Pergunta
GOSTARIA DE TER INFORMACOES ESPECIALIZADAS SOBRE CONFORTO, DESEMPENHO, CONSUMO, MANUTENÇÃO DOS SEGUINTES VEICULOS:
FIAT MAREA, FIAT SIENA, PALIO WEKEEND, VW SANTANA, VW PARATI, GM VECTRA, FORD ESCORT.
JOSÉ ALBERTO DA SILVA
Resposta
Prezado Colega,
Inicialmente gostaríamos de pedir desculpas pela demora no atendimento aos seus questionamentos. Por motivos profissionais, estivemos fora por quinze dias. Sempre consideramos um tempo de resposta nunca superior a 24 horas e com certeza, seus próximos questionamentos serão atendidos neste prazo.
Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas com a resposta abaixo:
Seus questionamentos foram bastantes abrangentes e poderíamos escrever páginas e mais páginas sobre os modelos. Dentro dos veículos apontados existem diversas motorizações e modelos dentro das famílias que também aumentariam ainda mais o nosso trabalho. Vamos iniciar o mesmo com algumas considerações para cada modelo e uma vez decidido por um modelo mais específico, podemos focar o trabalho de consultoria neste.
Fiat Marea:
Representa o topo de linha do fabricante italiano. Recentemente a versão Sedan sofreu uma reestilização na lanterna traseira pois segundo a fábrica o modelo só não vendia mais, pois o público não gostava da parte traseira. Infelizmente utilizaram um projeto já desenvolvido do carro Lancia (pertence ao Grupo Fiat na Italia) e tudo indica que não caiu no gosto do público. A versão perua é uma das mais bonitas do mercado e com certeza uma excelente opção na relação custo benefício.
A motorização 2.4 desenvolve 160CV e dispõe ainda do chamado coletor de admissão variável. Isto se traduz em maior torque, mesmo em baixas rotações, situação não encontrada em motores de 16V.
Na versão SX a motorização é de 1.8 16V e desenvolve 132CV. Também atende as expectativas, mas nada comparado com a versão 2.4.
Fiat Siena:
Este outro modelo Fiat, também recebeu uma reestilização em sua traseira e a partir desta aumentou em muito seu volume de vendas. É um segmento onde o público brasileiro gosta muito (sedans pequenos) e a Fiat passou a tirar proveito desta situação. O modelo da GM continua sendo o campeão da categoria, seguido de perto do modelo Fiat. Recentemente a Ford também lançou o seu modelo Fiesta Sedan e a Renault lançou o Clio Sedan.
Se considerarmos o momento atual, o Siena seria a nelhor opção deste modelo. GM deve lançar o Corsa Hatch reestilizado e esta mudança com certeza fará parte da linha Sedan. Ford deve lançar o novo Fiesta e também será introduzida na linha Sedan. Renault Clio Sedan é muito feio. O que tem o pequeno Hatch de bonito, tem o modelo Sedan de feio.
Nitidamente o projeto foi adaptado para a fabricação do modelo Sedan. Falta algo neste modelo. Diante deste cenário, o Siena seria a melhor opção atual, mas com as expectativas de lançamento, os riscos do modelo ficar desatualizado frente a concorrência são inúmeros.
A linha Siena é ofertada com três motorizações 1.0 (70CV), 1.3 (80CV) e 1.6 (106CV). Com certeza a versão 1.6 é a que oferece melhor desempenho, mas os motores atuais 1.0 também atendem as premissas de utilização em regime de centros urbanos. O investimento em um carro 1.0 seria bem menor quando comparado aos outros modelos.
Fiat Palio Weekend:
Parte do sucesso da Fiat nos últimos anos é em função a linha de produtos ofertada pelo fabricante ao mercado. Os carros são atuais e considerados carros mundiais do fabricante. A linha Palio produzida em Betim – MG é inclusive exportada para a Europa, o segundo mercado mundial de automóveis e só isto representa um passaporte , atestando a qualidade dos produtos Fiat. Existem ressalvas em relação a família Palio, que com certeza começa a sofrer um certo desgaste, pois o projeto já está um tanto superado. Os novos modelos que estão sendo anunciados, com certeza representarão avanços tecnológicos e em pouco tempo a Fiat precisará mudar sua estratégia.
Com a chegada do novo Corsa, do Fiesta reestilizado, VW Polo, Citroen C3, sucesso do Peugeot 206, os carros da linha Palio, dão a impressão de uma defasagem tecnológica. Excluindo-se este cenário, com certeza a linha média da Fiat é uma das grandes opções do mercado. Em termos de motorização a mesma motorização acima disponível para o modelo Siena está disponível na Pailo Weekend, até porque pertencem a mesma linha de veículos.
VW Santana:
Em minhas consultorias costumo dizer que o VW Santana é uma das melhores opções do mercado em termos de custo / benefício. Tanto é verdade que em 2001 o modelo ficou em terceiro lugar (volume de vendas) em seu segmento. Honda Civic e Vectra GM venceram o modelo.
Tal resultado é justificado pela agressividade comercial realizada pelo fabricante. Como o modelo é muito antigo, todos os custos associados ao projeto já se pagaram fazendo com que a produção atual consiga valores muitos razoáveis. A mesma situação acontece com o modelo Fiat Uno Mille. Continua sendo o terceiro de vendas, no mercado dos 1.0, onde 80% dos novos veículos vendidos, são comercializados com esta motorização.
Com algo próximo dos R$ 28.000,00 você consegue comprar um carro que já foi o topo de linha do fabricante VW, um carro consagrado, mecânica confiável e de tamanho grande. Existe um risco do término da produção (a versão Quantum, já deixou de ser produzida, frente a reduzido número de vendas), mas enquanto o modelo continuar vendendo e o fabricante não tiver um substituto a altura, o modelo permanece em produção.
Se você pretende ficar com o veículo por muito tempo este seria a melhor cenário, pois estaria depreciando ainda mais o investimento inicial. Ainda que venha a perder algo, por conta de um possível término da produção, com certeza seu ganho já aconteceu no momento da compra, pois o valor cobrado pelo modelo é muito próximo de um carro 1.0 bem completo ou um modelo intermediário com alguns acessórios. Vale a pena pensar.
VW Parati:
O modelo já foi o campeão de vendas em sua categoria. Como a VW demorou muito para o lançamento da versão 4 portas as outras peruas (Palio Weekend e Escort SW) acabaram ganhando espaço. Na verdade a Parati pertence a chamada família BX do fabricante VW (Gol, Parati, Voyage e Saveiro).
Todos sabemos que a VW precisa de um carro mundial e supostamente o novo Polo seria o substituto nato do Gol. Mas como mexer no campeão de vendas do fabricante, considerando ainda que o novo Polo, não possue as derivações de modelo (Station Wagon, Pickup, etc).
A VW atesta que manterá o Gol em produção, pelo menos até 2005 e sua versão Perua também deve permanecer em linha. Considera-se também a chegada de uma perua Golf, que nos EUA é vendida como Perua Jetta (o nosso Bora é comercializado naquele País com o designação Jetta), ou seja, já existe uma alternativa para o caso da Perua, caso a VW venha a retirar a Parati de linha. Especula-se que a VW irá manter somente o Gol Special (aquele geração II) para ter um veículo bastante competitivo no atendimento dos carros com motorização 1.0. Os rsiscos de compra de uma Parati atualmente são bem grandes.
GM Vectra:
Em 2001 o modelo GM perdeu a posição de número um em seu segmento para o carro japonês Honda Civic. O mercado europeu a GM já vem apresentando o novo Vectra (totalmente reestilizado) mas aqui a versão 2002 só apresenta algumas pequenas maquiagens.
Já ouvi algo sobre uma maior focalização nos carros de entrada da marca, chegando ao máximo a linha Astra. Como grande parte do mercado compra-se carros pequenos, os fabricantes tendem a migrar suas produções e estratégias para estes segmentos. O Vectra seria mantido nos padrões atuais, até onde fosse possível (muito parecido com a situação Santana) e a partir deste sairia de linha ou sofreria uma total reestilização.
O carro Honda Civic é o campeão de sua categoria, é o mesmo carro vendido em outros mercados, e nos EUA a Honda consegue um feito inédito. O campeão de vendas (automóveis sedans médios) continua sendo o Honda Accord, seguido pelo Ford Taurus e na terceira posição aparece o Honda Civic. Naquele que, etc, etc, etc,,,,,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento