Pergunta
Senhores,
Conforme sugerido, realizei o test-drive nas opções de compra e gostaria de concluir minha avaliação com uma ajudinha de vocês:
XTerra – Por ter motor MWM achamos o carro um tanto barulhento e a direção hidraulíca muito dura. Acho que é uma proposta de automóvel mais para o Off Road e não para uso On Road por uma mulher. Vocês concordam?
Rav4 – Este é muito confortável mas considero caro (R$ 104k) por ser motorização a gasolina. Informaram que não há disponibilidade imediata do carro e colocado o pedido o prazo de entrega é de 3 meses. Acredito que isto represente a falta de foco no produto e a possibilidade da descontinuidade da operação. Estou correta?
Tracker – Carro muito macio, motorização forte e a diesel (entendo ser + econômico). O receio é quanto a continuidade deste produto pois vejo muito poucos circulando na rua. Será que ele tem mercado? O que vocês acham?
TR4 – Boa dirigibilidade mas gasolina (entendo ser menos econômica que a Tracker). Vejo muitas na rua e gostaria de saber se há planos para reestilizá-la (já que é o mesmo carro que a antiga Pajero IO).
Entre os quatro veículos avaliados, estou tendendo para a Tracker ou a TR4.
A dúvida é quanto a desvalorização dos veículos, sendo um importado a diesel e o outro nacional a gasolina.
Qual a opinião do Automoveldicas?
Desculpem, NOVAMENTE, o incomodo.
Abraços, Amanda
Resposta
Cara Amanda e o amigo Zaidan,
Sua pergunta está bem elaborada e até acredito que represente uma consolidação de alguns comentários e considerações em outras consultorias já realizadas.
Vejamos as opções e considerações:
Nissan X Terra:
É um bom veículo, recém lançado do mercado, de muito sucesso no mercado americano. O problema do barulho no motor já foi apontado por revistas especializadas e isto acaba representando uma diminuição em potencias compradores da marca. Até a Mitsubishi já considerou a utilização de uma motorização diesel “made in Brasil” em sua linha Pajero Sport, fazendo com que a mesma fosse oferecida com mais competitividade e resolveu manter o motor importado em seu veículo. Um dos grandes rivais da linha Nissan X Terra é sem dúvida o Pajero Sport. Recentemente este sofre uma pequena mudança de destilo, seguindo muito a linha da família L200.
Acredito que a opção Nissan X Terra fosse uma opção a ser considerada se a troca fosse pelo veículo do Zaidan. Ainda assim se comparássemos com o veículo atual (Mitsubishi Pajero Full) representaria um “down grade” em termos de veículo. Não é a toda que a Mitsubishi utiliza o slogan: Pajero, the car, the legend…….
Toyota RAV4:
O veículo é bom, tem um design maravilhoso mas custa muito. Nitidamente está fora de preço pelo fato de ser importado. Se existem ressalvas em relação à continuidade de importação e oferta de produto, talvez este, em sua lista represente o maior risco de parar de ser ofertado. Não vale os R$ 105 mil.
GM Tracker:
Não acredito que exista uma descontinuidade do produto. Recentemente a GM passou a oferecer o seu produto vinculando o mesmo com outras opções 4×4, ou seja, a linha S10 e a linha Blazer. Nitidamente interessa para a montadora ter um produto neste segmento, além é claro destas outras opções já mencionadas. A linha S10 e Blazer já começam a sofrer um pouco o fato de um projeto um tanto ultrapassado e tanto que é verdade que a chegada dos novos concorrentes (leia-se Nissan X Terra e Nissan Frontier) fez com que montadora posicionasse os seus produtos numa faixa de preços inferior. No caso do GM Tracker a montadora está sozinha e muitos revendedores até concordam que a mesma poderia ganhar mais dinheiro com este veículo.
Percebe-se que neste final de 2003, Fiat e GM disputam palmo a palmo a primeira posição em volumes de vendas. Até outubro deste ano a vantagem Fiat não passava de 3.000 carros, ou seja, as estratégias são para os carros de maiores volumes de vendas e o GM Tracker acaba ficando em segundo plano. Seria muito mais interessante para a montadora queimar os seus recursos em lançamentos do tipo Picape Montana. Nos 15 primeiros dias de outubro a mesma já havia superado a VW Saveiro, ou seja, até então a picape Corsa, antigo produto GM neste segmento de mercado não apresentava este resultado tão satisfatório. A Fiat Strada continua na primeira posição, mas já deve ter perdido potencias Clientes para o recém produto GM. O Meriva bio-combustível é outra estratégia da GM de conquistar novos Clientes, os mega feirões, a financiamento em maior prazo, etc, etc. A Fiat acaba de lançar a nova família Palio, ano mínimo uns 4 meses antes do previsto. A estratégia e decisão foram ousadas, pois pode fazer com que potencias compradores de outros produtos (Ford Fiesta, novo VW Fox, etc, etc) pensem mais nas opções de compras mas também deixe de vender nos mesmos volumes a linha atual de seus veículos. Ainda assim era preciso fazer algo para diminuir este aumento de vendas da concorrência. Lembre-se que nos dois últimos anos a Fiat ficou com a primeira posição, em volumes de vendas. Isto acaba trazendo muita visibilidade e na seqüência estratégias comerciais apontando a escolha dos consumidores pela Empresa vencedora. Estar em primeiro lugar tem um peso estratégico muito grande e se capitaliza muito em função disto.
Talvez tudo isto justifique um pouco o fato da montadora não investir tanto em um modelo de baixo volume de vendas (GM Tracker). Ainda assim o mesmo será mantido no mercado, até porque é fabricado no País vizinho e com certeza esta produção é justificada considerando um mercado mundial, ou seja, o mesmo tem que ser exportado para justificar a produção, garantindo volumes mínimos de produção.
Nos parece que os R$ 78 mil reais uma excelente relação de custo / benefício, pelo fato de ser oferecido numa configuração a diesel.
Pajero TR4: reestilização
Nitidamente o sucesso que o veículo tem alcançado não justifica uma reestilização do modelo. Até porque o mesmo está sozinho e mesmo quando a Ford oferecer o seu EcoSport com tração 4×4 e mais os acessórios deste modelo o mesmo ainda será considerado um veículo superior, em espaço interno, categoria e um segmento superior. Quem assina o design do mesmo é o estúdio Pininfarina, ou seja, aquela que desenhas as mais belas Ferraris já produzidas. Só esta assinatura de design já seria suficiente para levar o projeto por mais tempo possível. Como o mesmo é fabricado localmente com baixos volumes de produção, acredito que esta mudança de design só venha acontecer quando realmente o mercado demandar e isto não deve ocorrer num curto espaço de tempo. Se compararmos os primeiros Pajero IO importados do Japão frente aos veículos atualmente oferecidos, já percebemos algumas mudanças estéticas, muitas delas de encontro com o que vem sendo realizados em outros veículos da família Mitsubishi. Novas rodas, novas frentes, novas grades já são o suficiente para mostrar mudanças sem alterar demais e estética do veículo e o mais importante vem necessitar de novos investimentos.
Quando comparamos os R$ 78 mil da Tracker versus os R$ 65 mil da Pajero TR4, nos parece uma melhor custo / benefício para o veículo GM. Parte desta justificativa diz respeito a motorização diesel do modelo GM. Ainda assim estamos falando de seu segundo veículo na família e neste caso talvez o menor investimento seja a melhor estratégia a seguir. Lembre-se que seus custos fixos (IPVA / seguro) estão diretamente relacionados ao valor do bem e neste caso o modelo GM ainda perde um pouco mais pelo fato de ser a diesel e as seguradoras acabam colocando estes riscos na formação de preços de seus prêmios.
A dúvida ainda existe, mas talvez o modelo Mitsubishi TR4 ainda leve certa vantagem…..
Continuamos nos falando……….
Atenciosamente, Nelson LRC Bastos -site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento