Pergunta

Eu gostaria de saber quais são as vantagens e as desvantagens entre os três modelos: Gol ( completo), Pálio ( completo) e Fiesta ( completo) todos ano 98 ou 99

Lourivaldo Luiz Ribeiro

Resposta

Prezado Lourival,

Uma boa maneira de se verificar os melhores veículos do mercado é através dos volumes de vendas e é neste sentido que apresentamos os números a seguir.

Infelizmente não temos estes para os anos de 98 e 99, mas os três últimos exercícios podem dar uma visão do mercado.

Ano 2000:

Volkswagen Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Ford Fiesta: 41.356 unidades vendidas

Ano 2001:

Volkswagen Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Ford Fiesta: 43.239 unidades vendidas

Ano 2002 (até outubro):

Volkswagen Gol: 178.092 unidades vendidas
Fiat Palio: 107.387 unidades vendidas
Ford Fiesta: 47.972 unidades vendidas

Pelos números acima já da para se ter uma idéia de como o mercado se comporta. Ainda que seja uma das alternativas de avaliação, com certeza volumes de vendas representam em parte a aceitação dos modelos nos mercados, bem como considerando vendas futuras. Normalmente o que ocorre no mercado de novos se repete no mercado de usados, ou seja, existe uma tendência de maior compra do modelo VW também neste.

Tradicionalmente o modelo da VW é por mais de 15 anos o carro mais vendido em sua categoria.

Isto não significa que seja o melhor, até porque a concorrência vem a cada ano buscando mercados que anteriormente pertenciam a VW. Nos últimos dois exercícios (2001 e 2002) a Fiat vendeu mais veículos que a VW e com certeza a família Palio é uma das grandes responsáveis por tal feito.

Em 2002 a família Fiesta recebeu total mudança e o mesmo passa a ser uma das melhores opções de veículos em nosso mercado local.

As suas três opções de compras representam excelentes veículos e seria uma injustiça apontar pontos negativos para determinado veículo frente a outras posições. Podemos sim apontar algumas considerações que facilitarão a sua decisão:

VW Gol:

Como já foi apresentado é o campeão de vendas em sua categoria há mais de 15 anos. Só isto já representa um atestado da qualidade do produto VW. O carro pretendido deve pertencer à geração II da família e neste sentido pode representar uma maior desvalorização no futuro. Este cenário aplica-se também aos outros veículos, pois já estamos em 2003 e o carro pretendido já possui 4 anos de vida e nos dias atuais, com a maior concorrência um modelo não deve permanecer no mercado por mais de 4 anos sem sofrer uma pequena mudança de estilo ou design.

Como o modelo vende mais, também acaba estamos mais vulnerável a roubos, sinistros, etc,etc. Não tem como escapar destas probabilidades e isto acaba onerando um pouco mais as apólices de seguros para este modelo, quando comparados aos outros modelos.

Fiat Palio:

Com certeza é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da fabricante em nosso mercado local. A família Palio sempre representou inovações dos modelos (primeira perua a possuir 4 portas, primeira picape pequena a possuir cabine estendida, primeira perua a possuir uma versão com características off-road, etc,etc). Todas estas novidades acabaram fazendo com que potencias clientes de outras marcas migrassem para os produtos Fiat e uma vez conquistado o Cliente a fidelização com a marca acorre na seqüência. Conheço diversos Clientes que possuem produtos da marca, plenamente satisfeitos e não consideram mudanças futuras para outros fabricantes.

Também é uma boa opção de compra.

Ford Fiesta:

A trajetória do modelo Fiesta é meio complicada em nosso mercado. Inicialmente o modelo introduzido era de uma versão importada e não competia com aos veículos nacionais em termos de preço. Após uma mudança de estilo ocorrida em outros mercados a Ford passou a produzir o modelo também em nosso mercado. Infelizmente este reestilização ocorrida na representou um belo veículo me termos de estética pois à frente do mesmo erma muito bonita, as lanternas traseiras deixavam a desejar e se você olhasse o carro na lateral (portas bem quadradas) ira perceber que esqueceram de mexer nesta parte do veículo. Em contrapartida o modelo passou a ser oferecido com a excelente motorização Zetec Rocam que representa uma das melhores motorizações disponíveis em nosso mercado, tanto no segmento 1.0 como nos outros segmentos (1.6 e 1.8).

A Ford em 2002 lançou a nova família Fiesta e há tempos tem criado subsídios para a venda de seus modelos antigos. Com isto os modelos antigos já sofreram uma maior desvalorização e neste cenário, com o valor de um Gol 99, você pode achar um Fiesta similar mais de um ou dois anos mais novo.

Lembre-se que estamos falando da compra de um carro usado e como as opções apontadas são excelentes produtos a decisão final será mais focada no estado geral do veículo encontrado. Neste cenário se você puder optar por um veículo mais novo os riscos acabam sendo menores, pois supostamente um veículo 2000 deve estar em melhores condições de que um veículo 1998.

Vejamos algumas especificações técnicas para os veículos pretendidos:

Ford Fiesta 1.0 (ano 99)

Motor: 1.0
Potência: 53 CV
Velocidade máxima: 146 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 19,8 seg

Ford Fiesta 1.4

Em 1999 a Ford ainda não dispunha do motor 1.6. Esta motorização 1.4 do Fiesta deve ser evitada por tratar-se de um motor importado. Já em 2000 a Ford disponibilizou a nova linha de motores Zetec Rocan representando 65 CV para os veículos 1.0 e 95CV para os veículos 1.6. Se sua opção for por um Fiesta, considere carros a partir de 2000.

Palio EX 1.0 (ano 99)

Motor: 1.0
Potência: 61 CV
Velocidade máxima: 152 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 16,3 seg

Palio ELX 1.6 (ano 99)

Motor: 1.6
Potência: 82 CV
Velocidade máxima: 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 seg

VW Gol 1.0 (ano 99)

Motor: 1.0
Potência: 57 CV
Velocidade máxima: 145 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 18,3 seg

VW Gol 1.6 (ano 99)

Motor: 1.6
Potência: 92,5 CV
Velocidade máxima: 176 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 seg

Fonte dados técnicos: Revista Carro edição 71 setembro / 99.

Prezado Colega,

Pelo cenário acima já da para você caminhar a sua melhor decisão. Particularmente gosto muito do modelo Ford em termos de motorização, se o modelo pretendido já for da família Zetec Rocam (a partir de 2000). Ainda nesta opção os custos de seguros serão bem mais em conta quando comparados com os outros modelos.

Nossa segunda opção seria pelo carro da VW, que não há como negar. É o campeão de vendas da categoria e só isto já atesta a qualidade do veículo.

O modelo Fiat aparece na terceira posição, mas como atualmente você já é um usuário da marca isto pode representar melhores opções de trocas ou uma satisfação atual junto ao fabricante e ou revendas da marca.

Todas as três opções são boas. Não existem ressalvas que desabone qualquer uma delas a não ser o fato de considerar o veículo da Ford a partir do ano 2000.

A decisão final ainda é sua…….

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento