Pergunta

Estou querendo trocar meu Peugeot por um Astra Sedan 2.0 ou Brava HGT 1.8 16v .

Como rodo bastante por mês, aprox. 3500 km / mês , me preocupo com o consumo. ( hoje com o 206 não tenho essa preocupação ).

Gosto muito do Brava, pois já possui um SX 1.6 antes do Peugeot, mas ele era beberrão e não andava muito pelo que bebia , além do motor ser barulhento andando na pista a 100 km/h.

Gostaria de saber se o consumo do Astra e do Brava HGT são semelhantes, principalmente em rodovia e o valor medio do seguro de ambos.

Obrigado.
Cristian Muller

Resposta

Prezado Cristian,

Inicialmente devemos te informar que uma de suas opções de compra representa um veículo descontinuado, ou seja, com a chegada do Fiat Stilo a Fiat descontinuou o modelo HGT e na seqüência o fez com toda a família Brava. Comprar um carro desses no dia de hoje significa adquirir um veículo com as supostas perdas financeiras já ocorridas por conta desta descontinuidade da família mas ainda assim a informação é válida pois com certeza representará uma maior dificuldade na venda futura.

Em relação à versão HGT da família Brava, você não irá sentir problemas em desempenho. Na verdade o que fez com que a Fiat adotasse o motor 1.6 na família Brava era o fato de veículos até 99CV pagavam um determinado IPI. Acima disto o imposto era muito alto. Depois disso o governo alterou as regras e a vantagem ficou para os carros 1.0 e acima disso era tudo igual.

Neste momento o Brava oferecia 99CV e motor 1.6. Posterior a mudança do IPI a Fiat conseguiu extrair 106 CV deste motor, mas muito pouco para um veículo desta categoria.

A versão HGT utiliza o primeiro motor da Fiat com o conceito de coletor de admissão variável, ou seja, mesmo em regimes de baixa rotação o veículo com motor de 16V consegue oferecer um bom torque, representando ótima dirigibilidade em regime urbano / estrada. Os motores 2.4 da família Marea também possuem tal recurso. O motor do Brava HGT oferece 132CV que será o suficiente para o seu prazer de dirigir.

Seguro: a série HGT representa o esportivo da família Brava e só isto já representa um bom motivo para as seguradoras sobretaxarem o modelo na composição de seus custos de seguros. Se você comparar com o modelo Astra Sedan pretendido, ambos com o mesmo valor de mercado, com certeza a cotação do HGT será maior. A questão da descontinuidade de mercado também acaba encarecendo as apólices pois sempre representará uma maior risco para a Seguradora, em termos de custos de reparos / dificuldades operacionais.

Infelizmente você terá que fazer uma cotação on line nestes sites que oferecem este tipo de serviço, até porque o seu perfil será muito importante na contratação deste.

Astra Sedan:

Continua sendo o carro muito bom de mercado. Vamos apresentar os volumes de vendas dos dois modelos nos últimos três exercícios para você ter uma idéia deste comportamento de mercado. De certa forma este tipo de analise pode contribuir um pouco em sua decisão de compra:

Ano 2000:

Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas
Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Fiat Brava: 17.027 unidades vendidas
VW Golf: 32.547 unidades vendidas

Ano 2001:

Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas
Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Fiat Brava: 12.207 unidades vendidas
VW Golf: 32.635 unidades vendidas

Ano 2002:

Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas
Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Fiat Brava: 5.909 unidades vendidas
Fiat Stillo: 8.166 unidades vendidas
VW Golf: 27.973 unidades vendidas

Ano 2003 (até novembro):

Astra: 31.871 unidades vendidas (estão aqui apresentados todos os modelos da família)
Fiat Brava: não apareceu na lista dos top 30 do mercado
Fiat Stillo: 13.503 unidades vendidas
VW Golf: 14.206 unidades vendidas

Considerações:

# Infelizmente em 2003 o Renavam passou a sumarizar o total de veículos para cada família, ou seja, não temos a informação de quanto deste volume representa modelos Sedans / Hatchs. Ainda assim dá para fazer uma conta e achar que a grande maioria disso é do modelo de 3 volumes. O carro continua vendendo bem no mercado.

# O Golf só aparece na lista acima para mostrar que a Fiat não conseguia nada com o seu modelo Brava quando este era oferecido ao mercado junto ao modelo concorrente da VW. Em 2003 ainda que o mercado tenha encolhido frente aos novos modelos e lançamentos da industria o Fiat Stillo consegue chegar perto do Golf da montadora. Acredito que em 2004 este venha a superar o modelo VW frente à modernidade do projeto da Fiat.

# Os números acima de certa forma atestam a decisão da Fiat de tirar o modelo Brava de produção. Infelizmente vendia pouco num mercado onde se espera um mínimo de 20 mil unidades / ano.

Vejamos agora algumas informações sobre o modelo Brava HGT pois este não consta em nosso arquivo de especificações de veículos e por isso buscamos as informações de maneira isolada.

Brava HGT:

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros, 16V;
Potência: 132 CV a 6.500 rpm
Torque: 16,7 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 seg
Retomada 40 a 100 km/h: 26,4 seg
Velocidade máxima: 185 km/h
Frenagem 120 km a 0: 63,1 m

Fonte: Revista Quatro Rodas – Edição 42 – janeiro de 02

Consumo cidade: 9,2 km/l
Fonte: Revista Auto Esporte – Edição 36 – abril de 00

Vamos anexar uma tabela que mostra as especificações do Astra e do seu antigo Brava ELX. Desta maneira você pode fazer uma comparação com os dados até aqui apresentados.

Se é que podemos opinar, talvez a melhor escolha seja pelo modelo GM pois representa um veículo ainda em linha de produção e que de certa forma vem continua alcançando razoável volume de vendas. Ainda assim estamos falando da compra de um usado, ou seja, mais do que o modelo do veículo e estado geral deste, bem como a procedência do mesmo serão importantes em sua decisão de compra. Em nosso site temos varias consultorias publicadas que dão algumas dicas de compras de usados. Uma leitura acrescentará importantes informações a sua pessoa.

Vamos nos falando.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Gostaria de agradecer imensamente as dicas fornecidas para minha dúvida.
Com certeza serão de grande ajuda na decisão para a compra do meu próximo carro. Parabéns pelo site, uma base importantíssima para as pessoas obterem informações sobre os veículos e seu mercado.

O site eu descobri fazendo uma pesquisa no Google utilizando palavras chaves do meu interesse, e quando li algumas consultorias publicadas vi que a coisa era séria e profissional.

Com certeza irei passar adiante o endereço do site.

Quem gosta ou tem interesse por carros deve conhecer,
Cristian