Pergunta
Nelson,
Depois das informações enviadas, estou pensando em comprar o gol special. Mas, um amigo me disse que o carro não tem muito coisa por dentro (parece com o gol bolinha). Seria um investimento de R$17.000,00 e logo, saindo da concessionária, ele já estaria desvalorizado. Ele acha mais vantajoso comprar um gol 1.0 ( sem ser o special)usado do ano de 2000 – sairia no valor de 17.000,00 financiado.
Qual a sua opinião sobre o investimento no Gol Special? Por que as pessoas falam que ele não tem nada por dentro? O Gol Special tem o de 4 portas? Quanto ao Celta, particularmente acho um carro muito bonito e feminino. Mas a impressão é que ele é um carro frágil. Olhando a lataria, sempre lembro de um isopor. Ou seja, não me passa muita confiança.
Nelson, como negociar a compra de um carro?
Quanto aos acessórios o que é imprescíndivel ter no carro?
Como poderia negociar um bom preço e parcelas menores?
Você teria alguma dica de negociação com o vendedor(a)?
Aguardando seu retorno, mais uma vez obrigada pela atenção,
Teresa
Resposta
Prezada Teresa,
Vejamos algumas considerações:
Quando o seu amigo menciona comprar um usado versus um novo este cenário seria válido se o carro pretendido não tivesse tanto tempo de uso. Você mencionou um carro ano 2000 que dependendo do mês já pode estar completando três anos de vida. Teoricamente já representa um carro muito usado e o perfil do brasileiro é rodar uma média de 12.000 km ao ano.
Existem exceções e eu mesmo tenho um veículo 97 com apenas 9.000 km.
Ainda assim nossa sugestão seria que se a opção fosse por um usado este deveria ser um pouco mais novo, no mínimo ano 2002. Este carro por acaso é do seu amigo ???? É evidente que quando comparamos um novo x um usado, com o mesmo investimento você consegue comprar um usado mais “recheado de acessórios”. Um veículo novo tem a maior desvalorização em seu primeiro ano de vida (em média 15%), ou seja, saiu da revenda +/- perdeu-se este valor. Falo mais ou menos porque não é bem assim.
Um veículo muito novo pode até ter o valor do novo, pois aquela depreciação pode ser compensada por um licenciamento já realizado, e outros acessórios colocados (rádios, alarmes, travas, etc, etc). Estamos falando daqueles seminovos muito novos os chamados “mosca branca”. Infelizmente é muito raro você encontrar este tipo de situação, pois quem tem e anuncia a sua venda a mesma acaba ocorrendo dentro do circulo de relacionamento.
Lembramos que a opção do Gol representava uma alternativa de compra do carro mais vendido em seu segmento, custando apenas R$ 17.000,00. Ninguém faz milagres e o campeão de vendas por este preço tem que ser configurado com poucos opcionais. Pela tabela do Jornal do Carro o modelo Special só é ofertado com 3 portas apenas.
Recentemente a Renault lançou uma versão do novo Clio, oferecendo o mesmo na configuração de três portas e com menos opcionais. Neste novo cenário o mesmo passou a custar algo próximo dos R$ 17 mil quando comprado via internet. Ainda assim você poderia ver o veículo em uma revenda da marca e avaliar mais esta opção.
Acessórios necessários:
Nos dias de hoje a direção hidráulica e o ar condicionado me parecem essenciais. O primeiro diz respeito à dirigibilidade, ainda mais sendo você uma moça. O segundo item de conforto passou a ser considerado como segurança. Com o ar condicionado você pode utilizar o mesmo o tempo todo com os vidros fechados. Isto acaba representando uma segurança adicional nos grandes centros urbanos.
Infelizmente não dá para comprar um veículo 0 km com estes acessórios na faixa dos R$ 17 mil. Neste caso se você optar por estes e não aumentar o seu orçamento previsto precisará considerar um ano de veículo mais antigo.
Como negociar a compra de um bom veículo. Esteja atento as promoções dos jornais classificados de sua região. Se você é da grande São Paulo as melhores opções são a Jornal da Tarde as quartas-feiras, o Estado de São Paulo as quintas-feiras e aos domingos, a Folha de São Paulo aos sábados e domingos e o Jornal Diário de São Paulo nas quartas, quintas, sábados e domingos.
Existem duas boas publicações que trazem classificados de veículos com fotos. São as revistas Select Shop e Revista Vendo Autos. Você as encontra em qualquer banca de jornal.
Uma navegada nestes sites que possuem classificados on line também seria uma outra estratégia de busca. Os melhores são www.webmotors.com.br, www.carsale.com.br, www.autoz.com.br, www.automovel.com.br, www.webcarona.com.br, entre outros. Você tem acesso a diversos anúncios de particulares e lojistas.
Uma vez encontrado a opção veja o preço de acordo com dois sites (www.molicar.com.br e www.fipe.com.br). Estes dois sites trazem cotações de preços de usados e representa uma boa referência de mercado. Você pode argumentar junto ao vendedor sobre os valores encontrados neste dois institutos de pesquisa, incluindo inclusive uma impressão deste documento. Representa uma vantagem junto ao vendedor e mostra que você está “antenada” com o mercado.
Dicas de negociação: talvez você irá precisar de uma opinião de um mecânico de sua confiança quando for comprar o seu usado (mercado de particulares). Como será o seu primeiro veículo acredito que você não tenha este tipo de relacionamento.
Neste caso o lojista passa a ser a segunda opção e a revenda autorizada, que também não deixa de ser um lojista representa uma segurança maior ainda. Só não sei se aquele valor da tabela FIPE ou Molicar estará disponível na loja, ou seja, o negócio dele é vender e comprar automóveis e supostamente estará praticando valores acima deste tipo de tabela. Ainda assim vale tentar, pois o que eles precisam é de potencias compradores como você.
Bom preço e parcelas menores: infelizmente parcelas menores, representam maiores prazos de pagamentos e neste caso aquelas taxas subsidiadas não existem. Fique atenta a este ponto, pois junto aos bancos privados e financeiras as taxas podem passar de 5% ao mês. Neste caso você perceber o que é um mau negócio, pois este incremento no preço final do veículo jamais será amortizado. Aquele financiamento “galinha morta” só esta disponível quando o carro é 0 km e o fabricante está bancando a promoção (mega feirões, mega eventos, queima de estoques, final de semana especial, etc, etc).
As maiorias daqueles sites acima apontadas estão associadas a grupos financeiros, ou seja, uma vez encontrado o seu veículo você pode fazer uma cotação on line de um financiamento associado. Você escolhe o valor da entrada (normalmente é no mínimo 35% do valor do veículo e o restante a ser pago de acordo com seu orçamento).
Em relação ao Celta esqueça esta síndrome da lataria de isopor. Em 2002 o modelo vendeu mais de 110 mil unidades e se fosse tão ruim não alcançaria este expressivo volume de vendas. O Gol vendeu 209 mil e o Palio 129 mil. O bom deste cenário é que o Celta é o único que está numa ascendente de vendas, pois em 2001 o mesmo vendeu 90 mil, o Palio vendeu 163 mil e o Gol 265 mil. Veja que o campeão de vendas (Gol) vem perdendo expressivo “market share” a cada ano que passa……
Uma outra boa alternativa de veículo talvez ainda não pensada seria o Fiesta modelo antigo. Com a chegada do novo modelo a antigo caiu muito de preço, mas representa um excelente veículo. Tanto é verdade que a Ford continua a utilizar a motorização Zetec Rocan do modelo antigo no modelo novo. Este motor sempre representou uma das melhores motorizações no segmento dos carros 1.0. O seguro deste veículo é um dos mais baixos da categoria.
Esta é outra conta que precisa ser feita. Uma vez decidido pelos modelos você precisa fazer uma cotação de seguros junto ao seu corretor ou em alguns sites que trazem esta cotação on line. Digite seguros em qualquer buscador e uma infinidade de alternativas irão aparecer. Às vezes o veículo escolhido tem uma apólice tão cara que vale mais a pena comprar o outro modelo, mas caro ou mais barato.
Lembre-se que este Fiesta antigo já foi substituído pelo novo, mas a Ford tenciona continuar com a produção de ambos, pois são veículos destinados a segmentos específicos. O modelo antido pertence ao segmento de entrada dos carros populares. Ainda que o design do mesmo não seja muito animador não existem ressalvas em relação à qualidade do veículo. “Deixe um Ford surpreender você”. Este já foi o lema da Campanha anterior e na maioria das vezes acontece mesmo.
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Permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Oi Nelson,
Muito obrigada pela atenção e dicas. Já comentei sobre o site com dois amigos.
Teresa