Pergunta

Continuo avaliando a troca do automóvel de minha esposa e gostaria de receber uma avaliação do Nissan XTerra e, se possível, um comparativo considerando a GM Tracker e a Mitsubishi TR4.

Muito obrigado,

João Zaidan

Resposta

Caro Zaidan,

Vejamos as considerações sobre o modelo pretendido.

O Nissan Xterra representa o segundo modelo que a montadora produz no Brasil, sendo que este já havia sendo lançando nos EUA há pelo menos três anos com grande sucesso de vendas. Não seria diferente por estes lados, mesmo representando um veículo considerado muito caro para os padrões brasileiros. Tanto é verdade que as projeçoes de vendas para 2003 representavam um numero próximo de 1.000 unidades. Em quatro meses de vendas a marca conseguiu colocar no mercado 505 unidades. Um bom exemplo deste sucesso de vendas e preocupação dos concorrentes diz respeito à GM. A mesma já diminuiu em mais de R$ 10.000,00 o valor de sua Blazer com motorização a diesel, frente à chegada do concorrente. Durante mais de oito anos a GM Blazer esteve sozinha quando o segmento referenciado era o dos Sport Utilities nacionais. A partir de agora a briga começa a esquentar.

Ainda assim em setembro deste ano foram comercializadas 133 veículos GM Blazer, 136 veículos Mitsubishi Sport e 110 veículos Nissan Xterra.

Parte da dificuldade operacional da Nissan frente à GM diz respeito aos pontos de vendas. Se você quer vender o seu veículo com maior volume precisa ter maior presença de pontos de vendas e assistência técnica. Neste caso a GM possui um total de 502 pontos de vendas, numero que supera a Nissan em mais de nove vezes.

O Mitsubishi Pajero Sport custa uns R$ 20 mil reais há mais que o Nissan Xterra e talvez o que justifique o seu volume de vendas seja a possibilidade do câmbio automático, ainda não disponível na Xterra. Tudo indica que a Nissan estaria considerando uma versão a gasolina e com câmbio automático. Ainda que o modelo atual esteja mais inclinado para a opção Off Road, existem potencias compradores que privilegiam as situações On Road e neste caso o câmbio automático e a motorização a gasolina fazem a diferença. Talvez isto justifique em parte o sucesso de vendas da Pajero Sport.

Segundo a Nissan seu modelo Xterra tem uma proposta Off Road. É na terra que se percebe este diferencial. Sua suspensão é um pouco dura, o motor de 132 CV vibra bastante e tem um elevado nível de ruído.

Talvez este seja o grande problema da Nissan. Para situações verdadeiramente off road o mercado oferece opções tão boas e muito mais em contas (ex. Troller, Land Rover Defender). Para as opções on road ainda que os concorrentes custem um pouco mais caro, há algumas opções de peso.
Ainda assim estamos falando de um Sport Utility novo no mercado de sucesso consagrado em outros países e que terá tudo para repeti-lo aqui no Brasil.

Esteticamente não temos nada igual. Seu visual é bastante jovem e passa uma idéia de veículos ligado aos esportes radicais. Nitidamente o carro possui personalidade. Basta perceber que é um dos poucos modelos do mercado oferecido na cor amarelo. Este febre do amarelo já existe nos EUA há pelo menos uns três anos. Não é qualquer modelo que pode ser oferecido nesta opção de cor. O Xterra atende bem esta premissa.

Quando você compara o Xterra com o GM Tracker e o Mitsubishi TR4 estamos falando de veículos distintos. O GM Tracker ainda se posiciona no segmento dos Sport Utilities médios e tem a mesma motorização a diesel. Custa bem menos e pode ser uma opção de compra. Resta saber se existirá a continuidade da oferta do modelo junto ao mercado.

Já o modelo Mitsubishi TR4 está em outro segmento dos Sport Utilities menores, custa bem mesmo e possui motorização a gasolina. Se considerarmos o carro para a sua esposa, talvez este seja a melhor opção de compra. Representa menor investimento, menores custos associados (seguro, IPVA) é um veículo “made in Brazil”.

Se considerar a troca de sua Pajero atual, a opção do Xterra começa a fazer sentido.

Vejamos agora alguns números do Nissan Xterra:

Motor: dianteiro, longitudinal, turbo diesel, intercooler, 4 cilindros em linha, 3 válvulas por cilindro
Cilindrada: 2.798 cm3
Potência: 132 CV a 3.600 rpm
Torque: 34,7 a 1.800 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, opção 4×4 com reduzida
Freios dianteiros: discos ventilados
Freios traseiros: tambor com ABS
Direção hidráulica
Velocidade máxima: 160 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,6 seg
Consumo estrada: 11,9 km/l
Consumo cidade: 9,8 km/l
Comprimento: 4,53 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,89 m
Peso: 1.935 kg
Porta malas: 1.260 l

Fonte das especificações: Revista Motor Show – Edição 247 / outubro 03

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