Pergunta

Estou pensando em trocar de carro e para isto estou analisando atualmente 3 veículos: Nissan Frontier, Toyota Hillux e Mitsubshi L 200, todos a diesel com tração 4×4.

Gostaria de saber qual delas possui um melhor custo-benefício?

Onde são produzidas e como é a assistência técnica?

Emerson Góis

Resposta

Prezado Emerson,

Uma boa maneira para se escolher um veículo seria uma olhada nos números de vendas dos pretendidos. Esta referência de alguma maneira traz o cenário de como os modelos pretendidos têm se comportado, considerando inclusive uma venda futura. No mercado de usados existe uma tendência de repetição do que ocorre no mercado dos novos.

Vamos também lançar os dois modelos mais antigos do mercado (Ranger / S10), pois aumenta ainda mais as suas referências. Infelizmente não temos estes números divididos por tipos de veículos, motorização, tipo de cabine, etc, etc. Neste sentido S10 e Ranger acabam levando uma vantagem, pois são oferecidas ao mercado em maior quantidades de modelos:

Ano 2000:

GM S10: 24.925 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas
Mitsubishi L 200: 6.305 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.775 unidades vendidas
Nissan Frontier: n/d (este modelo não apareceu na lista dos 20 comerciais mais vendidos)

Ano 2001:

GM S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas
Mitsubishi L 200: 8.559 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.636 unidades vendidas
Nissan Frontier: n/d (este modelo não apareceu na lista dos 20 comerciais mais vendidos)

Ano 2002:

GM S10: 20.130 unidades vendidas
Ford Ranger: 9.043 unidades vendidas
Mitsubishi L 200: 9.084 unidades vendidas
Toyota Hilux: 6.967 unidades vendidas
Nissan Frontier: 4.122 unidades vendidas

Pelos números do último exercício já da para tirar algumas conclusões:

# Mitsubishi L200:

Tem um resultado muito superior ao modelo Ranger quando consideramos que a mesma é oferecida somente em uma configuração, diferente do modelo Ford. Isto mostra uma grande vantagem do fabricante Mitsubishi frente ao Ford.

# A Nissan Frontier:

Fecha o ano com um excelente resultado de vendas, considerando ainda que a mesma não foi oferecida ao mercado desde o início do ano. Com certeza é a grande responsável pela diminuição das vendas de modelos tradicionais de mercado (GM / Ford). O lançamento do modelo Nissan Frontier foi esperado com muita expectativa. O modelo já fazia relativo sucesso no mercado americano competindo com outros importantes player.

Tanto é verdade que nos EUA a Frontier compete com o Toyota Tacoma e Toyota T100, picapes bem mais evoluídas quando comparamos com nossa velha Hilux. Com certeza este modelo Hilux da Toyota não teria o sucesso dos modelos lá disponibilizados. Até porque o conceito de caminhonete nos EUA tem que parecer muito com carros de passeios, ou seja, o conceito e atribuição da linha Hilux é mais destinada ao carro de trabalho.

Também nos EUA este modelo não existe. Não conseguiria competir com os fortes concorrentes do mercado. Lá a Mitsubishi oferece um modelo picape derivado de nossa Pajero, ou seja, dá para se imaginar o nível desta caminhonete.

Toda esta história é válida para saber que o modelo recém lançado do fabricante Nissan corresponde ao mais novo produto do mercado e também é quase que o mesmo modelo oferecido no mercado americano. Quase o mesmo modelo porque o americano não gosta muito da motorização a diesel e como conseqüência as versões de gasolina (6 e 8 cilindros) são mais bem aceitas. Vender veículos nos EUA não é fácil. Vender veículos com sucesso é um atestado de excelência de seu produto. Só isto já seria suficiente para decidir pelo modelo Nissan.

Tudo indica que os concorrentes já devem estar pensando em alterações futuras, principalmente relacionadas ao design de seus modelos. É nítido que o modelo Nissan tem um design mais moderno, mais bonito e um comportamento mais próximo de um automóvel.

Até aí você deve estar pensando que trabalhamos para a Nissan. Não é verdade. Um produto mais novos tem por obrigação atender estas premissas de mercado e isto a Nissan fez com muita responsabilidade. O próximo veículo que o fabricante irá lançar em nosso mercado, Nissan Xterra é outra receita de sucesso no mercado americano e responsável inclusive pela retomada do fabricante naquele mercado. Com certeza este sucesso se repetirá aqui no Brasil e a GM irá sofrer muito, pois um forte concorrente nacional chegará para brigar com a velha e conhecida Blazer……..

Custo benefício:

Todos os veículos são oferecidos na faixa dos R$ 65 a R$ 75 mil. Também é comum os fabricantes oferecendo campanhas corporativas para a venda de seus veículos quando o assunto é caminhonete a diesel. Também seria esperado, pois num mercado onde 65% dos novos veículos possuem motorização 1.0, uma ajudazinha é bem vinda quando estamos falando de uma venda de mais de R$ 65 mil.

Nos classificados de hoje, domingo dia 23/03 a Toyota oferecia seu modelo DX 4×2 por R$ 54 mil. O modelo SRV 4×2 valia R$ 63.500,00. Nitidamente são valores supostamente subsidiados pelo fabricante.

A Nissan oferecia taxas de financiamento de 0,99% ao mês. Ainda que a entrada corresponda a 50% do valor do veículo e o restante a ser pago em 12 parcelas iguais nos parece um bom negócio caso você não tenha todo o dinheiro para a compra do modelo.

A Mitsubishi não oferecia nada neste sentido. Tradicionalmente o fabricante nunca precisou de muitos artifícios para vender o seu modelo. Até porque o mesmo é montado em Goiás – Catalão e com certeza a demanda pelo modelo é maior do que sua capacidade produtiva. Ainda assim a fabricante passou também a produzir o modelo Pajero IO, que aqui foi lançado com outro nome (Pajero TR4) e deve estar pensando na manufatura de um veículo pequeno, com motor 1.0 ou até mesmo a montagem de um modelo da família Pajero. Talvez todos estes projetos juntos sejam suficientes para depreciar os custos desta nova unidade fabril e o que vemos é um aumento gradativo esta projeto de manufatura local.

A Nissan Frontier é fabricada em São José dos Pinhais – Paraná na planta da Renault. Lembre-se que o fabricante francês é dono de uma grande parte da Nissan Japonesa.

Toyota Hilux: é fabricada na Argentina, cidade de Córdoba. Quando a fábrica de São Bernardo fechou, aquela que produzia o velho Toyota Bandeirantes, houve rumores que a produção da linha Hilux seria transferida da Argentina para Indaiatuba, interior de São Paulo. Não acredito. Com a retomada do mercado argentino ficou viável a manufaturas de modelos no país vizinho. Ainda que represente um veículo importado existem acordos bilaterais entre os países da América Latina, viabilizando as transações de veículos.

Infelizmente produzir veículos nos dias de hoje, significa ganhar volumes de produção e cada vez mais veremos veículos sendo produzidos em poucos lugares, atendendo maiores mercados. Ainda que existe o custo do frete internacional, os ganhos de custos mais os acordos comerciais vigentes entre países justificam este manufatura global.
Não acredito que o fato do modelo Hilux ser um veículo importado possa representar problemas de pós-vendas ao mesmo, quando comparados com as duas outras opções.

A Ford fabrica no país vizinho sua linha Escort / Focus e nunca deixou transparecer ao mercado este tipo de dificuldade operacional. As peças de reposição também são trazidas e distribuídas na medida que as vendas acontecem.

Assistência técnica:

Com certeza você deve estar atento a este item. São opções de veículos dos chamados recém chegados, ou seja, suas operações de pós-vendas são bem menores em relação aos grandes aqui presentes. Com certeza todos estes vieram para ficar e os planos futuros mostram este caminho. Talvez a Toyota leve uma pequena vantagem, pois possui mais revendas autorizadas quando comparadas a Nissan / Mitsubishi. Verifique na sua cidade o numero de revendas autorizadas de cada marca. Isto pode representar pontos há mais para um determina, etc, etc, etc,,,,,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento