Pergunta
Estou em dúvida quanto a melhor opção para aquisição de veículos novos.
Visitei agências e observei alguns modelos: o novo Ford Fiesta e o VW Polo me interessaram.
Qual a melhor opção?
Argos Gumbowsky
Resposta
Prezado Argos,
Sua escolha já está bem encaminhada pois as opções levantadas realmente são uma das melhores entre as disponíveis em nosso mercado de automóveis.
Em 2001 no segmento dos carros compactos nossa opção de escolha sempre foi para o modelo Peugeot 206. Agora posterior aos novos lançamentos da industria automotiva nosso discurso é outro.
Novo Ford Fiesta:
É um dos trunfos que a Ford tem para uma retomada de mercado. Ao final do 2001 o fabricante possui um pouco mais de 6% do mercado de automóveis (4 posição em vendas) muito próximo da francesa Renault.
O projeto da Ford Amazon na Bahia é uma das estratégias do fabricante retomar ainda em 2004 o volume de 15% deste mercado. O sucesso do novo Ford Fiesta tem sido tão grande que em parciais mensais de 2002 a Ford já chega a 11% de participação deste mercado. Devido ao grande volume de vendas + a importação do modelo a Ford já começa a trabalhar com o segundo turno na fábrica da Bahia. Nos últimos meses a produção bateu a casa dos 12 mil veículos / mês.
A fabrica de Camaçari está projetada para uma produção anual de 250 mil veículos / ano e ainda sobre a plataforma do Fiesta (Projeto Amazon) serão lançados mais 4 modelos de veículos.
Na feira de automóvel que está acontecendo a Ford já apresentou o seu segundo produto, uma espécie de Jipe pequeno, com características de utilitário esportivo (tração 4×4).
O modelo Fiesta foi lançado em três versões:
Motor 1.0
Motor 1.0 Supercharger
Motor 1.6Até o lançamento do modelo Supercharger foi uma estratégia correta da Ford, pois oferecia um veículo 1.0 (que paga IPI de 10%) com potência de veículo 1.6 (que supostamente pagaria IPI de 25%). Com isto seu produto tinha uma excelente relação de custo benefício.
Entretanto o governo mudou a forma de se cobrar o IPI e agora motores entre 1.0 e 2.0 pagam IPI de 16%. Resultado: os veículos 1.6 tiveram seus preços nivelados com os modelos 1.0 mais completos. Neste sentido o Fiesta 1.6 e o Fiesta Supercharger tem preços muito parecidos. É evidente que a opção com maior motor acaba sendo a melhor opção.
Novo VW Polo:
Este também é um dos trunfos do fabricante alemão para uma retomada de mercado. Em 2001 a Fiat bateu a VW em volume de vendas. Não dá para viver do sucesso do Gol por muito tempo. O veículo é bom, mas um tanto desgastado frente à concorrência (Peugeot 206 / Renault Clio) e ainda é um produto regionalizado. Produzir automóveis nos dias de hoje significa operar globalizado, ou seja, dispor de um produto que possa ser exportado de maneira competitiva. Infelizmente o Gol não tem estas características.
O novo Polo vem exatamente para preencher esta lacuna. É um produto mundial, recém lançado e considera-se em muito uma estratégia de exportação para o modelo.
Lembre-se que atualmente nossa capacidade instalada é de 3.2 milhões de veículos / ano. Se tudo correr bem vamos vender 1.7 milhões de veículos em 2002, ou seja, esta ociosidade só será absorvida via mercado externo.
A VW lançou o seu modelo como Compact Premium, ou seja, apesar de pequeno não pode e não deve ser considerado um popular. Oferece tudo que o mercado precisa, ou seja, ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, etc,etc, Os opcionais já são itens considerados como perfumaria no veículo.
Resultado: não possuía um novo produto para competir com os populares. Lembre-se que 75% dos novos veículos comercializados possuem motorização 1.0. Na seqüência a VW lançou o Polo 1.0 e coincidência ou não o governo alterava as regras de cobrança do IPI no mesmo dia deste lançamento. Resultado: tanto como a Ford, o Polo 1.0 e o Polo 1.6 tinham preços muitos parecidos. Especula-se até que a VW venha a tirar o seu modelo Polo 1.0 do mercado.
Não devemos nos esquecer que existe um outro projeto engavetado, ainda de nome Tupy, que seria um Polo menor, ofertado apenas com motor 1.0.
Todas as considerações acima servem para mostrar que os carros pretendidos são verdadeiros projetos estratégicos dos fabricantes, numa difícil retomada de mercado. A GM com seu novo Corsa perde de longe nesta disputa.
Em breve a Citroen também chega com um modelo compact premium, o novo Citroen C3 e pelo que foi apresentado na feira de automóvel, chegará disputando posições com os modelos aqui disponíveis.
Vamos anexar uma tabela que mostra alguns comparativos entre os modelos pretendidos.
Seria injustiça apontar um modelo frente ao outro, pois representam o estado da arte em termos de produto dentro de seus segmentos. A escolha realmente será baseada em gosto pessoal e apelo do design. Particularmente tenho uma preferência pelo modelo da Ford, mas volto a dizer é o apelo do design que justifica esta escolha.
A decisão final ainda é sua. Qualquer escolha representará um excelente negócio.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Recentemente tomei conhecimento desta página, solicitei esclarecimentos e obtive retorno.
Muito embora o comparativo entre os dois veículos (POLO e FIESTA) foram bastante esclarecedores, gostaria de obter esclarecimentos sobre dois outros veículos, ou seja POLO e o FOCUS.
Espero então poder tomar uma decisão.
Argos