Pergunta

BOA TARDE.

ESTOU PENSANDO EM TROCAR MEU AUDI POR UM TOYOTA COROLLA XEI 1.8 AUTOMÁTICO, E GOSTARIA DE SABER DE VOCÊS O CUSTO BENEFÍCIO E SE REALMENTE COMPENSA ESTA TROCA, POIS ESTOU PRECISANDO DE UM CARRO SEDAN COM MAIS ESPAÇO E PORTA MALAS.

OBRIGADO
OSWALDO A. M. FILHO

Resposta

Prezado Sr. Oswaldo,

Em relação a sua opção de compra, na há ressalvas. O Toyota Corolla é atualmente a melhor opção de compras no segmento dos sedans médios e os volumes de vendas abaixo apresentados atestarão este cenário.

Uma ressalva precisa ser levada em conta em relação ao seu veículo atual. Na verdade são duas que são te direcionam a diferentes estratégias futuras. Vejamos:

#1 O seu veículo é bastante novo (02/02 com apenas 17.000 km) e com os pátios cheios, mega promoções das montadoras, brigas constantes pelas primeiras posições, etc, etc, a venda do seminovo acaba competindo com este cenário. Vender um veículo seminovo atualmente representa perder um pouco mais de dinheiro.

#2 Por outro lado existe uma interrogação em relação ao futuro da linha Audi A3. Até pode parecer uma irresponsabilidade nossa levantar este tipo de questionamento, mas já existe o novo Audi A3 no mercado Europeu. Esta mudança só ocorreu mo modelo de duas portas, até porque o modelo de 4 portas é mais para o mercado brasileiro. Quase 85 % de nossa produção de Audi A3 é fabricado nesta configuração de 4 portas. A montadora já anunciou que esta versão na será remodelada e tudo indica que um novo modelo (misto de duas portas com uma Station Wagon) será o substituto da versão de 4 portas.

A fabrica da VW no Paraná produz o Golf geração IV e o Audi A3 sob a mesma plataforma. O novo Golf geração V não será produzido no Brasil. Atualmente 40% da produção de nosso Golf é exportada para os EUA / Canadá. O novo Golf geração V será feito em Puebla – México, para melhor atender o mercado Nafta.

Diante do cenário acima, ficam algumas dúvidas em relação aos veículos Audi A3 e VW Golf geração IV.

Quando for vender o seu veículo, consulte as tabelas da Molicar (www.molicar.com.br) e Fipe (www.fipe.com.br). De certa forma representam uma boa referência de mercado nas tratativas comerciais junto à revenda escolhida. Não espere que uma revenda irá pagar o preço ali referenciado, mas ainda assim vale uma cotação.

Toyota Corolla:

O novo modelo foi lançado em junho de 2002. Nas parciais de novembro e dezembro do ano passado o mesmo já batia o outro sucesso de vendas do mercado de Sedans, o modelo Honda Civic. Neste ano a diferença é enorme.

Vejamos os números de vendas:

Ano 2002:

Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas
VW Santana: 20.190 unidades vendidas
GM Vectra: 7.000 unidades vendidas

Ano 2003 (até outubro):

Honda Civic: 13.681 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 29.221 unidades emplacadas
VW Santana: 10.027 unidades emplacadas
GM Vectra: 3.013 unidades emplacadas

Só este cenário acima já seria suficiente para atestar a qualidade de veículo pretendido bem como validar a sua opção de compra. O VW Santana aparece na lista não como uma recomendação nossa, mas para mostrar que se a relação custo/benefício é boa à montadora ainda consegue um excelente resultado com o modelo.

O sucesso do novo Corolla também é repetido em outros mercados. A montadora precisa de algo, pois Honda Civic e Toyota Corolla sempre andaram juntos e antes deste lançamento o modelo Corolla não fazia frente ao Honda Civic. Nos EUA a estratégia foi tão forte que a montadora chegou a dotar o seu veículo com alguns diferencias da Linha Lexus (marca de luxo da Toyota) para ganhar este mercado. No Brasil isto não foi preciso e com certeza o mercado não pagaria por este diferencias. Ainda assim gastaram muito dinheiro em propagando e divulgação, mas mais do que isto o carro fala por si….Por mais que o artista contratado tenha custado muito dinheiro, só isto não seria suficiente para a retomada de mercado, Até pouco tempo atrás a montadora ainda passava o filme do novo Corolla. O carro é tão bom, as pessoas gostavam tanto da propaganda que ninguém percebia que o veículo já havia sido lançado há mais de 12 meses e ainda referenciavam como o “novo Toyota Corolla”. Coisas da publicidade…….

Vamos anexar uma tabela que traz algumas informações técnicas sobre o veículo pretendido. Infelizmente as informações sobre consumo de combustível e outras são poucas, pois os japoneses são bastante conservadores na divulgação destes números. O assunto acaba trazendo muita polêmica. Não se preocupe com estes números. Ainda assim maiores detalhes poderão ser encontradas no site da própria montadora que de certa forma apresentam melhor os seus produtos.

Considere também um teste drive na revenda de sua região. Depois disso pode comprar sem receios.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

BOA NOITE NELSON.

OBRIGADO PELA RESPOSTA, QUE VEIO DE ENCONTRO AO QUE EU REALMENTE ESTAVA PENSANDO SOBRE O AUDI A3 E O TOYOTA COROLLA.

EU CONHECI SEUS SERVIÇOS ATRAVÉS DO MEU FILHO “FILIPE” QUE DÁ AULAS NA BIT COMPANY EM ALPHAVILLE, QUE ME FALOU DE VOCÊ.

AGRADEÇO AS CONSIDERAÇÕES,

ABRAÇO,
OSWALDO FILHO