Pergunta
Fiquei sabendo do site através de um amigo, que disse que ficou impressionado com a profundiade das respostas.
Tenho mais ou menos R$ 25.000 para comprar um carro e estou em dúvida entre Peugeot 206 1.0, Fiesta Supercharger e Polo.
Gostaria de saber em qual dos casos perderia menos dinheiro, já que pretendo comprar à vista e revender depois de um ano.
Obrigada!
Michele Camara de Castro Valladão
Resposta
Prezada Michele,
Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas. Até 2001, em nossas consultorias sempre referenciamos o Peugeot 206 como sendo a melhor opção no segmento dos carros com motorização 1.0. Quando o mesmo foi lançado no segmento dos veículos com motor 1.6, em pouco tempo chegou ao primeiro lugar de vendas.
Quando foi lançado no segmento dos veículos com motorização 1.0, com certeza faria bastante estrago junto à concorrência. Tanto é verdade que neste instante a VW considerou uma eficiente estratégia de marketing, considerando a oferta de seu modelo campeão de vendas, o Gol com o motor mais potente da categoria. Nesta ocasião o Peugeot era oferecido com 70CV e a VW subiu a potencia de seu Gol de 69CV pata 76CV.
Pelos números de vendas de 2001, com certeza deu resultado, mas muitos potencias compradores do modelo VW migraram para o pequeno modelo francês.
Volume de vendas em 2001:
# VW Gol: 265.898 unidades vendidas
# Peugeot 206: 27.387 unidades vendidasSe considerarmos que em 2000 o Peugeot vendeu apenas 12.239 unidades, contra 243 mil do Gol, em 2001 o market share do carro francês aumentou consideravelmente.
Ano 2002:
O cenário mudou bastante……
Com os recentes lançamentos da industria automotiva nacional, a destacar o novo VW Polo, o novo Fiesta e porque não falar do novo Corsa temos considerações adicionais. Inicialmente percebemos que você comparara o Fiesta Supercharger com o Peugeot 201 1.0 16V e com o Polo. Ainda que a especificação do Polo não tenha sido informada, acreditamos tratar-se da versão 1.0.
Vamos lá:
Fiesta Supercharger:
Antes das alterações de cobrança do IPI, tudo que era carro 1.0 tinha alíquota de 10%. Fora disto à alíquota valia 25%. A solução Fiesta Supercharger vinha exatamente explorar este cenário, pois é uma versão 1.0 (ou seja) pagava IPI = 10%, mas oferecia potência de carro 1.6 (95CV) que supostamente deveria ter uma maior alíquota.
Resultado: a Ford num primeiro instante conseguiu oferecer um produto numa das melhores relações de custo / benefício do mercado.
Polo VW:
A VW desde o início do lançamento de seu produto posicionou o veículo num segmento classificado como Compact Premium, ou seja, ou carro pequeno, mas com excelente espaço interno, boa dirigibilidade, baixo consumo e repleto de acessórios. Neste momento somente as versões 1.6 e 2.0 eram ofertadas ao mercado.
Como o mercado de carros novos representava 70% dos veículos com motorização 1.0 a VW não poderia ficar de fora deste segmento, com seu novo produto. Lançou também o novo Polo com motorização 1.0.
No mesmo dia deste lançamento o Governo mudou as regras de cobrança do IPI. Carros 1.0 passam a ter alíquota de 9%.
Carros com motores entre 1.0 e 2.0 passam a ter alíquota de 16% (era 25%).
Com esta redução de impostos, os carros 1.0 mais “recheados” passaram a ter suas cotações muito próximas dos veículos com motor 1.6.
Nesta situação encontravam-se Polo 1.0 x Polo 1.6 e Fiesta Supercharger x Fiesta 1.6. A principio a VW teve que subsidiar a venda de seu modelo Polo 1.0 com a aplicação de uns descontos e a Ford tratou de equipar o seu modelo 1.6 com mais acessórios e reduzir a oferta destes na versão Supercharger. Desta maneira passou existir a diferença de preços entre os modelos.
Ainda assim quando comparamos estes modelos, com um pouco mais de sacrifício financeiro, não fica difícil a escolha pelo modelo mais potente.
Não tenho visto mais na mídia especializada a oferta do modelo VW com motorização 1.0. O modelo 1.6 tem sido ofertado de maneira corporativa, aquelas propagandas da fábrica com as revendas autorizadas participantes, por algo em torno de R$ 27.000,00.
A Ford também tem feito os seus milagres pois tudo indica que pretende terminar o ano com um resultado bem acima do projetado. O sucesso de vendas do modelo Fiesta é tanto que em parciais mensais a participação do fabricante é quase a meta de 2004, quando o mesmo pretendia ter uns 15% do mercado. Em 2001 o volume de vendas chagava próximo dos 8%, seguido muito de perto pela Renault. Em resultados totalizados a participação é bem menor, visto que o sucesso do novo Fiesta só apareceu depois de seu lançamento.
Qual veículo comprar:
Seria uma injustiça apontar um modelo frente ao outro (Fiesta x Polo) pois ambos os produtos representam o estado da arte de seus fabricantes no segmento que estão, são excelentes veículos, produtos mundiais, etc,etc.
Com certeza o gosto pessoal sobre um veículo em relação ao outro será o fator mais importante em sua decisão. Diante destes dois veículos o Peugeot 206 fica na terceira posição, mas ainda na frente do novo Corsa.
Pelo seu email você trabalha na Gedas que representa a Empresa de TI do Grupo VW.
Dentro deste cenário deve ter a facilidade ou benefício de tirar carros com descontos para funcionários e se isto for verdade, não há o que pensar.
O veículo é campeão e com descontos corporativos de funcionários a escolha é pelo novo Polo.
Vamos anexar uma tabela que mostra um comparativo entre os modelos. Vale apenas como informação, pois a decisão já é certa.
Por favor na próxima vez que precisar de alguma consultoria e o assunto não for relacionado com esta, envie uma mensagem através de nosso site www.automoveldicas.com.br. Você entende que no negócio de internet, precisamos do registro de seu acesso em nosso Projeto.
Prezada Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caro Nelson
Muito obrigada pela rápida resposta.
Atenciosamente,
Michele C. Valladão