Pergunta

Prezados amigos…

Gostaria de uma ajuda de vocês…

Possuo uma carta de consórcio no valor de um celta básico(em torno de R$18.500,00), e gostaria de comprar um carro para mim, porém estou na dúvida entre um peugeot 206(minha preferencia) e um gol 16v GIII, ambos usados, com ar e direção talvez ano 2000, 2001.

Algumas pessoas que converso, me orientam pelo gol, devido custo de manutenção e possíveis menores numeros de defeitos do que o 206…

Gostaria que vcs me dessem um parecer quanto a essa comparação, tratando-se de carros usados, e se é verdade essa superioridade do gol quanto ao custo-benefécio

att: Frederico Peixoto

Resposta

Prezado Frederico,

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas.

Inicialmente não poderíamos deixar de mencionar que no último final de semana a GM (campanha corporativa) oferecia a sua linha GM com ótimas condições de pagamento. A entrada representava 60% do valor do bem e o restante podia ser pago em 24 parcelas com juros de 0,79% ao mês.

O que isto tem há ver com sua intenção de compra: nitidamente você tem uma carta de credito para a compra de um carro 0 km mas considera a compra de um usado, frente ao cenário de pagar um melhor carro quando comparado ao modelo Celta.

Nos condições acima, talvez até fosse possível (se seu orçamento permitir é claro) você pensar num outro modelo de veículo Corsa Hatch ou Sedan, evidentemente mais caro do que o Celta, mas um modelo 0 km e com facilidades de pagamento. Um financiamento de um bem durável com taxas de 0,79% ao mês nos parece um bom negócio, ainda que a entrada represente 60% do veículo. A sua carta de crédito daria para este salto mais alto……Somos meio conservadores na escolha de opções de compras e não há duvidas que atestam aquele ditado que o melhor veículo sempre será aquele 0 km.

Se tudo isto for besteira, ou seja, você só dispõe do valor da carta de crédito e não tenciona e nem pode assumir outras prestações, voltemos à condição inicial.

Gol x Peugeot 206:

Quando a Peugeot lançou o seu modelo 206 em nosso mercado (o mesmo era oferecido apenas com motor 1.6) o mesmo já conquistou a posição de número 1 em vendas, batendo inclusive o campeão de vendas o Gol. Quando o mesmo passou a ser oferecido com motor 1.0 a VW tratou de mexer em seu motor 1.0, elevando a potência do mesmo de 69CV para 76CV. A partir daí o motor 1.0 da VW passou a ser o de maior potencia do mercado e a montadora utilizou muito este argumento como estratégia de vendas.

O Peugeot 206 1.0 era oferecido com 70CV de potência. Até 2002 em muitas de nossas consultorias sobre carros com motor 1.0, sempre referenciamos a opção do Peugeot 206 como a melhor opção de mercado. Era o carro mais bonito, produto mundial da montadora, veículo recente, sucesso de vendas, etc, etc.

A partir de 2003 outros modelos foram lançados (novo Fiesta, novo Pólo, novo Corsa, novo Renault Clio) e a briga ficou mais feia para o Peugeot 206. Nos dias de hoje o modelo francês já sofre um pouco mais com a concorrência dos novos modelos e talvez a idade do projeto. Tanto é verdade que a Peugeot vem oferecendo o modelo em condições excepcionais de vendas e em muitos casos com certos subsídios de fabrica. Nesta semana a montadora tem ofertado o ar condicionado grátis aos seus modelos Peugeot 206.

Quando o problema é projeto antigo a modelo Gol acaba sofrendo ainda mais. O que acontece neste caso que o modelo sempre foi o campeão absoluto de vendas e ainda que esteja perdendo muito market share, consegue a façanha de ocupar a primeira posição em vendas e tudo indica que permanecerá neste pódio por mais uns dois anos. Diante deste cenário o que podemos falar do modelo VW. Talvez este sucesso de vendas é que favorece o mesmo na hora da compra do usado. O modelo é consagrado no mercado, vende bem, tem maior número de revendas autorizadas, as oficinas não autorizadas se sentem mais preparadas na manutenção do modelo, etc, etc. Ainda assim o modelo Peugeot 206 também possui todas as qualidades de um excelente veículo, com baixo custo de manutenção, durabilidade, economia, etc, etc.

Vejamos os números de vendas dos modelos pretendidos nos últimos 4 exercícios:

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Peugeot 206: 12.239 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Peugeot 206: 27.387 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Peugeot 206: 40.077 unidades vendidas

Ano 2003 (até novembro):

VW Gol: 161.322 unidades vendidas (-17,42%)
Peugeot 206: 30.234 unidades vendidas (-15,79%)

Pelos números acima percebemos que o modelo VW continua sendo o campeão de vendas de nosso mercado. Ainda assim o modelo Peugeot 206 cumpre com o seu papel pois tenho uma expressiva participação e aumento de seu market share.

Os números entre parênteses em 2003 representam as perdas em porcentagem de cada modelo em período igual a 2002. Se considerarmos que 2002 / 2003 foi repleto de lançamentos, esta diminuição de mercado seria até justificável.

Conclusão: os números acima atestam as suas duas opções de compras. Talvez como o cenário seja de um veículo usado, o modelo VW leve uma pequena vantagem, muito mais em função da fama do que aspectos técnicos ou relacionados.

Ainda assim estamos diante da compra de um usado e neste caso o que mais vai contar é o estado geral do mesmo. Uma vez decidido pelos modelos e estes terem atendido as premissas de um bom veículo, bom de revenda, fácil manutenção, baixos custos, economia de combustível, desempenho, etc, etc, partimos para o estado geral e procedência do mesmo. Se você se decidiu pelo Gol mais encontrou um Peugeot em melhor estado de conservação, menos rodado, etc, etc. Não há duvidas que o Peugeot passa a ser a escolha de compra. O inverso também é verdadeiro, ou seja, se a decisão ´for pelo francês mais encontramos um Gol em melhor estado geral de conservação, pode considerar este como uma melhor opção de compra.

Uma vez apresentado que ambos os veículos são ótimas opções de compras, irá depender de você na busca deste carro usado em bom estado de conservação.

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.
Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida.

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc.

Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser cont, etc, etc, etc….

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site  www.automoveldicas.com.br   

Agradecimento