Pergunta
Caro Nelson
Primeiro gostaria de dar os parabéns pela qualidade do seu site, é de muito bom gosto !
Aproveito para fazer uma consulta, estou pensando em trocar o carro da minha esposa que é um Mitsubishi Pajero IO Automática ano 2001 4×4 por um Ford Ecosport 2.0 XLT top de linha, apesar de achar a Pajero muito mais carro, minha esposa cismou com a Ecosport, e o que fazer….
Meu amigo, o que você acha desse carro?
Vou entrar numa fria?
Nelson, agradeço antecipadamente e aproveito para desejar-lhe boas festas e sucesso em 2004!
Um grande abraço,
Pieter
Resposta
Caro Pieter,
Complementando a mensagem abaixo verificamos que o seu veículo atual não é o Pajero TR4 e sim o Pajero IO. Na verdade representa o mesmo veículo, excetuando-se o fato do seu ser um importado (made in Japan) e o TR4 já representa o veículo manufaturado no Brasil. De certa forma esta manufatura local traz uma certa tranqüilidade a todos os proprietários deste modelo, relacionado aos serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Ambos os veículos utilizam-se da mesma motorização.
Quando o mesmo começou a ser fabricado localmente decidiu-se trocar a sigla IO por TR4, pois a primeira poderia dar conotação de veículo 1.0 e a segunda adotada caracterizava bem mais a característica do veículo, ou seja, tracionado nas 4 rodas.
Um forte abraço e mande lembranças também para o meu amigo Jório.
Nelson LRC Bastos.
—–Mensagem original—–
De: AutomovelDicas [mailto:@automoveldicas.com.br]
Enviada em: quarta-feira, dezembro de 2003 23:13
Para: ‘Pieter Alexander da Graça’
Assunto: RES: Consultoria – PFCaro amigo Peter,
Inicialmente gostaria de agradecer os elogios em relação ao site. Posterior há mais de 1.600 consultorias respondidas partimos para a profissionalização do site. Em janeiro estaremos lançando uma solução de “Classificados On Line” diferenciada. Inicialmente esta este estará disponível somente para a pessoa jurídica e deverá custar muito pouco. Quem sabe aquele seu importante cliente (Sopave) não queira estar presente nesta fase do projeto, anunciando suas melhores ofertas sem nenhum custo associado. Antes de lançar o produto preciso ter algumas ofertas para nossos Clientes internautas e estes primeiros anunciantes terão uma carência inicial.
Vejamos agora as suas considerações:
Em todas as consultorias que tenho respondido sobre o modelo EcoSport da Ford sempre referencio que quando este veículo for ofertado ao mercado com tração 4×4, maior motorização, repleto de acessórios, incluindo o duplo air bag vai custar próximo da Pajero TR4 considerado um veículo de um segmento ainda superior.
Talvez até isto (não as minhas consultorias, mas sim as constatações dos fatos) represente uma explicação pelo fato de tantos novos TR4 nas ruas. O mesmo tem sido oferecido pela montadora por valores próximos de R$ 65 mil reais. Seus concorrentes mais próximos (Toyota RAV 4 e Honda CR-V) custam acima de R$ 100 mil reais e o que justifica tamanha diferença é que ambos são modelos importados, enquanto que o TR4 tem sua manufatura local (Catalão – Goiás).
Trocar um Pajero TR4 por um modelo Ford EcoSport nitidamente representa um “down grade” em termos de veículos. Considerando ainda o sucesso de vendas do modelo da Ford, aquele apelo de “Fuja do Rebanho” em pouco tempo, tende a desaparecer. Não estou falando que o seu veículo seja para chamar a atenção, mas ainda assim não justificaria a troca.
Não há dúvidas que a Ford acertou na mosca. A verdade é tanto que a montadora de quarta posição no mercado, há dois anos atrás, com menos de 7% do market share já possui algo próximo dos 12% de participação. Se consideramos a segmentação de mercado a Ford até aparece na primeira colocação no segmento de comerciais leves e parte da justificativa deste sucesso é em função do novo modelo EcoSport. Superou a própria Fiat neste segmento, em mais de mil unidades quando tinha que brigar com um sucesso absoluto de vendas, representado pelo modelo Fiat Strada.
A estratégia da Ford foi correta. O projeto Ford Amazon em Camaçari – BA representa a grande aposta da montadora nesta retomada de mercado. A plante tem capacidade de produção de 250 mil veículos e o modelo EcoSport corresponde ao segundo produto a ser montado naquela planta. Teoricamente o projeto prevê a manufatura de cinco produtos e tudo indica que os próximos players seriam a nova Picape Fiesta e o Fiesta Sedan com a nova frente.
Ford EcoSport:
Teve seu início de produção em Janeiro de 2003 e no acumulado do período (até outubro) já emplacou 19.578 unidades. Atualmente ocupa a 14 posição dos veículos / comercias leves mais vendidos e se formos observar que grande parte dos melhores desta lista são veículos tradicionalmente vendidos com motor 1.0, o sucesso do EcoSport é indiscutível. Ainda que o modelo EcoSport também seja oferecido com um motor 1.0, este é da geração Supercharger, que nada mais é que um motor de 1.0 litro (paga menos IPI) e gera potencia de motor 1.6 (que pagaria mais IPI). Como o Governo mexeu na forma de cobrança de tal imposto, os carros 1.0 turbo alimentados e com esta solução de compressor tiveram seus preços muito próximos dos veículos de maior motorização (1.6).
Na lista dos comercias leves aparece na segunda posição, atrás apenas da Strada com 21.585 unidades. Como este dado é de outubro e a briga pelo mercado tem sido muito grande a informação acima sobre o sucesso do modelo, frente ao Fiat Strada corresponde a uma prévia de mercado considerando até o quinto dia útil de dezembro. Ainda não temos estes dados consolidados pela Anfavea. São apenas dados parciais de notícias da mídia especializada, mostrando a forte briga pelas primeiras posições entre as quatro grandes montadoras.
Diante deste cenário seria um sacrilégio falarmos mal do modelo escolhido pela sua esposa. Como ela tantos e tantos outros compradores direcionaram suas intenções de compra para o novo modelo da Ford. O sucesso é tanto que a Ford já anunciou a criação de seu terceiro turno de trabalho, representando algo próximo de 4.000 novos empregos, diretos e indiretos.
É bom que este sucesso aconteça, pois o modelo seria também exportado para os EUA / Canadá representando umas 80 mil unidades / ano. Como o plano não decolou (segundo especialistas o carro era muito pequeno para o padrão norte americano, quando na verdade há quem diga que a pressão por uma manufatura local falou mais alto) o Sr. Carlos Maciel, aquele do deixe um Ford surpreender você tratou de buscar mercados alternativos. O sucesso tem sido grande junto a países do Cone Sul, México e outros mercados, mas lembre-se que o volume inicial aos EUA representava 80 mil unidades / ano.
Um ponto que é bastante questionado e criticado pelos compradores é a falta de acabamento neste modelo Ford. No Fiesta este problema já era sentido na comparação de seus concorrentes mais próximos (novo Corsa e VW Pólo). No caso da Ford como o veículo está sozinho a Ford até se dá o luxo de lançar uma versão mais despojada, em acabamento, frente a uma estratégia comercial mais agressiva.
E parece que deu mais do que certo. Há quem diga que o modelo até inaugurou o chamado segmento dos SUV Light (Sport Utility Vehicle Light). Como a grande maioria deste SUVs nunca viram condições “off road”, porque oferecer este tipo de atributo (tração 4×4) se os veículos só são utilizados em condições “on-road”. Ainda assim o apelo maior existe, seja ele a posição de dirigir, o pneu traseiro, a configuração do veículo, os acessórios do tipo estribo, soleiras, faróis de milha, etc, etc. Essa oferta de veículos com apelo “off road” até justificam em parte o sucesso da Fiat em nosso mercado, nos dois últimos anos, com seus modelos Fiat Strada Adventure e palio Weekend Adventure. Pena que este extremo tenha chegado ao modelo Doblo Adventure que temos que concordar não tem nada há ver……. Você tem sorte de sua esposa não ter cismado com esta possibilidade. Já imaginou……
Vamos anexar uma planilha que traz algumas especificações para o modelo pretendido.
Não há como negar que o novo modelo da Ford representa um dos grandes sucessos de nosso industria automotiva local e mais do que isto, representa um veículo global (será exportado com sucesso para outros mercados). Ainda assim representa sai, etc, etc, etc……
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Boa tarde, Nelson.
Primeiramente, quero agradecer a atenção e a pronta resposta.
Fiquei surpreso com o nível da sua consultoria, ela realmente excedeu a minha expectativa.
Lembro que você comentou, que é você pessoalmente que responde todas as solicitações, ainda é feita dessa forma?
Se for, não sei como você consegue todas essas informações, mas de qualquer forma, parabéns pelo excelente trabalho.
Quanto a divulgação, já estou recomendando para os meus amigos e caso em algum momento, você perceba que podemos ajudar, fique a vontade para conversarmos, ok?
Nelson, quero aproveitar para desejar a você e família um ótimo Natal e um 2004 de sucesso.
Muito obrigado mais uma vez e um grande abraço.
Pieter Alexander da Graça