Pergunta

Caro amigos consultores, estou de volta com minhas perguntas e dúvidas.

Queria tirar minhas dúvidas sobre qual modelo do Golf deveria comprar.

Estou em dúvida sobre a motorização 2.0 ou 1.6, ano e modelo 2000 ou 2001.
Na minha cidade (Natal RN), dizem que é mais comercial a versão 1.6. Gostaria que me enviasse um comparativo, como: valor comercial, performance, desempenho, consumo das duas motorizações na cidade e na estrada.

Em resumo, qual vocês me aconselhariam.

Outra pergunta é sobre o Fiat Brava. Li na quatro rodas que não é um carro muito comercial.

Qual vocês me aconselhariam, o Brava ou Golf?.

Espero que me mandem uma resposta esclarecendo essas minhas dúvidas como sempre fizeram e com tanta eficácia.

Muito obrigado.
Alvaro Furtado da Silva

Resposta

Prezado Álvaro,

VW Golf:

Na verdade não e que o modelo 1.6 seja mais comercial quando comparado com o modelo 2.0, este cenário acaba acontecendo devido ao preço do modelo. É muito parecido com o mercado de carros populares. Até 2002, 70% dos novos veículos eram comercializados com motor 1.0. Este é o melhor motor do mercado. Claro que não, mas é a solução mais barata na compra de um veículo 0 km.

No caso do Golf existe também uma pequena diferença de potência entre a opção 1.6 (101CV) e a 2.0 (116CV) e isto acaba justificando ainda mais a opção pelo motor 1.6. O motor maior representa um maior investimento e sua potencia adicional não chega a ser tão diferente para depreciar este aumento de preço. Resultado: as ruas estão mais repletas de Golf 1.6 quando comparado com o modelo 2.0, mas ainda assim o modelo 2.0 não tem nada de errado, ou seja, não representa aqueles modelos “micados” de algumas montadoras.

Como a VW tem focado muito seus produtos com esta motorização 1.6 este vem recebendo investimentos técnicos a cada ano que passa. Não aumentaram a sua potencia, mas dotaram esta solução de motor com um acelerador eletrônico e uma melhor oferta de potencia em regime de baixas rotações. Resultado: o motor 1.6 da VW é considerado uma das melhores soluções tecnológicas do mercado, quando o assunto é desempenho / economia de combustível. O novo VW Polo também é oferecido com esta motorização 1.6, apesar do motor 2.0 estar disponível na nova gama dos Pólos, ou seja, indiscutivelmente são duas excelentes opções de mercado e o que vai resolver este situação é o carro usado em bom estado encontrado por você. Independente do motor, o que você encontrar no mercado em ótimo estado, valerá mais a pena em relação ao motor x ou motor y.

Estamos falando de uma receita de sucesso, ou seja, o Golf Geração IV é um dos carros mais vendidos e desejados do mercado. Isto acaba representando mais índices de roubos, sinistros e colisões e as seguradoras acabam colocando estes riscos em suas apólices. Talvez uma cotação de seguros junto ao seu corretor seja uma medida prudente, antes da decisão final da compra.

Uma ressalva precisa ser informada.

Tudo indica que o Golf geração V será lançado até o final de 2003 no mercado Europeu. Lá o Golf atual já sofre maior concorrência de outros modelos (Peugeot 307, Fiat Stilo, Citroen C4, Novo Focus, Novo Astra) e isto acaba justificando o lançamento da nova geração. Aqui no Brasil este cenário não está tão acentuado, mas como estamos falando de um produto globalizado, é provável que o modelo novo modelo também seja oferecido por aqui, somente em 2004.

Este tipo de preocupação seria maior se sua compra fosse por um modelo 0 km. Como você pretende comprar um carro de mais de 2 anos de uso, este tipo de preocupação tende a ser menor. A partir de agora com a maior concorrência, dificilmente um modelo permanecerá no mercado por mais de 4 anos sem um retoque mínimo de design ou algo parecido.

Fiat Brava:

Não é que o modelo seja ruim de mercado, mas a chegada do Fiat Stilo, coloca em dúvida a continuidade ou não do mesmo. Na Europa o Stilo é o substituto do Brava. Aqui a Fiat jura de pé junto que manterá ambos os produtos. Se depender das vendas do modelo o cenário é um pouco desanimador:

Ano 2000:

Fiat Brava: 17.027 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Brava: 12.207 unidades vendidas

Ano 2002:

Fiat Brava: 5.909 unidades vendidas
Fiat Stilo: 8.166 unidades vendidas.

Se considerarmos que o Fiat Stilo foi oferecido somente a partir de setembro de 2002, o resultado do modelo é bastante expressivo. O Golf da VW vendeu em 2002 exatos 27.973 unidades, ou seja, o Stilo vem para brigar de perto com o campeão de vendas deste segmento.

Pelo cenário acima já da para perceber que o modelo Brava está numa descendente de vendas. É provável que a Fiat irá manter o modelo por mais tempo, mas qual seria o volume mínimo de vendas para justificar a permanência do modelo. Infelizmente só os executivos da montadora é que possuem este tipo de informação. Particularmente acredito que o modelo esteja com os dias contados.

Golf 1.6:

Nova Motorização 1.6:

A razão principal desta mudança se justifica pelo fato do motor anterior (EA-113) ter grande parte de seus componentes importados da Europa. O novo motor (EA-111) é fabricado localmente e também equipa o Gol 1.0 Turbo e o Gol Plus de 16 V.

Além do novo motor, a VW modificou o sistema de aceleração, que conta agora com um acelerador do tipo E-gas. Ao pisar no acelerador, comandos elétricos são enviados a centralina (coração do sistema eletrônico dos veículos) que interpreta o torque ideal para aquele momento, garantindo a melhor mistura de ar / gasolina. Na prática isto se traduz numa dirigibilidade muito melhor, evitando-se aqueles incômodos “soquinhos”.

Com o antigo motor as médias eram em torno de 9,5 km/l, com o novo chegam a casa dos 11,7 km/l. A relação do torque também foi modificada. Reduziram também a faixa de giro do motor (antes 3800 rpm / agora 3250 rpm) e isto se traduz numa melhor performance em baixas rotações.

Alguns números do Fabricante:

Motor: SOHC, 8 válvulas,
Cilindrada: 1599 cm3
Potência: 101 CV a 5500 rpm
Torque: 14,3 kgfm a 3250 rpm
Vel. Máxima: 184 km/h
0 a 100 km;h: 11s7
Consumo cidade: 11,7 km/l
Consumo estrada: 16,9 km/l
Consumo médio: 14,3 km/l
1 revisão: 30.000 km

Consumos apresentados num teste:
Cidade: 10,63 km/l
Estrada: 12,00 km/l
Média: 11,31 km/l

Golf 2.0:

Motor 2.0
Potência: 116CV a 5.200 rpm
Torque: 17 kgfm a 2.400 rpm
Velocidade máxima: 195 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 seg
Consumo cidade: 9,2 km/l
Consumo estrada: 13,4 km/l

Em relação à escolha não há dúvidas o modelo VW representa a melhor opção. É evidente que o Brava irá custar bem menos e também é um bom veículo e com o seu orçamento previsto, talvez seja possível comprar um Brava mais novo ainda. No mercado de usados o que é mais importante é o estado geral deste e normalmente um veículo mais novo está em melhores condições do que um veículo mais antigo.

A decisão final é toda sua. Nossa missão e levantar alguns fatos, talvez não pensados por nossos amigos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento