Pergunta

Quero trocar meu carro, já tenho em mente o que pretendo, uma GM S10 ou uma Ford Ranger ano 94 a 96 no máximo.

Gostaria se possivel de receber informações úteis sobre esses veiculos mencionados do tipo, valores, se estão disponivel com motor a diesel, o quanto gastam de combustível, e o que mais for útil e possa me ajudar na decisão.

Obrigado,

Marcos Paulo Roque

Resposta

Prezado Marcos,

A sua pergunta é covardia, pois no início quando apereceram as primeiras caminhonetes médias, existia ium ditado que dizia: Se a S é 10 a Ranger é 1000.

Parte deste ditado era justificado pelas qualidades do produto Ford. As primeiras caminhontes Ford Ranger que chegarm em nosso País eram importadas dos EUA e naquele mercado o carro sempre foi considerado uma receita de sucesso. Só isto já é um passaporte atestando a qualidade do Produto.

Não existe nada parecido em termos de dirigibilidade de uma caminhonete Ranger Importada quando comparada a S10. Quando a linha Ford Ranger sofreu a reestilização, as caminhonetes começaram a vir da Argentina e com certeza passaram a ser consideradas como caminhonetes (fazem mais barulho, pulam mais, etc,etc) ou ficaram muito parecidas com a linha S10. Qualquer revenda autorizada Ford atesta o que falamos.

Os modelos antigos da Ford Ranger eram muito mais automóveis quando comparados com os novos modelos, que são muito mais caminhonetes.

É evidente que a nossa S10 também tem os seus valores. O carro também tinha seus méritos e o nosso modelo “made in Brazil” chegou a ser exportado para os EUA (carroceria somente) pois era muito mais bonita que a versão amaricana da SS10.

Pela documentação que possuo mostra que em 1996 já havia uma motorização 6 cilindros para o veículo. Não estou muito certo disso, mas se sim, com certeza este é um excelente motor (linha Vortec 180 CV). Gasta um pouco, mas vai depender muito do seu modo de dirigir. Não possuo esta informação, mas deve fazer algo próximo dos 8,5 km/litro.

A Ford Ranger possuia uma motorização 6 cilindros (162 CV) com um consumo médio de 9,1 km/litro.

As versões importadas da linha Ford Ranger só estavam disponíveis com motores a gasolina e as versões a diesel só apareceram a partir de 98.

Tenho uma documentação que mostra uma caminhonete S10 em 96 com motorização a diesel. Realmente não estou muito certo desta informação. Na minha opinião, os motores a diesel para as caminhonetes médias, começaram a aparecer a partir de 1997.

Errado: Em outra revista aparece o mesmo cenario. O motor Diesel na linha S10 aparece em 1996, só que o motor 6 cilindros só parece em 1997. A linha S10 começou ser vendida somente em 1995 (ou em 1994 como modelo 1995).

Pelas tabelas de veículos fica um pouco difícil estas conclusões e infelizmente a informção na midia especializada está um pouco confusa.

Valores de mercado:

Revista Carro:

Ford Ranger XL 4.0 (6 cil):

Ano 94: R$ 12.026,00
Ano 95: R$ 13.363,00
Ano 96: R$ 14.847,00
Ano 97: R$ 16.497,00

S10 2.2 EFI:

Ano 95: R$ 12.500,00
Ano 96: R$ 13.600,00
Ano 97: R$ 14.550,00

S10 2.5 Turbo Diesel:

Ano 96: R$ 28.600,00

Prezado Marcos,

Se você tiver oportunidade de fazer um teste drive em ambas as caminhonetes você atestará o que estamos falando. O produto Ford, nos anos pretendidos de sua aquisição é sem dúvida uma melhor escolha.

Um ponto que você não pode esquecer é que um veículo é nacional (S10) e o outro é importado (Ranger). Os serviços associados aos pós-venda (manutenções, trocas de peças, etc,etc), com certeza serão um pouco mais caros na linha Ford Ranger e pode haver uma certa dificuldade na obtenção de peças. Infelizmente qualquer item necessário, será uma peça importada e bem mais cara, quando comparado ao item similar na S10.

Vale também uma cotação de seguros junto ao seu corretor. As seguradoras começam a criar restrições junto aos carros importados e uma maneira para isto é um aumento maior nas apólices dos veículos importados. Como a S10 também sempre teve seu seguro bem elevado pode ser que esta diferença não exista.

É uma difícil decisão.

Na compra de carro usado vale muito mais o estado geral do mesmo do que outras considerações. Lembre-se que você pretende adquirir um carro considerado como utilitário e neste sentido os cuidados são ainda maiores. Evite carros que tenham sido utilizados ao transporte de cargas ou similares.

A decisão final ainda é sua.

A Ford Ranger é a melhor opção, mas tem o dificultador de ser um carro importado. A S10, também é um bom veículo, perde de longe quando comparado a Ranger, mas tem a garantia local da GM. É um veículo “Made In Brasil”, sempre foi o campeão de vendas em sua categoria e neste sentido os aspectos do pós-venda estão mais garantidos.

Prezado Marcos,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento