Pergunta

gostaria de maiores informaçôes para adquirir uma pickup
ranger 96a 98 v6 ou s-10 97 a 98 v6. um comparativo sobre as mesmas,como; custo beneficio em manutenção, conforto, e revenda.

desde já agradeço a colaboração.

Oresman

Resposta

Prezado Oresman,

Inicialmente precisamos fazer algumas ressalvas em relação ao mercado das picapes médias.

Os primeiros modelos que aqui chegaram foram L200 da Mitsubishi, Toyota Hilux, Pickup Nissan e Mazda B 2200.

Das grandes montadoras a Ford foi a pioneira e passou a importar o modelo XL e XLT ambas com motores V6 nas configurações cabines simples e cabine estendida. Esta representa veículos de anos 94 a 96.

A GM disponibilizou sua linha S10 a partir de 96.

Se compararmos o modelo Ford Ranger importado x o modelo S10 nacional não existe comparativos e o modelo Ford leva vantagem em todos os quesitos. Quem já teve um desses modelos importados sabe bem ao que estou me referindo. Andar num veículo deste é muito parecido com um automóvel. A qualidade destas picapes americanos é sem sombra de dúvida excelente. Somente como exemplo estas picapes eram os veículos desta categoria mais vendidos nos EUA e só isto já representa um passaporte para atestar a qualidade do veículo.

Infelizmente era importado e a montadora sabia que precisava de um produto com maior volume de vendas e preço mais competitivo para atender o mercado local. No início de 97 a Ford passou a trazer sua linha Ranger da Argentina com motorização 2.3 cilindros. Ainda que estamos falando de um veículo importado, como temos relações comerciais a acordos bilaterais com os países da América Latina os veículos provenientes da Argentina recebem tributações bem mais inferiores quando comparado com os veículos vindos dos EUA.

De acordo com a Revista Automóvel e Requinte n. 14 março de 98 a Ford passou a disponibilizar a versão de seis cilindros importada da Argentina.

O que nos parece é que ficamos sem a oferta do motor de 6 cilindros quando a Ford passou a trazer as novas picapes da Argentina em 97 (motor 4 cilindros) até o inicio de 98 quando a versão de seis cilindros passou a ser disponibilizada.

Vale lembrar que a importação do modelo da Argentina coincide com a mudança do design do modelo Ford Ranger. As importadas USA são de um estilo e as novas (o design é o mesmo até hoje) já são made in Argentina.

Existem muitas críticas em relação a estas mudanças, pois até os concessionários admitiam que o modelo americano era melhor do que o modelo argentino. Este último estava mais com jeito de picape, ou seja, sua rodagem era mais parecida com uma caminhonete.

Um ponto negativo na versão americana que foi melhorado na versão Argentina era o espaço da cabine interna. Este item deixava a desejar quando se comparava aos concorrentes e a Ford melhorou um pouco.

Acreditamos que você não vá optar pelo modelo americano, pois apesar do veículo ser considerado “estado da arte” em seu segmento você sempre estará mais exposto em relação aos serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada. Manter um veículo importado é sempre mais caro e muito mais difícil.

Vejamos algumas especificações do modelo Ford Ranger V6 “made in Argentina”:

Motor: 6 cilindros em V
Potência: 162 CV a 4.800 rpm
Torque: 31.1 kgfm a 2.750 rpm
Consumo cidade: 6,41 km/l
Consumo estrada: n/d
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,6 seg
Comprimento: 4,763 m
Largura: 1,755 m
Altura: 1,716 m
Tanque: 64 l
Capacidade de carga: 710 kg
Freio dianteiro: a disco ventilado
Freio traseiro: tambor com válvula limitadora de pressão.

Fonte destas especificações: Revista Automóvel e Requinte / março de 98

Vejamos agora uma outra informação importante.

A Revista Auto Esporte todo ano realiza a eleição a Pickup do ano e temos o seguinte cenário para o período de compra pretendido:

Ano 94/95: Ford F1000
Ano 95/96: Chevrolet S10
Ano 96/97: Chevrolet S10
Ano 97/98: Chevrolet Silverado
Ano 98/99: Ford Ranger

A que conclusão chegamos ??? A picape GM é melhor do que a picape Ford. Com certeza estes resultados são também muito apoiados em volumes de vendas e vejamos o cenário Jan / jun 96 e jan / jun 97 das duas picapes:

S10: jan / jun 96: 14.383 unidades vendidas
Ranger: jan / jun 96: 3.071 unidades vendidas

S10: jan / jun 97: 114.390 unidades vendidas
Ranger: jan / jun 97: 6.593 unidades vendidas

Percebe-se que o modelo Ford vem melhorando sua posição de mercado, enquanto que o modelo GM se mantem no mesmo volume de vendas. Este momento coincide um pouco com a chegada dos modelos Ford vindos da Argentina.

Vejamos agora algumas especificações do modelo GM S10:

Motor 4.3 V6
Potência: 180Cv a 4.200 rpm
Torque: 34.7 kgfm a 2.600 rpm
Velocidade máxima: 176,2 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 seg
Consumo: n/d (ainda que não tenha sido informado o consumo deste motor é muito parecido com a Ford Ranger. Deve ficar na casa dos 6 km/l).
Peso: 1.623 kg

Fonte das especificações: Revista Auto Esporte número 402 – novembro / 98.

Manutenção: não existem ressalvas em relação a este item. Ambos os produtos atendem bem as premissas de qualidade e baixo volume de manutenção. Tenha em mente que estamos falando de um utilitário e tudo quando comparado ao veículo de passeio tende a ser um pouco mais caro.

O seguro é um item a ser considerado. Não deixe de fazer uma cotação junto ao seu corretor de confiança. Na proporção custo bem mais caro quando comparado a qualquer um dos seus veículos.

Conforto:

Parte do sucesso destas caminhonetes é que com o passar dos tempos sua dirigibilidade e conformo cada vez mais se assemelha a um veículo de passeio. Ainda assim estamos falando de uma picape, com feixes de molas e suspensão para agüentar mais de 700 kg. A cabine simples também chega a incomodar um pouco, pois não sobra espaço para nada. Fazer compras de supermercado com um veículo deste representa o pior programa.

Seria injustiça falar que uma picape é mais confortável do que a outra. As duas são muito parecidas neste item.

Revenda:

Em nossas consultorias avaliamos muito o cenário da revenda com que acontece no cenário dos novos. Tradicionalmente o que ocorre no mercado dos novos tem uma tendência a se repetir no cenário dos usados.

Vejamos os números de vendas dos dois modelos nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

Chevrolet S10: 24.464 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas

Ano 2001:

Chevrolet S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas

Ano 2002:

Chevrolet S10: 20.130 unidades vendidas
Ford Ranger: 9.084 unidades vendidas

Pelos números acima a GM S10 acaba levando certa vantagem. Percebemos que ambas picapes perderam mercado no ultimo exercício e isto é muito justificado pela lançamento dos novos modelos Toyota Hilux ainda em 2001 e a chegada da nova Nissan Frontier em 2002. Esta última veio para roubar potenciais Clientes da GM / Ford.

Ainda que tenha sido disponibilizada somente na versão diesel e cabine dupla já fez um certo estrago. Nos próximos dias teremos a versão diesel cabine simples e em breve a Nissan Xterra, motorização diesel para concorrer no segmento das SUV (Sport Utility Vehicle). A GM que se cuide com a chegada deste forte concorrente para a sua Blazer S10.

Conclusão:

Ambas opções de compras representam ótimos produtos no segmento que atuam. O maior volume de vendas dá uma certa vantagem para o modelo GM, em contrapartida e modelo Ford tem um design mais bonito.

Particularmente optaria pelo modelo Ford, mas estou baseando esta decisão muito mais no estilo e design do veículo do que outro fator qualquer.

Tanto é verdade que logo na seqüência a GM alterou o design da sua linha S10.

Infelizmente existem opiniões que o modelo atualmente oferecido é m, etc, etc, etc,,,,,,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

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ORESMAN Q. FERNANDES