Pergunta

Quais as vantagens e desvantagens entre:

Corsa 1.0 2003 modelo novo e Fiesta 2003 modelo novo.

Preço , desempenho . etc.

Grato,
Micaelce Gonçalves Santana

Resposta

Prezado Micaelce,

Até 2002 quando analisávamos o mercado dos carros com motor 1.0, nossa escolha era para o modelo Peugeot 206.

Em 2002 com os novos lançamentos da industria automotiva (novo Corsa, novo Fiesta e novo Pólo) nossa opinião mudou um pouco. Não que o modelo Peugeot 206 seja inferior a estes novos modelos, mas nos dias de hoje com um mercado em forte concorrência a escolha por um modelo mais novo e com boa aceitação de mercado, acaba representando menores desvalorizações futuras.

O Peugeot 206 já tem 4 anos de vida e a mídia especializada já aponta uma remodelagem no modelo em função destes fortes concorrentes. Como o modelo é mundial na Europa o mesmo já sofre concorrência do recém lançado Citroen C3. Aqui no Brasil este cenário tem tudo para ser repetido.

Novo Polo, Novo Fiesta e novo Corsa:

Quando os três foram lançados era muito difícil achar qual o mais bonito. Com certeza o que diferencia estes novos produtos é o design, pois aspectos de mecânica, desempenho, economia, durabilidade, consumo, são premissas de qualquer automóvel nos dias de hoje. Aquela montadora que não atender estes quesitos pode fechar as portas.

Novo Polo:

A VW sempre posicionou o seu produto no segmento classificado como Compact Premium. Neste sentido ainda que com motor 1.0 o modelo estava na faixa superior deste segmento. Com as mudanças na forma de cobrança do IPI aquele veículo com motor 1.0 mais caro teve seu preço muito próximo do veículo com motor 1.6. Resultado: a VW por hora deixou de oferecer ao mercado o seu Pólo com motor 1.0

Restaram apenas o novo Corsa e o novo Fiesta:

A Ford aposta muito neste produto que representa o primeiro veículo do Projeto Ford Amazon (fabrica da Ford em Camaçari – Bahia). Desta fábrica e desta plataforma ainda sairão mais 4 modelos. O segundo modelo é o recém lançado Ford Eco Sport.

O sucesso destes dois modelos é tão grande que a Ford já tem 12% do mercado local. Antes destes dois produtos sua participação havia caído abaixo dos 7% e a Renault estava bem próxima da Ford.

A versão do Fiesta Supercharger representava uma estratégia da Ford para oferecer um veículo com motor 1.0 (que paga menor alíquota de IPI), mas oferece potencia de motor 1.6 (que paga maior alíquota do IPI). Com as mudanças nas regras desta forma de cobrança esta grande vantagem já não existe mais, mas ainda assim muitos consumidores acabam optando por esta motorização.

Como você esta falando do novo Corsa motor 1.0, temos que compara-lo com o novo Fiesta de motor 1.0.

Seria uma injustiça falar mal ou criticar qualquer um dos modelos e neste sentido vamos ver os volumes de vendas dos modelos que representa um termômetro de nosso mercado.

Unidades vendidas em 2002:

Chevrolet Corsa Hatch: 34.987 unidades
For Fiesta: 61.279 unidades
Chevrolet Corsa Sedan: 94.979 unidades

Unidades vendidas em 2003:

Chevrolet Corsa: 27.856 unidades
For Fiesta: 18.457 unidades

Infelizmente os números não são muitos claros, pois com a briga mais acirrada entre montadoras os números muitas vezes são mascarados, ou seja, a família Corsa não está sendo mais apresentada em modelos Hatchs e Sedans. Com certeza a maior parte dos 27 mil Corsas vendidos são do modelo Sedan, enquanto que o Fiesta a grande maioria do numero diz respeito ao novo modelo Fiesta.

Também temos que levar em conta que nestes números estão também embutidos os veículos mais antigos de ambas as famílias, ou seja, aqueles Fiestas Classics e os Corsas Sedans de modelo antigo.

Ainda assim nitidamente o modelo Ford Fiesta teve melhor aceitação junto ao mercado quando comparado ao modelo da GM. Com certeza o modelo GM representa um excelente produto, mas seu design não chegou a agradar.

Vamos anexar uma tabela comparativa que mostra os veículos 1.0 e suas especificações.

Se pudermos opinar nesta sua compra o modelo Ford Fiesta nos parece um melhor negócio.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento