Pergunta
Gostaria de saber qual marca de carro tem as pecas mais baratas do brazil, entre Fiat e Volks.
Qual custo de manutencao é mais caro?
Glauber Portela
Resposta
Prezado Glauber,
Com certeza ambas as marcas, Fiat e VW tem custos de manutenções muito próximos. Se pensarmos em volumes de vendas, nos dois últimos anos a Fiat superou a VW e parte de sucesso diz também aos serviços de pós-venda da montadora mais recente.
No inicio da operação Fiat no Brasil comentou-se um pouco de custo de mão de obra mais cara e inferior qualidade de seus produtos. Agora a Fiat oferece carros mundiais, cresceu suas revendas autorizadas, investiu em treinamento, distribuição de peças de reposição, etc, etc. Desde 1982 quando passou a oferecer a linha Tempra, representava o mesmo veículo que era oferecido em outros mercados. A Linha Palio seguiu o mesmo conceito de produto mundial, linha Marea e agora a linha Stilo.
Só isto já seria um atestado para comprovar a qualidade do produto Fiat.
Com a VW não é muito diferente. Infelizmente nos últimos anos a montadora se acomodou um pouco e a sua posição de numero um, neste ano já é ameaçada pela montadora GM. Ainda assim já vemos um movimento de retomada de mercado, com lançamentos de carros mundiais e de sucesso (linha Pólo Hatch e Sedan) e novo projeto TUPI – 249 entre outros.
A produção de nosso Golf em São José dos Pinhais – Paraná é exportada em 40% para os EUA e Canadá, e acaba também representando a qualidade do produto “made in Brasil”.
Qualidade de um veículo e custo de manutenção são nos dias de hoje, premissas de qualquer automóvel. Uma montadora que não atender estes requisitos, com certeza estará com dos dias contados. É evidente que um Uno Mille deve ter custos mais baratos quando comparado à linha Marea, enquanto que um Gol, é mais em conta quando comparado com a linha Passat, esta ultima ainda sendo importada. Por outro lado a Fiat mantem a bandeira Alfa Romeo no Brasil e estes veículos importados tem uma tendência de maior custo operacional, frente à disponibilidade de itens de reposição e mão de obra mais em conta de nosso mercado local.
Se estamos falando de carros na linha de entrada (Gol, Fiat Uno e Fiat Palio) é provável que a VW tenha um custo menor de peças e mão de obra, em compensação o seu modelo de sucesso de vendas no mercado, possui uma apólice de seguros mais cara. Não tem jeito, se é o mais vendido, está mais exposta a roubos, assaltos e colisões e isto acaba representando um maior custo na formação de custos das apólices de seguros.
Você pode fazer uma cotação de alguns itens de reposição do veículo pretendido (pastilhas de freios, óleo, filtros, correias, aquelas consideradas como consumíveis), além do valor do custo de mão de obra na revenda autorizada de sua região ou preferência. Os preços de seguros também fazem parte de qualquer estudo de custos sobre modelos. A garantia dos modelos é na maioria das vezes a mesma, mas a linha Marea da Fiat oferece dois anos de garantia de fábrica. A partir daí considerar modelos pretendidos e perceber qual opção é mais cara ou mais barata. Com certeza haverá um empate técnico, pois estamos falando de grandes montadoras, já bem posicionadas no mercado, com sua rede de autorizadas muito bem distribuídas, etc, etc.
Seria mais difícil um comparativo das 4 grandes (Ford, Fiat, GM e VW) com as chamadas recém chegadas no mercado (Peugeot, Renault, Citroen, Toyota, Honda, Nissan, entre outras). Ainda assim o que vemos é um certo sucesso destas novas montadoras, não só pela qualidade indiscutível de seus produtos, como também uma estratégia de conquistar novos Clientes e possivelmente fidelizar os mesmos.
Conforme já havíamos comentado fazer carros bons é premissa de qualquer montadora mundial. O que vai diferenciar um pouco, são os serviços de pré-venda e pós-vendas, as novidades do mercado, pois a industria automotiva vive um pouco em função disto.
O sucesso do Peugeot 206 em nosso mercado é um resultado deste conceito de novidade, Ford EcoSport vive um pouco este momento, o Renault Scénic no passado também foi a pioneiro no conceito no monovolume familiar, Chevrolet Bazer por mais de 7 anos reinou sozinha no mercado dos Sport Utilities nacionais e agora passa a sofrer uma maior concorrência, o Toyota Corolla foi lançado em junho do ano passado a até hoje a propaganda vinculada na mídia fala do novo modelo do Toyota Corolla. Já foram mais de 12 meses de sucesso absoluto de vendas, mas ainda assim nos deixamos levar pelo conceito de novo e pela utilização de uma campanha publicitária muito bem realizada, com a participação inclusive de consagrados atores de cinema.
Tudo é válido, considerando é claro as premissas de um excelente veículo. Bom desempenho, baixo índice de falhas, representando um custo de pós-venda bem razoável, baixa desvalorização, boa aceitação de mercado, baixo consumo de combustível, etc, etc. Atendendo todas estas premissas e sendo oferecido numa excelente condição comercial, com certeza representa uma receita de sucesso de qualquer industria, serviço ou outra atividade qualquer.
Não se preocupe com os produtos VW e Fiat. Você não terá problemas de manutenção, quando o assunto trata de custos relacionados.
Observação: parabéns pelo seu veículo atual. Este sim deve ter um custo mais elevado no pós-venda, pois representa um modelo não trazido de forma oficial pela Toyota do Brasil. Também não tem jeito. O “fuja do rebanho” tem os seus custos associados. Só aquele aerofólio traseiro e o conjunto ótico do veículo são um show a parte…….
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento