado americano um uma media de vendas anuais perto de 80 mil unidades. Só isto já seria um atestado para o mesmo. Em 1997 o modelo deixou de ter aquela suspensão de feixes de molas e passou a usar a mesma suspensão do Cherokee Sport. Isto deixou o mesmo com um conforto ainda melhor. Perceba que a distância entre eixos é bem reduzida e isto acaba traduzindo em alguns desconfortos de tipo pulos. Seria a mesma sensação de dirigir um Land Rover Defender 90 versus um Land Rover modelo 110. O modelo menor dá a impressão de que pula mais.
Este motor de 6 cilindros, chega a fazer 9 km/l de média se você dirigir de maneira civilizada. Gosto muito do meu veículo e como utilizo o mesmo muito pouco acaba sendo possível manter o veículo. Se fosse um carro de uso diário talvez elevado custo do pós-venda talvez inviabilizasse a permanência com o mesmo. Vale lembrar que este cenário aplica-se a qualquer veículo importado e mais ainda quando o modelo vendeu em poucas quantidades. O fuja do rebanho, tem o seu preço, mas vale o gosto.
Seguro: minha última apolice custou algo próximo de R$ 2.000,00 para um casco avaliado em R$ 34.000,00. Me parece muito pouco, considerando ainda o seu cenário atual. Neste quesito você não sentirá saudades, pois o Golf, sendo este modelo GTI representa um dos veículos de maior custo, quando o assunto é apólice de seguro.
Quanto vale: é difícil dizer. Tenho visto carros 97 a 98 oferecidos por R$ 32 a R$ 36 mil reais. A sua opção de compra deve chegar próximo de R$ 45 mil reais. Uma coisa é certa. O modelo tem procura no mercado, as pessoas buscam boas oportunidades e se o mesmo nunca fez trilhas e possui o dossiê de revisões realizadas em revenda autorizada da marca, pode ser considerado um “mosca branca. Se sua intenção de compra atende a estas premissas, já representa um inicio de um bom negócio. Também existem aqueles bastantes equipados, preparados para a utilização off road, mas que na hora da venda acabam tendo menor procura, pois nitidamente já foram utilizados nestas condições mais adversas. O meu nunca fez trilhas e tenho uma lista de pretendentes quando quiser vendê-lo. Na verdade cuido muito dos meus veículos. Tenho um Land Rover Discovery, 97 com apenas 8.500 milhas “originais”. As pessoas me perguntam se já fiz trilhas e na verdade respondo que foram poucas vezes que este modelo tomou chuva. Quanto vale o mesmo: pela tabela uns R$ 45 mil. Só me resta casar com o veículo pois recentemente vi modelos EcoSport 4WD (usados), no leilão da montadora Ford, sendo comercializados por R$ 54 mil reais + 5% de comissão ao leiloeiro. No edifício onde moro tem fila de pretendentes para comprar o mesmo.
Sou um admirador dos veículos 4×4, principalmente os veículos Land Rover. Gosto muito também do segmento dos Sport Utilities.
Acesso os sites abaixo e veja alguma referência de preços para o seu futuro veículo:
www.fipe.com.br
www.molicar.com.brVamos nos falando e caso compre o Wrangler, bem vindo ao Club, Não deixe de considerar um “test drive” ante de sua decisão final. Afinal de contas o investimento é bastante alto e você precisa estar seguro de sua compra.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caro Nelson,
Confesso que fiquei impressionado com o profissionalismo e a qualidade do atendimento de vocês.
Parabéns!!!
Tomei conhecimento do site através do Google, na busca de informações sobre 4X4.
As suas informações foram muito detalhadas e importantes para minha decisão de compra.
O meu maior receio é com a qualidade da assistencia técnica, na eventual compra do Wrangler, e de trocar um carro que me oferece confiabilidade, uma ampla rede de autorizadas e um conforto excepcional – o Golf é completo e sendo o modelo destinado ao mercado americano, onde foi eleito por publicações especializadas independentes em 2000 a melhor compra no segmento esportivo economico, no caso barato para eles, é facil constatar o nivel de qualidade de construção quando comparado com outras opções no nosso mercado.
Obrigado,
Paulo.