Pergunta

Prezado Nelson

Bom dia,

Minha dúvida hoje é a respeito da preferência entre o CELTA, 1.0, 4p, e o CLIO, 1.0, 4p, 8V. ano 2003 os dois, já que você disse que o carro zero é sempre o melhor, resolvi financiar um pouco mais.

Estive olhando os dois, lembra que eu te perguntei sobre o sistema de suspensão do CELTA? Pois é. Confesso que gostei mais do acabamento do CLIO, sendo que o preço está mais ou menos equivalente. O que você acha, em relação a mercado, produto e preço. Aguardo sua resposta.

Grata.
Tenha um bom dia,

Fátima.

Resposta

Prezada Fátima,

Esta é fácil de ser respondida.

Coincidência ou não o Jornal Folha de São Paulo – Caderno do Automóvel no dia de ontem fez uma reportagem comparativa sobre o Celta, Gol Geração II e Fiat Uno Mille.

Nitidamente a mesma apresenta aquilo que já havíamos falado, ou seja, o modelo GM Celta está posicionado na entrada do segmento dos veículos com motor 1.0.

Já o modelo Renault Clio está no meio deste segmento, considerando ainda o lançamento do novo modelo Authentique de duas portas e motor de 8V. No início deste ano por ocasião da reformulação da linha Renault Clio o fabricante tratou de oferecer ao mercado um modelo mais em conta e parece que a estratégia passa a dar resultados. Quando você compara um Celta com o Renault Clio, é este tipo de situação e momento que o fabricante espera.

Não há duvidas. Se ambos os carros te agradam a opção pelo Renault Clio nos parece mais correta. Particularmente sempre fui meio fã do modelo Clio, e o mesmo só não teve mais sucesso, pois seu lançamento de vendas coincidia com a chegada do Peugeot 206 em nosso mercado e este outro modelo francês parece que caiu mais no gosto do consumidor brasileiro.

A Renault veio para ficar, já produz dois modelos em nosso mercado (linha Scénic e linha Clio) e com certeza deve ter planos futuros de novos lançamentos. Recentemente a estratégia de expansão foi realizada em cima da marca Nissan, pois a montadora francesa é dona de uma boa parcela desta. Esta cooperação operacional trará excelentes resultados para quem está chegando ao mercado.

Vejamos agora algumas especificações dos modelos:

GM Celta:

Motor 1.0
Potência: 70CV a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm
Porta malas: 260 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,95 seg
Consumo urbano: 12,90 km/l
Consumo estrada: 17,80 km/l
Fonte especificações: Jornal Folha de São Paulo – 20 julho de 2003

Renault Clio Authentique de 16V:

Motor 1.0
Potência: 70CV a 5.800 rpm
Torque: 9,5 kgfm a 4.200 rpm
Porta malas: 255 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,5 seg
Velocidade máxima: 162 km/h
Consumo urbano: 13,40 km/l
Consumo estrada: 19,70 km/l

Fonte especificações: Jornal da Tarde – Caderno Jornal do Carro

Vamos nos falando,

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento