Pergunta
Estou em dúvida de qual a melhor opção na faixa de preço do GM Astra CD e Fiat Stilo 1.8.
Poderia subir um pouco a faixa e ir para um VW Golf 2.0 ????
A dúvida é que o Astra mude logo e quanto ao Stilo não sei se existe bom mercado para revende-lo.
Abraço,
Rodrigo F. Kannebley
Resposta
Caro Rodrigo,
Se você está em dúvidas em relação à mudança de design do modelo Astra, esta mesma preocupação é valida para o modelo VW.
Perceba que ambos os modelos VW Golf e GM Astra são importante produtos para as montadoras e estes vinham sofrendo uma significativa perda de mercado, principalmente no continente Europeu. Os novos lançamentos da industria (Fiat Stilo, Peugeot 307, novo Focus e no futuro Citroen C4) foram os responsáveis pela decisão de mudança de design do Golf e Astra.
Estes dois modelos foram recentemente apresentados no último salão de Frankfurt. O novo Gol pertence à geração V da família e o novo Astra (que é comercializado na Europa) sob a bandeira Opel é um veículo totalmente novo.
Veja ainda que produzir veículos nos dias de hoje representa pensar em mercado mundiais e infelizmente o nosso volume de vendas é ainda muito pequeno para fazer parte das estratégias globais dos fabricantes. Estes dois modelos recém lançados no mercado Europeu ainda fazem relativo sucesso em nosso mercado.
Estes dois novos modelos virão para o Brasil ???
Precisamos avaliar caso a caso, entretanto uma coisa é comum a ambos. O volume médio de vendas anuais de cada um deles é muito pequeno para se depreciar possíveis investimento em mudanças muito radicais. Só se justificaria se a planta local fosse responsável pelo fornecimento a nível mundial.
Caso VW Golf:
O modelo atualmente oferecido e fabricado em São José dos Pinhais – Paraná, pertence à geração IV. A fábrica da VW no Paraná perdeu a concorrência deste novo Golf Geração V para a fábrica da VW em Puebla no México. Vale lembrar que 40% de nosso produção local de Golfs é exportada para os EUA / Canadá. Talvez esta seja a razão do fabricante transferir a manufatura do novo Golf geração V para o México, pois este está dentro do acordo de livre comércio Nafta.
E nós, como ficamos. Se importarmos o Golf Geração V do México, ainda que existam acordos bilaterais entre os países, este chegaria por aqui com maior preço do que é oferecido atualmente. Não devemos nos esquecer que este novo Golf também representa um carro superior, de maior tamanho, mais tecnologia, ou seja, já custaria mais. Sendo importado tem uma tendência a sair de faixa de mercado.
Segundo a montadora a mesma continuará produzindo localmente o Golf geração IV e possivelmente em 2005, o mesmo venha a sofrer pequenas mudanças visuais.
Linha GM Astra:
Em 2002 e 2003 a GM atacou a sua linha de entrada (Celta 4 portas com novo motor), fez importantes lançamentos (novo Corsa, novo Meriva, Picape Montana) e tudo indica que o próximo passo seria a linha Astra. Ainda assim a mesma vem obtendo consideráveis resultados de vendas e só isto já seria um motivo para não se fazer maiores investimentos. Talvez o Astra Hatch venha perdendo um pouco mais de market share, mais o modelo Sedan vai muito bem. Parte deste sucesso do mesmo deve-se ao fato que muitos potencias compradores da linha Vectra, acabaram migrando para o modelo menor, pois além de custos, ainda são fieis a marca.
Apesar da linha Astra ter sofrido uma mudança bastante profunda no mercado Europeu, acredito que este mesmo veículo não esteja disponível em nosso mercado num curto espaço de tempo.
No caso da linha GM Astra o cenário é mais difícil ainda de ser avaliado.
Fiat Stilo: chegou a ser considerado o carro do ano no mercado Europeu. O lançamento do Stilo Wagon naquele mercado demorou um pouco fazendo com que os números de vendas iniciais previstos pelo fabricante diminuísse um pouco. Ainda assim é receita de sucesso e parte da justificativa destes novos lançamentos da industria automotiva mundial é em função deste novo produto.
Vejamos alguns números de vendas destes modelos e a partir daí podemos chegar a mais algumas conclusões:
Ano 2000:
VW Golf: 32.547 unidades vendidas
Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas
Fiat Stillo: não era oferecido ao mercado.Ano 2001:
VW Golf: 32.635 unidades vendidas
Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Astra Sedan: 19786 unidades vendidas
Fiat Stillo: não era oferecido ao mercado.
Fiat Brava: 12.207 unidades vendidasAno 2002:
VW Golf: 27.973 unidades vendidas
Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas
Fiat Stillo: 8.166 unidades vendidas
Fiat Brava: 5.909 unidades vendidasAno 2003 (até setembro):
VW Golf: 11.597 unidades emplacadas
Astra Hatch / Sedan: 25.168 unidades emplacadas
Fiat Stillo: 11.598 unidades vendidasConsiderações importantes:
# Infelizmente a partir de 2003 o RENAVAN passou a informar o numero consolidado das famílias de veículos. Neste caso não temos o detalhamento do que é modelo Sedan e o que é modelo Hatch.
# Percebe-se que já em 2002 o Fiat Stilo consegue excelente resultado de mercado. O mesmo veio para competir com o campeão de vendas da categoria (VW Golf) e sendo oferecido apenas por quatro meses em 2002 teve um resultado proporcional muito próximo. A presença na lista acima do modelo Brava é apenas para mostrar que a Fiat não conseguia competir em igualdade neste mercado.
# Em 2003 Fiat Stilo e VW Golf tem volumes de vendas bem próximos. Mostra que o modelo Fiat vem cumprindo o seu papel e que o modelo VW perdeu bastante mercado. Não devemos nos esquecer que em 2003 foram lançados excelentes produtos de sucesso (Toyota Corolla, Honda Fit, Ford EcoSport), onde potencias compradores deste dois veículos mudaram de posição.
# Dos 25 mil veículos da linha Astra emplacados em 2003, acredito que o modelo Sedan leve a maior parte disto e mesmo que dividíssemos este volume ao meio, ainda assim seria superior aos concorrentes.
É neste sentido que em parte justifico menores chances de mudança na linha Astra num curto período de tempo. Fabricar um modelo Sedan ou Hatch é quase a mesma coisa em termos de linha de produção (mesma plataforma, mesmo motores, mesma conjunto de transmissão, freios, etc, etc), ou seja, a GM com a sua linha Astra apresenta um melhor resultado quando comparado aos concorrentes diretos.
Também podemos pensar num sentido inverso, ou seja, com esta maior produção a introdução da nova linha seria mais facilmente depreciada. Infelizmente não sabemos qual o ponto de corte da montadoras para considerar o novo produto. A estratégia é ainda mais complexa do que isto, ou seja, são planos de investimentos mundiais muitas vezes concorrendo com fábricas dentro da própria Organização.
Se pensarmos que a VW já vendeu 32 mil / ano modelos Golf em nosso mercado (resultado 2000 e 2001) e até agora são apenas 11,5 mil unidades, talvez percebemos o porque da transferência da fabricação do Golf geração V para o México. Parte de nossa produção local vai para fora e porque não atender esta demanda de um ponto mais próximo e com relações comercias mais favoráveis.
Esta lacuna ociosa da fábrica da VW no Paraná será preenchida pela produção do novo VW Fox.
Nada como um cenário dos volumes de vendas para em parte justificar alguns fatos e considerações…..
O que tudo isto interessa a você ???
De saída já chegamos à conclusão que o Fiat Stilo cumpre o seu papel e geralmente o que acontece no mercado de novos se repete no mercado de usados, ou seja, haverá mercado para este.
A linha Astra vai bem e particularmente não acredito em mudanças num curto espaço de tempo. Perceba que é uma posição bastante pessoal. A GM fala em novos investimentos locais na fábrica de Gravataí e está disputando este com outras duas plantas da Organização. Acredita-se num novo veículo a ser produzido para o mercado local e mundial. Será o novo Astra, Não acredito…..
VW Golf: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Prezado Nelson,
Realmente sua análise é muito consistente e útil. Sou apreciador de carros, no entanto me preocupo também em não perder dinheiro na troca por um carro novo. Nestas horas de transição busco informações a todo momento em revistas especializadas, no entanto é muito difícil encontrar exatamente a informação que procuro.
Sua avaliação consegue ser bem melhor, já que traz números de mercado e informações não tendenciosas sobre determinado modelo.
Tomei conhecimento do site através de um amigo meu aqui da CPM – Fernando Gemi
Parabéns pelo site e pela iniciativa !
Abraços,
Rodrigo