Pergunta

Cheguei ao vosso site através de pesquisa no Google, e quero parabeniza-los pela formatação do mesmo.
Veja minha dúvida: Quero trocar o carro de minha esposa que utiliza o veículo basicamente durante os dias úteis da semana em trechos urbanos, porém, gostaria de aliar esta troca a um veículo que poderíamos utilizá-lo para viagens a praia e passeios nos finais de semana, uma vez que possuo um Vectra CD.

Minha decisão está entre o Ford Ecosport 2.0 XLT e a Pajero TR4. Já li tua resposta dada ao Sr. Pieter, porém, a minha questão é em relação ao Custo x Benefício dos veículos, uma vez que estamos comparando categorias diferentes com custos diferentes. Ecosport XLT – R$ 54 mil Pajero TR4 – R$ 78 mil.

Qual a melhor relação CUSTO x BENEFÍCIO?

Atenciosamente,
Rogério.

Resposta

Caro Rogério,

Conforme havíamos informado a Mitsubishi apresenta nos classificados de hoje (grande São Paulo) o Pajero TR4 por R$ 66.900,00. Além disso oferece uma apólice de seguros subsidiada com 5,2% de custo, sem perfil + dispositivo antifurto LoJack com anuidade grátis.

Veja algumas opções de compras na região da capital paulista.

Brabus Nações Unidas: (11) 5696-9400
Cardinal Tatuapé: (11) 6195-2777
Brabus Jardim Europa: (11) 3062-8100
Mitnorth Parque Anhembi: (11) 3951-5000
Brabus Vila Olímpia (11) 3845-2866
Koala Barra Funda (11) 3879-5700

Se você fizer negócio não esqueça de referenciar o nosso site para a revenda, pois num futuro próximo qualquer um deles pode estar anunciando este tipo de oferta em nosso canal “10SuperOfertas”. O sucesso deste canal de classificados representa a continuidade de nosso projeto.

Neste momento faço a propaganda (grátis) do revendedor a favor do meu Cliente internauta.

Diante deste cenário, com certeza se o seu orçamento permitir, o TR4 tem uma melhor relação de custo / beneficio quando comparado ao Eco Sport de R$ 54 mil.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

—–Mensagem original—–
De: AutomovelDicas [mailto:]
Enviada em: janeiro de 2004 23:28
Para: ‘Rogério Luis’

Assunto: RES: Consultoria – PF

Prezado Rogério,

Inicialmente gostaríamos de agradecer os elogios em relação ao nosso projeto.

Suas considerações são bem válidas no sentido de segmentos distintos e em muitas de nossas consultorias sobre o modelo Ford Eco Sport sempre referenciei que o dia que este for oferecido ao mercado com tração 4×4 e mais alguns itens opcionais o mesmo custaria muito próximo ao que custava um Pajero TR4.

Estranha-me um pouco o valor mencionado por você em relação a este modelo. Há pouco tempo atrás este modelo era oferecido ao mercado por algo próximo dos R$ 64 mil. Na seqüência o mesmo valia R$ 65 mil e a própria Mitsubishi utilizava o argumento comercial de verdadeiro 4×4. Com certeza a estratégia era tentar “fisgar” alguns potencias compradores dos veículos EcoSport mais caros para um veículo superior, ainda que de maior valor, numa suposta relação melhor quando o assunto é custo / benefício. Com a sua informação que um TR4 é oferecido por R$ 78 mil, percebo que naquele momento a montadora estava dando um certo subsídio ao mesmo, tentando avalancar as vendas.

Não devemos nos esquecer que para março deste ano a Ford promete a versão 4×4 do EcoSport recheada ainda de melhorias aos veículos, nitidamente naqueles aspectos mais criticados pelos potencias ou já usuários do modelo, ou seja, baixo nível de acabamento interno do veículo.

Diante deste novo cenário a Mitsubishi não poderia ficar com o seu modelo valendo R$ 65 mil e com chegada deste novo modelo passar a custar R$ 78 mil. Eles já fizeram as contas e após o lançamento do EcoSport 4×4 o modelo Mitsubishi TR4 custando R$ 78 mil valerá mais a pena em relação ao modelo Ford.

São veículos distintos em faixas de preços mas competem quase que no mesmo segmento. Na verdade o modelo EcoSport inaugura um segmento onde o mesmo está sozinho. Já foi definido de Sport Utility Light, Utilitário Esportivo pequeno mas não existe nada parecido no mercado.

Se compararmos o modelo TR4 da Mitisubishi o seu concorrente Ford seria o modelo Escape. Este é um pouco menor que a conhecido Ford Explorer e maior que o nosso Eco Sport. O próprio Eco Sport (made in Brazil) seria exportado para os EUA e Canadá numa previsão inicial de 80 mil unidades / ano. O contrato não vingou e a montadora alega que o veículo é muito pequeno para o padrão americano. A justificativa é até razoável, mas se custar menos que o tal Escape com certeza teria mercado. O americano gosta de carro grande mas também prefere gastar menos em veículos se o mercado permite. Outras informações apontam que os sindicatos locais fizeram pressão para que o modelo alternativo fosse fabricado nos EUA. Resta saber para onde irá esta demanda anteriormente orçada, pois no mercado brasileiro por mais que haja sucesso, em 2003 as vendas do Eco Sport não vão passar das 25 mil unidades. Lembre-se que o Projeto Ford Amazon em Camaçari – BA fora projetado para uma produção anual de 250 mil unidades. Ainda que Fiesta e Eco Sport tenham razoável sucesso no mercado estamos falando de um numero próximo de 70 mil unidades / ano de mercado local. Ambos os modelos tem sido exportados para outros países mas ainda são números pequenos frente aquela previsão inicial de vendas para EUA / Canadá.

Ainda assim o resultado da Ford representa uma recuperação extraordinária de mercado. Há dois anos atrás a montadora detinha quase 6% do mercado, ocupando a quarta posição em volumes de vendas, sendo quase ultrapassada pela recém chegada Renault. Em 2003 este market share quase chega a 12%, ainda ocupa a quarta posição, mas possui um dos melhores portifólios do mercado, previsões de lançamentos que serão sucesso de mercado (EcoSport 4×4, novo Fiesta Sedan, Picape Courier com a frente do Fiesta novo, Ka de 4 portas, etc, etc), melhor posicionamento da marca, melhor relacionamento com os distribuidores, etc, etc. Comprar um Ford hoje representa um cenário bem diferente de alguns anos atrás.

Tudo isto é um ponto a favor quando você compara um Ford e um Mitsubishi. Não em termos de veículos, pois ambos representam o melhor dos melhores no mercado automotivo mundial, mas a operação Ford Brasil é muito maior do que a operação Mitsubishi.

Por outro lado o Sr. Eduardo Souza Ramos (presidente da Mitsubishi do Brasil – MMC) conseguiu um feito inédito junto à marca Mitsubishi. De revendedor Ford e revendedor Souza Ramos (produzia carros especiais) passou a produzir sob licença dos japoneses alguns modelos da marca. Atualmente são feitos a L200, a TR4 numa fabrica em Catalão – Goiás com capacidade para 30 mil unidades /ano. Como existe ociosidade, especula-se num novo modelo fabricado localmente que pode ser um modelo pajero Full ou até mesmo um carro pequeno que representaria um maior volume de produção. Já li algo sobre o Mitsubishi Colt.

São operações distintas, com volumes distintos e diferentes números de pontos de vendas e assistência técnica. Estamos falando de duas opções de compras produzidas localmente e se em sua cidade você tem assistência técnica de ambas este problema de pós-venda está superado.

Qual a melhor relação de custo / benefício: há dois meses, não haveria duvidas que o TR4 de R$ 64 mil batia de longe este EcoSport mais caro. Hoje o cenário esta um pouco diferente, mas quando existir o novo EcoSport 4×4 haverá uma certa vantagem para o modelo Mitsubishi.

Se você não precisa da tração 4×4 e sendo este seu carro o segundo da família talvez seja prudente pensar em menores gastos. Lembre-se que aqueles custos fixos (seguro e IPVA) são diretamente proporcionais ao valor do veículo. Você também mencionou viagens durante o final de semana com a família. Perceba que o EcoSport não representa um grande veículo me termos de espaço (passageiros / bagagens) ou seja, se sua família for um pouco grande este item é mais favorecido no modelo TR4. Com certeza o seu Vectra CD te proporciona mais conforto e dirigibilidade do que estes dois modelos propostos. Não tem o apelo de um Sport Utility e nem é tracionado mas não deixa de ser um excelente veículo.

Você já pensou na, etc, etc, etc,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Com relação ao preço da TR4, reconfirmei com a revenda Mitsubishi agora a pouco, e o valor aqui no RS é de R$ 77 mil, porém creio que omiti por esquecimento um detalhe importante, a TR4 neste valor é com câmbio automático, a com câmbio mecânico é em torno de R$ 72 mil. Talvez isto mude um pouco a distorção que você percebeu.

1) De qualquer forma, independente de um comentário adicional a respeito de meu esquecimento, confesso que o nível de informações recebidas foram além do esperado, o que nos dá muita segurança na consulta,sem comentar que a agilidade na resposta (1 dia) mostra o dinamismo do projeto. Parabéns pela profundidade das informações.

2) Encontrei seu site no Google, procurando informações sobre “Pajero” . Não conhecia, porém achei muito útil e prático.

Atenciosamente,
Rogério.