Pergunta

Obrigada pelas dicas.

Elas estão sendo muito importantes em minha decisão na compra do primeiro carro. O fato de ser mulher, solteira… significa muito, pois nós, mulheres, ainda não estamos totalmente inteiradas no segmento automobilístico.
E sendo solteira, significa que toda a escolha, a manutenção, etc… ficarão em minha inteira responsabilidade.
Compreende, né?

Me disseram que os carros da VW ainda são a melhor opção por causa da mecânica: qualquer um sabe mexer e as peças são mais baratas.

Isso é verdade?

Quanto ao meu orçamento, estou procurando juntar uns 15 mil e comprar o carro à vista.
Novo, preferencialmente

Márcia Seixas

Resposta

Prezada Márcia,

A síndrome dos carros VW melhores de mercado devido a fácil manutenção já não existe mais. Isto era verdade quando você comparava um Fusca com um Fiat 147. Como o carro da Fiat era muito novo em termos de mercado com algumas inovações tecnológicas as pessoas justificavam a falta de capacitação profissional para mexer nestes novos veículos com as facilidades de manutenção nos nossos carros mais antigos.

É evidente que se você comparar um Santana 0 KM, com um Honda Civic 0 km ou Toyota Corolla 0 km (todos estes pertencem ao mesmo segmento dos Sedans médios) o modelo VW é de maior conhecimento dos profissionais especializados, possui menos tecnologia embarcada e está no mercado há mais de 15 anos.

Ainda assim naquele segmento de carros 1.0 todos eles tem fácil manutenção e o Gol já perdeu este apelo para os carros concorrentes.

Sua escolha por um 0 km é a melhor possível. Talvez com seus R$ 15.000,00 as opções passam a ser menores e você se encaixa mais naquele segmento de entrada. Uma sugestão que precisa ser avaliada e talvez represente um maior investimento seria a opção de um carro com direção hidráulica e ar condicionado. O primeiro item significa um conforto ao dirigir e o segundo de conforto passou a representar uma Segurança adicional nos dias de hoje, além é claro do conforto. Além disso, no mercado de usado o ar condicionado passou a ser bastante procurado, ou seja, pode representar um diferencial considerando uma venda futura.

Se você pretende comprar um carro 0 km, não deixe de considerar estas mega promoções ou campanhas corporativas que os fabricantes costumam realizar. Neste tipo de evento é comum encontrarmos condições especiais de pagamento, considerando inclusive o financiamento com juros subsidiados. É comum encontrarmos taxas menores do que 1%, que para o financiamento de um bem durável nos parece um excelente negócio.

Desta maneira você até poderia pensar em aumentar o seu orçamento previsto, pois neste tipo de situação a entrada é no máximo 60% do valor do veículo e o restante pago em 12 parcelas iguais.

Vejamos alguns destes exemplos publicados nos classificados do último domingo:

Linha GM:
Celta (IPVA grátis)
Astra e Meriva (juros de 0 %)

Linha VW
Gol Power 1.6 (juros de 0,98% ao mês)

Linha Ford:
Focus, Ford Ka e novo Fiesta (juros de 0% ao mês).

Linha Fiat
Uno Mille (taxa de 0,85% ao mês)

Infelizmente no próximo final de semana serão poucas as chamadas campanhas corporativas ou mega feirões, devido ao feriado de 1 de maio. Ainda assim fique atenta nos jornais que possuem classificados de veículos em sua região.

Se você é da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, as melhores opções são a Folha de São Paulo e Diário de São Paulo no sábado e a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo no domingo.

Também pode considerar uma navegada nestes sites que possuem classificados de veículos. Os melhores são www.carsale.com.br, www.webmotors.com.br, www.automovel.com.br, www.autoplaza.com.br, www.autoz.com.br, entre tantos outros.

Lembre-se que estas taxas especiais de financiamento só são encontradas quando as montadoras entram no negócio para avalancar as vendas e acabam subsidiando o negócio. A maioria dos sites informados possuem relação com instituições financeiras mais os juros representam taxas normais de marcado que na maioria das vezes irá superar os 3% ao mês.

Ainda assim é uma boa alternativa para procurar valores de veículos 0 km.

Vamos nos falando. Não deixe de nos avisar quando você encontrar o carro pretendido.

Vamos avaliar em detalhes a sua opção de compra.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento