Pergunta

Caro Sr.
Recentemente tomei conhecimento do seu site através do meu amigo Bil. Como não tenho e-mail ele me autorizou a usar o dele.

Gostaria de saber o seguinte:

Sou taxisista e pretendo trocar de carro mes que vem.
ASTRA ou SANTANA?

Ambos sao 1.8 e a alcool.
Qual o melhor?
O Santana está saindo de linha?
Gostaria de algumas comparaçoes
Obrigado,

Carlos Moreira

Resposta

Prezado Carlos,

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas.

Recentemente estive em um evento da industria automotiva nacional e fora perguntado a um executivo da VW sobre o futuro de dois veículos: VW Santana e VW Kombi.

Veja a resposta:

A Kombi permanece como o único veículo de sua categoria (capacidade de carga e transporte de passageiros) que custa a partir de R$ 28 mil reais. Neste sentido o volume de vendas atuais do modelo, justificam sua continuidade de produção.

VW Santana:

Abaixo apresentaremos os volumes de vendas dos veículos questionados, acrescidos dos concorrentes do segmento e você perceberá que o velho e conhecido Santana VW ainda faz sucesso. Não há duvidas que o que justifica tal volume de vendas é a excelente relação custo / benefício com que o veículo é oferecido ao mercado. Apesar de antigo e meio desatualizado, estamos falando de uma mecânica confiável, consagrado, bom espaço interno, bom valor de revenda, baixo custo de manutenção. A montadora também sabe que parte de seus potencias compradores pertence à categoria dos motoristas de táxis e neste sentido até resolveu homologar a versão a gás para o mercado.

Tudo o que foi dito sobre o VW Santana em parte também se aplica ao GM Astra. Não há como negar que estamos diante de um bom produto GM, excelente veículo, bom resultado de vendas no mercado, um veículo considerado ainda moderno, apesar da GM da Europa já ter lançado uma nova família Astra naquele continente. Quando a montadora GM é questionada se esta nova família Astra será produzida localmente a posição é que o volume de vendas atual não justificativa tal mudança. Mesmo com a chegada de novos produtos (Peugeot 307, Fiat Stilo, Honda Fit, GM Meriva) a família Astra continua vendendo bem e parte dos antigos compradores da Vectra acabaram migrando para a versão Astra Sedan.

Vejamos os volumes de vendas:

Ano 2000:

VW Santana: 22.323 unidades vendidas
GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas
Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Santana: 18.103 unidades vendidas
GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas
Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Santana: 20.190 unidades vendidas
GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas
Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas

Ano 2003: (até agosto)

VW Santana: 8.578 unidades emplacadas
GM Vectra: não aparece na lista do top 30
Astra Sedan / Hatch: 22.333 unidades emplacadas
Honda Civic: 10.909 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 21.776 unidades emplacadas

Ressalva importante: infelizmente a partir deste ano o Renavan passou a informar o totalizado dos emplacamentos por linhas de veículos. A total da linha Astra corresponde aos modelos Hatch e Sedan da família.

Conclusões importantes:

Se o objetivo não fosse a compra de um carro de praça, nitidamente o Toyota Corolla é o grande “player” no segmento dos Sedans médios.

A sua escolha é mais do que correta pois ambos os veículos continuam fazendo um razoável sucesso de vendas no mercado.

O Santana sairá de linha: a pergunta é um pouco difícil de ser respondida, pois precisaríamos saber qual o volume mínimo junto à montadora que justifica sua linha de produção. Com o passar dos anos um projeto vai sendo mais depreciado e supostamente a montadora ainda consegue um bom dinheiro com este. Um bom exemplo é a linha Fiat Uno, que seria descontinuada com a introdução da família Palio. Como vende bem (é o veículos mais barato de nosso mercado) a Fiat ainda sustenta sua produção.

Pessoalmente não acredito que a VW irá tirar o seu VW Santana do mercado num curto espaço de tempo. Até sou sincero em afirmar que é provável uma nova reestilização na família Astra antes do término da produção da linha Santana. Ainda assim são apenas especulações, apoiadas em volumes de vendas, que de certa maneira caracterizam o posicionamento dos veículos dentro de seus segmentos.

O Gol continua sendo o veículo mais vendido do mercado. O próximo veículo da montadora aparece na oitava posição (VW Pólo) e o próximo é o Golf que está na décima oitava posição. Para quem pretende voltar a posição de numero um em vendas precisará de novos produtos no segmento de entrada do mercado. O novo VW Fox vem atender esta premissa e esta estratégia ainda pode dar um pouco de maior fôlego a família Santana. Não se justificaria pesados investimentos em carros deste segmento, para vender um menor volume, quando o segmento de entrada não está completo.

Qual veículo comprar:

Suas opções de compras estão tão corretas que fica até difícil uma decisão. Se tivesse que escolher um táxi Astra Sedan X VW Santana, tenderia para a opção VW, pois o espaço interno do veículo, durabilidade, confiança, acabam justificando sua compra.

Ainda assim a opção GM também nos parece uma escolha certa, ou seja, a decisão final infelizmente é toda sua…….

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Oi Nelsão
Primeiramente estou mandando os agradecimentos do Carlos Moreira.

Ele adorou o que voce mandou.