Pergunta

Gostaria de saber qual a melhor opção de compra na faixa de R$40.000,00 entre Astra Gsi, Stilo 16v, Peugeot 307 e Scenic, considerando fatores como Desempenho, economia, manutenção, depreciação e seguro.

Grato.

Antonio Rogerio Szczepanik Junior

Resposta

Prezado Antonio,

Vejamos algumas considerações em relação aos modelos questionados:

Astra GSI:

A GM lançou o modelo GSI em função de saudosistas para o antigo Kadetti GSI. Na verdade a GM aposta muito na sua linha Astra considerando inclusive uma retomada de mercado que o Vectra deixou para os novos concorrentes (Honda Civic e Toyota Corolla). A linha Astra vem colhendo bons volumes de vendas e neste sentido o fabricante mexeu recentemente no design do modelo, considerando inclusive o lançamento de novos modelos (Hatch de 4 portas).

Talvez este seja o grande “se não” desta versão. Qualquer esportivo digno da característica de esportivo deve possuir 2 portas apenas. Infelizmente o mercado nacional adotou as quatro portas como referência de mercado e talvez isto tenha justificado ao fabricante o lançamento do modelo GSI nesta configuração.

O modelo Astra GSI si é o único da família a oferecer um potente motor de 16V com 136CV.

Vejamos alguns números do modelo:

Motor: 2.0
Potência: 136CV a 5.400 rpm
Torque: 19,2 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,1 seg
Velocidade máxima: 203 km/h
Consumo cidade: 9,8 km/l
Consumo estrada: 13,2 km/l
Porta malas: 370 litros
Tanque combustível: 52 litros
Peso: 1.180 kg
Comprimento: 4,226 metros
Largura: 1,709 metros
Altura: 1,431 metros
Preço sugerido: R$ 38.000,00

Fonte: Revista Carro Edição 110 dezembro 02

Fiat Stilo:

Há quem ainda não goste do modelo, pois teoricamente seria o substituto do velho e conhecido Brava que a primeira impressão nos parece até um veículo mais moderno. Com certeza o Stilo vai pegar, apesar de que os volumes de vendas do modelo em outros mercados (Europa) estão abaixo das previsões iniciais. Parte desta justificativa é que a versão Station Wagon demorou muito para sair estando disponível somente agora naquele importante mercado. Com certeza é outro modelo que deve ser introduzido em nosso mercado, complementando a família Stilo.

As revistas especializadas comparam o Astra GSI com a versão Abarth do Fiat Stilo até porque ambos os modelos representam os esportivos da família Stilo. Infelizmente quando esta comparação é realizada a vantagem financeira para o modelo GM aparece num primeiro instante. Ambos são esportivos, mas nitidamente o modelo Top de linha da família Stilo está em outro segmento de carros, podendo se comparar a versões de entrada da linha Audi A3 e algumas versões do Golf GTI.

Se pensarmos em termos financeiros a versão Stilo 16V é que está mais próxima do Astra GSI.

O motor adotado neste veículo é fruto de uma parceria GM / Fiat para a manufatura de motores e desenvolve exatos 122CV. É o mesmo motor adotado na linha Meriva de 16V, pela GM.

Vejamos algumas informações sobre o modelo:

Motor: 1.8
Potência: 122CV a 5.600 rpm
Torque: 17,4 kgfm a 3.600 rpm
Porta malas: 380 litros
Tanque combustível: 58 litros
Comprimento: 4,25 metros
Largura: 1,76 metros
Altura: 1,54 metros
Preço sugerido: R$ 36.200,00

Fonte: Folha de São Paulo, caderno de veículos 08/set/02

Se fosse escolher entre os dois modelos acima com certeza optaria pelo veículo da Fiat. Trata-se de um carro mais novo, um carro mundial. Com certeza a Fiat aposta muito na continuidade de seu sucesso de vendas neste novo produto.

Peugeot 307:

Seguindo uma tendência de sucesso (estilo) de seu irmão mais velho (Peugeot 206) não existe outro comentário a não ser definir o carro como maravilhoso. Em termos de design é o que há de mais bonito neste segmento, fazendo com que fortes concorrentes (VW Golf) já pensem em suas novas gerações de veículos.

Infelizmente existe uma ressalva: pela estratégia da fabricante o modelo maior (307) seria fabricado na Argentina enquanto o Brasil ficaria incumbido da fabricação do modelo menor (306). Devido à crise no País vizinho este plano não acabou acontecendo e a opção final foi trazer o 307 da Europa. Como conseqüência o mesmo teve ser valor de mercado aumentado (os impostos de importação da Europa são mais onerosos quando comparado a uma importação de países do mercosul) e para ofertar o modelo com preços mais competitivos a Peugeot teve que adotar um motor 1.6 de 110CV.

Não que este motor não atenda as premissas de desempenho e consumo do mercado, mas nesta categoria de preços e veículos os concorrentes já estão oferecendo maior potência. Neste cenário as vendas tendem a ser menores, o veículo passa a ser considerado um verdadeiro importado e os riscos de pós-vendas são bem maiores quando comparados aos modelos de fabricação local ou aqueles que são produzidos nos países vizinhos.

Ainda assim em termos de design o modelo Francês bate de longe as duas primeiras opções. A decisão está ficando mais difícil.

Vejamos alguns números:

Motor: 1.6
Potência: 110CV a 5.800 rpm
Torque: 14,7 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 seg
Velocidade máxima: 186 km/h
Consumo cidade: 9,7 km/l
Consumo estrada: 12,6 km/l
Porta malas: 420 litros
Tanque combustível: 60 litros
Peso: 1.268 kg
Comprimento: 4,202 metros
Largura: 1,764 metros
Altura: n/d
Preço sugerido: R$ 37.760,00

Fonte: Revista Carro – Edição 107 Setembro de 02.

Lembramos que o preço sugerido do modelo coincide com o início das vendas do mesmo e nitidamente o fabricante estava praticando um subsídio para avalancar às vendas do mesmo. Talvez este cenário já não se repita nos dias de hoje, com as recentes altas da moeda americana.

Renault Scenic:

Nos estranha o fato desta última opção e com certeza também representa uma boa opção em nosso mercado. Foi a primeiro monovolume a estar disponível que hoje conta com outros fortes concorrentes, considerando inclusive a chegada do mais novo concorrente: GM Meriva. Já respondemos diversas consultorias para os veículos deste segmento e já tivemos Clientes optando pelo Scénic, Picasso e Zafira.

Tudo irá depender de um gosto pessoal de um modelo frente ao outro, pois seria uma justiça apontar um vencedor. Vamos anexar uma tabela comparativa utilizada em outras consultorias para os veículos deste segmento. É mais um facilitador na escolha da melhor opção.

Ressalva importante:

De todos estes veículos Renault Scénic e GM Zafira são potencias candidatos a mudanças de estilo num curto espaço de tempo. As revistas especializadas já apontam as novas versões sendo apresentadas e, outros mercados e com certeza estarão disponíveis por aqui o mais rápido possível. Vale a pena pensar.

Prezado Colega,

Apontamos algumas considerações que podem contribuir em sua decisão. As opções lançadas são bons veículos e não existe nenhuma importante ressalva que desconsidere alguma compra. Particularmente ficaria mais tendencioso ao modelo Fiat Stilo ou Peugeot 307. A decisão final ainda é sua……

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson,

Agradeço a vc pela dica e optei pelo Fiat Stilo1.8 16v, só que na hora de fazer o pedido há uma diferença de preço de R$1.600,00 entre o 2002 e o 2003.

Pergunto se compensa pegar o 2002/2003 levando em conta o valor na hora que eu for vender o carro.

O que a consessionária está alegando é que está em falta das rodas 16 que pedi como opcionais e pode demorar um pouco.

O veículo 2002/2003 já tem a pronta entrega com aro 15 mas a consessionária me instala outras rodas 16 se for o caso.

Atte,
Antonio Rogerio.