Pergunta

Quero trocar meu carro e estou em dúvida se continuo no mesmo segmento , comprando um Toyota Corolla ,ou entro para uma minivan da Citroen, Picasso GLX.

Silvio Luis Zampieri

Resposta

Prezado Silvio,

Sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida pois vai depender muito de sua intenção futura. Se você perguntasse sobre uma Station Wagon (tipo Parati / Palio Week) versus os chamados monovolumes (Picasso, Scénic) nossa resposta seria direta para o monovolumes, até porque este novo segmento acabou representando uma diminuição do segmento das peruas pequenas / médias. É uma tendência mundial este tipo de veículo.

A própria GM descontinuou a linha Corsa Wagon e lançou em seu lugar o veiculo Meriva que representa também um monovolume de menor tamanho. Na seqüência a Honda também deve lançar um tal de FIT, um pequeno monovolume que já faz um relativo sucesso em outros mercados (Japão e Europa).

Em relação ao Sedan, este ainda irá existir e com certeza nunca deixará de ter potencias compradores. O mercado precisa de um veículo, quatro portas, com porta malas definido, o exato conceito do veículo, mundialmente conhecido (motor, cabine de ocupantes, porta malas).

Sua decisão neste segmento é a mais correta possível e o resultado de vendas nos dois últimos meses mostra isto. A Toyota conseguiu colocar seu modelo nas primeiras posições, quando antes ficava atrás do Honda Civic, VW Santana, Vectra GM. Nos EUA esta retomada de sucesso ocorreu da mesma forma, entretanto, devido a maior competitividade do mercado a Toyota colocou alguns ingredientes da marca Lexus (marca de luxo da Toyota) em seu veículo Corola.

No Brasil isto não foi preciso, apenas o lançamento do mesmo com um excelente design, ótimas opções de motorização, excelente relação de custo / benefício e a continuidade da tradição dos carros japoneses em termos de durabilidade, confiança, valor de revenda, baixa manutenção, etc,etc.

No mercado dos sedans médios o Corola é sem dúvida a melhor opção. O Civic seria nossa segunda opção, mas a Honda num curto espaço de tempo precisará fazer algo e uma possibilidade de mudança de estilo será a estratégia mais fácil. Seu modelo ficou um pouco conservador perto de recém chegado concorrente.

Em relação aos modelos monovolumes, já respondemos muitas consultorias sobre estas opções e tivemos clientes satisfeitos com as três opções. Não podemos deixar de dizer que são veículos mundiais dos fabricantes e representam o que há de mais novo na industria automobilística mundial e neste sentido atendem todas as premissas de um excelente veículo (baixa manutenção, confiabilidade, desempenho, consumo de combustível, etc,etc)

Vejamos os números de vendas destes veículos nos últimos exercícios, que expressa um pouco o comportamento do mercado:

Ano 2000:

Renault Scenic: 15.438 unidades vendidas
Citroen Picasso: não disponível
GM Zafira: não disponível

Ano 2001:

Renault Scenic: 17.333 unidades vendidas
Citroen Picasso: 8.126 unidades vendidas
GM Zafira: 13.522 unidades vendidas

Ano 2002 (até julho):

Renault Scenic: 7.367 unidades vendidas
Citroen Picasso: 8.406 unidades vendidas
GM Zafira: 7.287 unidades vendidas

Pelos números acima chegamos a conclusão que a GM deve realizar o mesmo resultado de ano anterior e a Renault deverá perder mercado para o recém chegado modelo Citroen.

Ainda sim são números e resultados expressivos se considerarmos que o mercado de veículos novos é ainda representado em sua grande maioria (68% / setembro – 02) por carros com motores 1.0.

Vale uma ressalva.

Toda quarta-feira o Jornal do Carro do Jornal da Tarde trás uma tabela considerando o ´numero de reclamações de usuários por cada lote de 10 mil veículos vendidos. Na edição de 2 de outubro os números eram os seguintes:

Renault: 19,6
Citroen: 14,8
Peugeot 11,2
Ford: 5,3
Fiat: 4,1
GM: 4,1
VW: 3,6

Até seria esperado que os chamados NEWCOMERS tivessem um resultado inferior as grandes já instaladas no País, pois serviços de pós-vendas é muito justificado pelo número maior de revendas, maior estoque de peças de reposição, melhor distribuição, etc,etc. Em compensação uma operação menor poderia representar uma tratativa mais personalizada junto aos seus Clientes coisa que não acontece.

Vamos anexar uma outra tabela que mostra um comparativo entre os três modelos de monovolumes.

Caro amigo, passamos algumas informações úteis a sua decisão. Sua escolha já estava bem direcionada, ou seja, não estava pensando em nenhum “mico” de nossa industria.

Talvez fosse prudente um bom teste drive nos dois tipos de veículos pois a sensação da direção dos monovolumes é bem diferente dos carros mais comuns.

Há quem goste e afirma nunca mais voltar para carros de passeio.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Voces estao de parabens,gostei do atendimento , abragência das informações e eficiência.

Sem dúvida estarei indicando a todos os meus amigos.

Muito obrigado.

Silvio Luis