Pergunta

Estou em dúvida em adquirir um Ford Focus Hatch 1.8 5P e um GM Astra Hatch 5P 2.0 ?

Qual dos dois possuem melhor relação custo/beneficio?

E quanto ao valor de revenda?

Qual a diferenca de desempenho de um motor 1.8 16v comparado com um 2.0 8v ?

Edson Ceroni

Resposta

Prezado Edson,

Muitas de nossas consultorias são respondidas apoiadas em volumes de vendas. De uma certa maneira este tipo de informação acaba também respondendo ao seu questionamento de valor de revenda, pois o que ocorre no mercado de novos tem uma tendência a ser repetir no mercado de usados:

Vejamos alguns números:

Ano 2000:

Chevrolet Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Ford Focus Hatch: 886 unidades vendidas (coincide com o lançamento do modelo em nosso mercado)

Ano 2001:

Chevrolet Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Ford Focus Hatch: 9.912 unidades vendidas

Ano 2002:

Chevrolet Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Ford Focus Hatch: 10.169 unidades vendidas

Ano 2003 (até maio):

Chevrolet Astra Hatch: 14.857 unidades licenciadas (representa os modelos Hatch e Sedans)
Ford Focus Hatch: 5.971 unidades licenciadas

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

Nitidamente o modelo Astra Hatch vem numa descendente de vendas.
O modelo Focus Hatch apesar de ainda não ter alcançado o volume de vendas desde concorrente está numa ascendente de vendas. O resultado de 2002 foi um pouco superior ao de 2001 e se considerarmos que em 2002 a industria local disponibilizou importantes lançamentos (Novo VW Pólo, Novo Fiesta, Novo Corsa, Novo Toyota Corolla, Peugeot 307, etc, etc) este resultado é ainda melhor e mais importante.

Infelizmente em 2003 os números apresentados pela Anfavea estão um pouco mais difíceis de serem analisados, pois as montadoras uniram as suas famílias de veículos em uma só rubrica, ou seja, aquilo que se refere à família Astra, consta todos os modelos da mesma e assim por diante para os Corsas, Focus, Mareas , etc, etc.

Custo / benefício:

De acordo com o Jornal do Carro os modelos pretendidos tem o seguinte valor / referência:

Astra 2.0 Hatch R$ 33.887,00
Ford Focus 16V (1.8) Hatch R$ 38.015,00

Com certeza estes números são apenas referência de preços e num momento onde os pátios das montadoras estão cheios é comum os chamados mega feirões onde condições especiais de compra e financiamento são oferecidas.

Neste final de semana a GM iria fazer o seu chamado feirão dentro da fábrica. A Ford também tem apresentado promoções corporativas e o modelo Focus (Sedan / Hatch) tem sido apresentado como uma das opções de compra.

Vale uma pesquisa de preços em sua região e principalmente naquelas publicações que mantem classificados de automóveis. Se você é da grande São Paulo, não deixe de ver o Estado de São Pulo, Folha de São Paulo e Diário de São Paulo (todos na edição de domingo).

Desempenho:

Astra Hatch 4 portas:

Motor 2.0
Potência: 116CV a 5.200 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 2.400 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 seg
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo Urbano: 8,9 km/l
Porta malas: 370 litros

Fonte: Jornal da Tarde – Caderno Jornal do Carro – 01 janeiro de 2003

Ford Focus 1.8:

Potência: 115 CV a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm a 4.400 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 seg
Velocidade máxima: 194 km/h
Consumo Urbano: 10,1 km/l
Consumo rodoviário: 14,8 km/l
Porta malas: 350 litros

Fonte: Revista Motor Show – Edição 234 – Setembro / 02

Acreditamos que as informações acima respondem os seus questionamentos.

Qual veículo comprar:

Aqui vale algumas ressalvas:

Estamos falando de dois modelos que estão passíveis a mudanças estéticas no curto espaço de tempo.

A VW já sinaliza com o seu novo Golf geração V, pois o carro mais vendido da montadora em volumes mundiais já começa a sofrer uma maior concorrência dos recém lançamentos da industria (Fiat Stilo, Peugeot 307) e os novos a serem lançados (Novo Astra, Novo Focus, Novo Citroen C4, etc, etc). Ainda que estes novos veículos estejam previstos para os outros mercados, em pouco tempo os mesmo já devem estar fazendo estréia em nossas ruas, pois o conceito atual da industria automobilística é a fabricação de veículos mundiais, sendo fabricados em poucas unidades e atendendo maiores mercados.

Se sua intenção é de comprar um veículo 0 km, talvez vale a consideração de compra de um veículo ou modelo mais novo. O Fiat Stilo é um exemplo de opção e não pense que trabalhamos para a Fiat.

Veja uma matéria publicada recentemente sobre o Ford Focus. Perceba que o novo modelo deve demorar um pouco para desembarcar em terras locais, mas já existem indícios destas futuras mudanças:

Focus vai ganhar nova versão

O Focus que atualmente é vendido na Europa e também no mercado brasileiro está com os dias contados: o novo Focus já tem data para estrear “internacionalmente”. A Ford pretende mostrar o novo carro na próxima edição do sempre esperado Salão de Genebra, que acontecerá na Suíça em março de 2004. O início da produção do modelo, porém, está previsto somente para agosto do ano que vem, o que leva a crer que só chegará às revendas européias da Ford no início de 2005.

Além disso, o novo Focus naturalmente dará origem a novas versões sedan e a uma inédita station wagon. Mas ambas só deverão estar “prontas” mesmo em meados de abril de 2005. Além da “cara” nova, a linha Focus também vai ganhar nova opção de motorização: uma unidade com 2,3 litros de capacidade volumétrica e 150 cv de potência máxima.(Auto Press/Luiz Fernando Lovik)

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento