Pergunta

Estou interessado em passar para o segmento mini-vans. Gostaria de pedir um comparativo Scenic x Picasso x Zafira, ano 2003, mod. 2004.

Gostaria, se possível, que incluíssem no comparativo preço de Manutenção e que informassem previsão de mudanças desses modelos.

Muito obrigado!

Hudson Marques Junior

Resposta

Prezado Hudson,

Muitas de nossas consultorias são baseadas em volumes de vendas que de certa forma atestam o comportamento do mercado e o posicionamento dos veículos em seus segmentos.
Já respondi diversas consultorias para internautas perguntando sobre estes três modelos no segmento das minivans e tive opções de compras em todos as opções. Na verdade estamos falando de carros mundiais, fabricados por grandes montadoras e sem dúvida o que mais irá determinar a sua opção de compra será pelo gosto pessoal do mesmo.
A GM foi à última a lançar a sua opção de compra neste segmento e nitidamente seu modelo parece um pouco mais defasado em relação aos concorrentes. Em contrapartida é a única que oferece espaço para sete passageiros. Ainda assim o que irá justificar a opção de compra por este modelo será o tamanho de sua família. Com o lançamento da nova Meriva a GM coloca este veículo para concorrer com o Citroen Picasso e Renault Scenic. Nos parece um pouco de pretensão da GM mas inda assim como o seu modelo carrega mais passageiros a montadora utiliza este argumento. Vejamos agora os volumes de vendas:

Ano 2000:

GM Zafira: não era ofertada
Renault Scenic: 15.438 unidades vendidas
Citroen Picasso: não era ofertada

Ano 2001:

GM Zafira: 13.522 unidades vendidas
Renault Scenic: 17.333 unidades vendidas
Citroen Picasso: 8.126 unidades vendidas

Ano 2002:
GM Zafira: 12.051 unidades vendidas
Renault Scénic: 13.396 unidades vendidas
Citroen Picasso: 12.463 unidades vendidas

Ano 2003 (até julho):

GM Zafira: não aparece na lista dos 30 veículos mais vendidos12.051 unidades vendidas
Renault Scenic: 5.933 unidades vendidas
Citroen Picasso: 6.116 unidades vendidas
GM Meriva: 11.398 unidades vendidas.

Colocamos a GM Meriva na lista para demonstrar que o modelo acabou tirando potencias compradores das opções anteriores. Nitidamente o que mais justifica este cenário é o preço com que o Meriva aparece no mercado. É no mínimo uns R$ 4.000,00 mais baixo que o modelo de entrada do segmento (Scénic com motor 1.6).

No mês de setembro a Zafira vendeu exatas 736 unidades. Fazendo uma conta rápida seu percentual de vendas até julho deve bater na casa dos 5 mil unidades. Ainda que não seja exato mostra que o modelo tem sua participação expressiva neste mercado. Como também é o mais caro, nos parece um bom posicionamento.

Recentemente a Citroen anunciou que também deve estar oferecendo o seu Picasso com motor 1.6, derivado do veículo C3. Este lançamento está previsto somente para o final de 2004 ou início de 2005. O câmbio automático também será outro lançamento do fabricante francês pois os outros dois concorrentes já oferecem esta opção ao mercado.

Quem vai mudar:

A Renault Scenic foi reestilizada no início do ano no mercado Europeu a deve ser trazida para cá já em 2004.

A Zafira também recebeu mudanças no design neste mercado, mas a GM até o momento não se pronunciou se irá trazer ou não estas mudanças. A mídia impressa mostra que a versão 2004 deste modelo trará apenas algumas mudanças (veja texto abaixo). Perceba que os volumes atuais de vendas não justificam grandes mudanças. Só mesmo o board da Companhia é que sabe se o mercado absorve os investimentos necessários para depreciar estas mudanças de design e qual seria o volume mínimo permitida para se manter uma linha em produção sem estas alterações. No mercado de automóveis quanto mais tempo um veículo for comercializado sem as alterações, melhor para a montadora. Resta saber qual é o momento das mudanças para que o modelo não perca o seu posicionamento no segmento. O Vectra em 2000 era o campeão de vendas de seu segmento, com mais de 30 mil unidades vendidas. Em 2002 o modelo não passou de 7.000 unidades e nitidamente o segmento dos Sedans médias atualmente é abastecido por Toyota Corolla e Honda Civic. Parece-me que a GM sofreu grande perda num segmento que detinha a primeira posição de vendas. Ainda que a Zafira perca em seu segmento o recém lançamento da montadora (GM Meriva) acaba compensando tal perda.

Citroen Picasso: Apesar de seus dois anos de mercado, nada indica que a montadora irá mexer em seu design. Estudos mostram que o modelo ainda possui um apelo forte de design mais moderno. Seguindo uma lógica as opções atuais GM Zafira e Renault Scénic é que devem correr atrás de um design mais moderno. Também existem controvérsias em relação ao modelo Picasso, pois existem pessoas que não gostam de seu estilo muito futurista ou muito moderno. Por isso os outros modelos também têm suas expressivas participações de mercado.

Manutenção mais cara: estamos falando de excelentes veículos e o que define em parte este cenário é o pós-venda (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) dos modelos. Desconhecemos qualquer problema relacionado a um ou outro modelo. Acreditamos que ambos terão os custos muito próximos.

Talvez uma ressalva a considerar é o numero de reclamações das montadoras. O Jornal da Tarde – Caderno de veículos traz uma tabela que mostra um ranking das reclamações para cada 10 mil automóveis comercializados. Vejamos os resultados da edição de hoje, dia 15/10:

Peugeot: 15,3
Renault: 11,8
Ford: 6,1
VW: 3,6
Fiat: 3,4
GM: 2,6
Citroen: 1,2

Há três meses atrás a Citroen aparecia no top desta lista junto com as outras montadoras francesas ou recém chegadas. Nitidamente o cenário parece que melhorou mais ainda assim são apenas especulações. Renault e Citroen têm seus negócios muito focados no segmento das minivans que de certa forma acabam traduzindo estes números. Já a GM vende muito mais, outros modelos de veículos, mas ainda assim apresenta um bom resultado.

Vamos anexar uma tabela comparativa utilizada em outra consultoria. Existem algumas mudanças, entretanto servirá para uma primeira avaliação de compra e início de estudos.

Texto Adicional sobre a Zafira:

Zafira 2004 só tem novidades entre os opcionais:

A Linha 2004 da Chevrolet Zafira chega às lojas sem grandes mudanças. Por enquanto, somente a lista de opcionais foi ampliada, com a inclusão, no pacote CD, de novas rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55R16 e acabamento dos bancos e do painel das portas em couro de duas tonalidades. O modelo conta ainda com três novas opções de cores: azul Perseus (perolizada), bege Nevada (metálica) e cinza Colima (metálica), que somam-se às atuais branco Mahler (sólida), preto Liszt (sólida) e prata Escuna (metálica). Desta forma, a GM adia as mudanças mais significativas na minivan lançada em abril de 2002 no mercado nacional (já vendeu 30 mil unidades), o que deve ocorrer no começo do ano que vem. Os lojistas da marca dão como certo uma leve reestilização no visual da Zafira e também a substituição dos atuais motores para outro também 2.0 só que com a tecnologia bicombustível – a exemplo do que a GM vem fazendo com outros de seus veículos. Os preços se mantêm para a linha 2004: pela tabela, parte na versão 2.0 8V de R$ 49.328,00 e de R$ 52.598,00 para a 2.0 16V. (Jornal da Tarde)

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento