Pergunta
Ola, sou amigo do Celso Lima que me indicou vc para me auxiliar a tirar uma dúvida….
Pretendo trocar meu Bora 2001 por um Stilo 1.8 – 8V – 2003 ( completo), este tb usado com 10.000km, financeiramente fica elas por elas, mas gostaria de saber isto será um bom negócio, não tenho queixa do Bora, é um ótimo carro, mas é um carro 2001…
Desde já agradeço !
Mauricio Brito
Resposta
Caro Maurício,
Com certeza a escolha do seu novo veículo é bem acertada.
A VW já tenciona o lançamento do novo Golf Geração V pois sua participação no mercado europeu diminuiu em muito e muito disto se justifica em função da chegada do novo Fiat Stillo. A VW tem 22% de seu marjet share de vendas em cima da família Golf, ou seja, é um produto que precisa ser competitivo o tempo todo. Novos lançamentos já estão fazendo estragos nesta participação (Fiat Stilo, Peugeot 307, Citroen C4, Novo Ford Focus, Novo Opel Astra entre outros).
Em 2002 a Fiat vendeu exatos 8.166 unidades do Stilo. O mesmo foi lançado e disponibilizados nos últimos 4 meses do ano. Só como comparativo o grande campeão deste segmento, o VW Golf vendeu 27.555 unidades, considerando todo o ano sendo ofertado, ou seja, os resultados são muito parecidos e representa um sucesso de mercado.
Em 2003 (até maio) o Golf totaliza 8.340 unidades emplacadas, contra 7.025 unidades do Fiat Stilo.
Este cenário já mostra um excelente resultado do fabricante de Betim que conseguiu ofertar no mercado um verdadeiro concorrente ao produto VW.
Ainda como referência o Brava no ano de 2001 vendeu 12.207 unidades, contra os 32.635 unidades do VW Golf.
Nada como um bom volume de vendas para explicarmos os posicionamentos dos veículos nos segmentos em que atuam. Nitidamente antes da chegada do novo Fiat Stilo e Fiat não tinha um competidor a altura no segmento dos hatchs médios. Hoje o sucesso de vendas do modelo da Fiat já mostra uma estratégia correta.
Não é a toa que nos dois últimos anos a montadora de Betim é a que possui o maior market share de nosso mercado. Para piorar ainda mais, mas parciais de 2003 a VW aparece na terceira posição, atrás da Fiat e GM. O novo VW Tupi (projeto 245) representa parte da estratégia da montadora alemã para conquistar a sua anterior posição de líder.
VW Bora:
Sempre gostei muito do veículo, até porque nos EUA o mesmo é vendido com grande sucesso sob a denominação de Jetta. Porque não teve o sucesso em nosso mercado. Primeiro o veículo é importado do México e isto acabou representando um maior custo e um elevado preço final. Tentando diminuir os valores de partida do veículo (FOB) optaram pela configuração de um motor 2.0 de 116CV. Não que o motor não esteja a contento, mas carros desta categoria oferecem potencias acima da casa dos 140CV.
Somente como exemplo o Fiat Marea oferece uma motorização 2.4 de 160CV. Quando comparamos com o desempenho de seu veículo e na faixa de preços que o mesmo é oferecido o sucesso de vendas é difícil de ser atingido. Tanto é verdade que para avalancar as vendas do modelo a VW sempre precisou fazer campanhas corporativas e subsidiadas para o mesmo. Com o aumento do dólar os veículos eram oferecidos por mais de R$ 60 mil reais (fora de mercado). Recentemente a VW ofereceu os veículos em configurações bem completas por R$ 49 mil reais. Neste valor o mesmo começa a fazer sentido, mas sempre existiram aquelas ressalvas de um modelo importado, com custos de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição, mão de obra especializada) mais caros, maior apólice de seguros e o que é pior a continuidade ou não da permanência do modelo em nosso mercado. Como o modelo não atingiu o sucesso de vendas esperado, sempre ficará pendente a estratégia a ser adotada pelo fabricante. Recentemente assinamos um acordo bilateral com o México e isto pode representar valores mais competitivos para os veículos importados daquele País.
O Bora pode colher os frutos desta assinatura, resta saber se o modelo já passou de seu momento de vendas.
Vale lembrar também que você está saindo de uma categoria de veículo e dando um “down grade” de segmento. A simples transação comercial já mostra isto, pois está trocando um modelo 2001 por um modelo 2003, sem custos adicionais. Ainda assim consideramos a estratégia futura uma boa opção, pois o modelo escolhido tem um ótimo posicionamento atual no mercado e o modelo atual possui ressalvas futuras.
Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:
# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida. No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.
Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.
Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.
Segue anexo uma tabela com algumas informações sobre o carro pretendido (Fiat Stilo).
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Gostei muito das dicas !!
Quem me indicou foi um amigo seu, o Celso Lima !
Acho que vou trocar mesmo….
Grato,
Mauricio Brito
Gerente de Negócios