Pergunta

Gostaria de uma orientação para poder ajudar meu pai a escolher um veículo.

Ele o usa para negócios (viaja muito) e passeio.

Tem disponível na faixa de R$ 30.000,00 para adquirir seu novo carro, mas estamos procurando um modelo que o dê segurança, conforto, que tenha uma fácil assistência técnica e que seja bom de mercado.

Ele pensou em um MB Classe A, Toyota Corolla, Fiat Marea, VW Golf, Renault Scenic, Honda Civic, hoje em dia são tantas ofertas que já não sabemos mais o que realmente vai atender às expectativas.

Poderia nos daar uma ajuda quanto a essa dúvida?

Já procuramos em revendedoras mas cada um ‘puxa sardinha’ para o seu lado dizendo: esse não é bom, não tem valor de mercado, a manutenção é cara…

Estamos confusos.

Aguardo anciosa.

Att. Obrigada.

Gisele S. Ferreira

Resposta

Prezada Gisele,

Inicialmente antes de fazermos um comparativo mais técnico ou comercial dos modelos pretendidos, vamos lançar algumas considerações que talvez aumentem ou diminuem as expectativas em, relação a um determinado modelo ou outro.

Uma vez avaliado este material será mais fácil tomar uma decisão, pois fecharemos mais as alternativas possíveis. Na seqüência vou anexar algumas consultorias já respondidas para os modelos pretendidos, pois representaria uma informação adicional. Pelas intenções de compras versus o orçamento disponível, estamos considerando que a compra é de um seminovo, pois qualquer um dos modelos apresentados vale mais do que o pensado. Ainda assim em alguns casos com um pequeno aumento no orçamento será possível a opção por um 0 km, ou até a consideração de um financiamento em condições especiais. Em épocas de pátios cheios e vendas baixas é comum a ofertas de campanhas corporativas, onde opções de financiamentos com juros subsidiados são ofertados. Comprar um bem durável pagando até 1% ao mês de juros representa um excelente negócio.

# Mercedes-Benz Classe A:

Estamos falando de um Mercedes-Benz e só isto já seria um passaporte para atestar a qualidade do veículo. Infelizmente o modelo não teve o sucesso esperado de vendas, pois o público imaginava que um carro pequeno tem que ter um preço de popular quando o veículo Classe A pertence ao segmento chamado de “Compact Premium”. O que isto representa: é um carro pequeno, que utiliza um motor pequeno, garantindo a economia de combustível (premissa em qualquer projeto automotivo), mas oferece amplo espaço interno, excelente dirigibilidade, repleto de acessórios, novas tecnologias, etc,etc. Tudo isto tem um custo e não poderia ser vendido com preço de popular. A VW adotou a mesma estratégia no lançamento de novo VW POLO, que também se encaixa neste seguimento.

A Mercedes-Benz montou uma fábrica em Juiz de Fora para produzir 70.000 veículos / ano. Neste ano não vão vender sequer 10.000 e é neste sentido que começam as preocupações em relação do futuro do modelo.

O fabricante vem constantemente pensando em alternativas para ajustar esta ociosidade fabril. Desde 2001 monta em regime de CKD a linha Mercedes-Benz Série C, destinada única e exclusivamente a exportação. São 7.000 veículos / ano, mas ainda assim não “encheram a capacidade de produção. A todo o momento estudam alternativas de produção de outros modelos, incluindo a possibilidade de montagens de outros carros, onde a Mercedes tem participação. Atualmente existem estudos junto com a Hyundai e com a Mitsubishi. O futuro do Classe A depende deste aumento de produção.

Em relação ao veículo não existem contestações. O mesmo é oferecido com duas motorizações e o motor mais forte (1.9 de 125CV) fez parte de uma estratégia do fabricante de criar mais atrativos para o modelo. Em termos de serviços de pós-vendas é um dos modelos com maior índice de satisfação por parte dos usuários. Não nega que estamos falando de um Mercedes-Benz, não só em termos de qualidade do produto, mas também no compromisso e qualidade dos serviços e respeito aos Clientes.

# Toyota Corolla:

O modelo da Toyota é o carro mais vendido em termos de produção mundial. Competia diretamente com o modelo Civic, mas recentemente vem perdendo volume de vendas. Foi neste sentido que a Toyota lançou este recente modelo e já começa a fazer estragos junto a concorrência. O mesmo cenário ocorreu nos EUA e este modelo aqui lançado já está disponível no mercado americano há mais tempo. Lá inclusive usaram uma estratégia de lançar o Corolla com alguns componentes ou acessórios da Linha Lexus que representa a Toyota de Luxo. Pela primeira vez alguns acessórios somente presente nos carros de luxo do fabricante, estavam disponíveis em um carro do segmento dos sedans pequenos.

Aqui não vai ser diferente e o número de veículos nas ruas já mostra isto. O mesmo é ofertado com dois tipos de motorização (1.6 e 1.8) ou seja o veículo parte dos R$ 34.000,00 podendo chegar aos R$ 53.000,00.

Recentemente o governo alterou a forma de cobrança do IPI. Antes os carros 1.0 pagavam 10% e tudo que era diferente disto pagava 25%. Agora os veículos que possuem motor entre 1.0 e 2.0 pagam IPI de 16%. Sorte da Toyota que teve os suas duas motorizações disponíveis na linha Corolla, usufruindo deste desconto. Seu produto passa a ser mais competitivo ainda.

Isto é importante pois o Vectra (motor 2.2) e o Marea (motor 2.4) concorrentes diretos não poderão usufruir deste desconto.

Se a opção é pelo novo modelo Corolla, com certeza uma dos grandes sucessos futuros de nossa industria nacional, sem falar que o carro está maravilhoso em termos de design.

# Fiat Marea:

Em 2001, pela primeira vez a Fiat ultrapassou a VW em volumes de vendas. Com certeza a linha Marea e a linha Palio são os grandes responsáveis por tal feito. Estamos falando de produtos mundiais, os mesmos que são vendidos no mercado Europeu que representa o segundo mercado mundial em volumes de vendas e competitividade. Vender carros na Europa não é para qualquer um. Só isto já atesta a qualidade da linha Marea.

A Fiat sempre utilizou a motorização da linha Marea como argumento de vendas. Seu motor 2.0 de 142CV era o campeão da categoria. A GM encostou com o Vectra CV (motor 2.2 de 138CV). A Fiat lançou um motor 2.4 de 160CV. Não existe nada parecido no segmento, em termos de desempenho, baixo consumo, baixa manutenção, excelente dirigibilidade. Infelizmente a Fiat irá pagar o ônus de seu motor, não estar na faixa de redução do IPI e seu produto passa a ficar mais caro.

Ressalva para pensar:

Em breve teremos um novo Fiat Stillo. NA Europa o Stillo entrou no lugar do Brava. Aqui no Brasil deve ocorrer o mesmo, ou seja, o Brava deixa de ser fabricado. Como o Brava representa o modelo Hatch da família Marea o futuro começa a ser desenhado. Na Europa já se comenta que será lançado Um Stillo versão Station Wagon. Seria um substituto nato da Marea Weekend. O natural seria aparecer um Stillo versão Sedan que terminaria de vez com a linha Marea. São apenas especulações, mas como o carro é mundial este movimento deve ser analisado.

Tirando esta ressalva o produto é campeão. Existe uma versão (SX) com motorização 1.8 (132CV). Deveria ser evitado, frente as outras melhores opções.

# VW Golf:

Só elogios. O carro aqui produzido e também exportado pertence a quarta geração do modelo. Foi lançado há vinte e cinco anos na Europa para substituir o nosso e velho conhecido Fusca. Por vários anos foi eleito o carro do ano na Europa. Atualmente 40% de nossa produção é exportada para os EUA /Canadá e só isto também atesta a qualidade do produto VW. Se vender carros na Europa já é difícil, nos EUA o mercado, a competição é muito maior.

O mesmo é ofertado com diversas motorizações (1.6, 2.0 e 1.8 Turbo). Desde o menor motor, atende bem as premissas se bom desempenho, excelente dirigibilidade e consumo de combustível.

Ressalva 1: como é receita de sucesso, vende bem, está mais exposto a roubos, colisões, assaltos e é um VW acaba tendo uma apólice de seguros um pouco mais cara, proporcionalmente a outros veículos da mesma categoria. Uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança, seria uma medida prudente. quando comparada a carros

Ressalva 2: já existem indícios de uma reestilização do modelo (Geração V) num curto espaço de tempo vale lembrar que a síndrome da reestilização passa a ser mais frequente, pois num mercado mais competitivo um modelo não dura mais de três anos, sem sofrer alguma mudança. Foi-se o tempo que Gol e Kombi reinaram por mais de 20 anos……

Um dos nossos favoritos.

# Renault Scenic:

Não podemos falar da Scenic, se,m considera as outras opções de mercado (Picasso e Zafira). Já respondemos consultorias, etc, etc,,,,,,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento