Pergunta
Olá!
Hoje em dia, vale a pena comprar um Brava SX?
Estou querendo trocar meu carro, por um melhor, mais novo, porém usado.
Pesquisei muito seguindo a linha dos médios, Astra, Golf, Pólo e etc. Fiquei entre o Brava e o Focus.
Na minha opinião os dois melhores.
Um Brava (já fora de linha) 2002, é quase 3 mil reais mais barato que um Focus Hatch 2001.
Já o Seguro do Focus é bem em conta. O do Brava ainda não pesquisei. Internamente o Focus me conquistou (Beleza e conforto), já seu designe externo não me entusiasma muito.
O Brava, por fora me deixa de queixo caído quando vejo um.
Por dentro, não é igual ao Focus, mas não me decepciona.
Não sei o que fazer, junto mais dinheiro e compro um Focus, ou compro o Brava.
Será que o Focus continua firma em vendas?
Qual dos dois tem a maior chance de virar mico?
Muito Obrigado,
Alexandre Q. Pereira
Resposta
Prezado Alexandre,
Quando você nos pergunta qual dos dois (Brava ou Focus) tem a chance de virar um mico à resposta é imediata: o modelo Fiat deixou de ser produzido e só isto já seria motivo para considera-lo “meio mico”. Porque meio mico, pois o veículo é bom mas tem a negativa do fato de ser um modelo descontinuado, ou seja, pode representar perdas ou dificuldades na venda futura.
Por outro lado o mercado já assimilou esta parada de produção, ou seja, o veículo já foi depreciado. Tanto é verdade que um modelo 2002 custo mais barato que um Focus 2001, como mencionado, teoricamente carros do mesmo segmento de categoria e preços. “Meio mico” pois a vantagem financeira existe, mas ainda assim é um modelo descontinuado. Você não terá problemas relacionados ao pós-venda, a Fiat vendeu razoavelmente o modelo, a mesma possui inúmeros pontos de assistência técnica, a motorização do modelo pretendido está presente em vários modelos do portifólio de veículos da montadora, ou seja, você conhece todo o cenário. Pior para aqueles que compraram o modelo no auge das vendas um pouco antes da montadora anunciar a descontinuidade do mesmo. Neste caso os Clientes sofreram mais do que o seu caso.
Com o Focus a Ford tem conseguido relativo sucesso. O modelo Hatch foi meio pioneiro em termos de design e percebemos uma forte tendência da industria no seguimento desta linha. O mesmo faz muito sucesso nos EUA e isto acaba representando um bom termômetro do mercado mundial da família Focus.
Nos estranha um pouco o fato de você deixar de fora de sua lista, outros dois importantes modelos: Astra / Golf. Você mencionou ambos em sua lista de pretensões e ainda assim não os considerou. Com certeza são veículos com maiores volumes de vendas em relação aos modelos pretendidos e só isto já seria suficiente para considerar a compra futura. Não tem jeito, não existe um carro ruim acompanhado de um volume de vendas expressivo. Existe sim, excelentes veículos com baixos volumes de vendas. O Brava em particular representa este exemplo. Desde o seu lançamento nunca chegou a decolar em volumes de vendas. Vendia 25% do que vendia um Golf, sua maior referência competitiva do segmento. O modelo que substituiu o Brava, Fiat Stilo, vendeu quase o mesmo volume de vendas do Golf da VW em 2003. De certa maneira a Fiat acertou em tirar o Brava de linha e permanecer somente com o novo Stilo. Esta decisão já havia ocorrido no mercado Europeu e esperava-se a mesma decisão estratégica da companhia para o mercado local.
Vejamos os volumes de vendas dos carros mencionados em sua pergunta nos últimos quatro exercícios:
Ano 2000:
Fiat Brava: 17.027 unidades vendidas
GM Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
VW Golf: 32.547 unidades vendidas
Ford Focus Hatch: 886 unidades vendidas (representa o ano de entrada do modelo no mercado)Ano 2001:
Fiat Brava: 12.207 unidades vendidas
GM Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
VW Golf: 32.635 unidades vendidas
Ford Focus Hatch: 9.912 unidades vendidasAno 2002:
Fiat Brava: 5.909 unidades vendidas
GM Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
VW Golf: 27.973 unidades vendidas
Ford Focus Hatch: 10.169 unidades vendidasAno 2003 (até novembro):
Fiat Brava: Já não aparece na lista dos top 30 do mercado. Foi retirado de linha neste exercício)
GM Astra: 31.871 unidades licenciadas (modelos Hatchs e Sedans)
VW Golf: 14.206 unidades licenciadas
Ford Focus: 13.503 unidades licenciadas (modelos Hatchs e Sedans)
Fiat Stilo: 13.966 unidades licenciadas
VW Pólo: 28.560 unidades emplacadas (modelos Hatchs e Sedans)Em 2003 ficou mais difícil de avaliar o mercado pois o Renavam traz o consolidado de licenciamentos por família de veículos. Ainda assim percebemos que a linha Astra e o Golf vendem em maior sucesso que a linha Focus. A diferença é pouca não justificando a mudança de posição visto a sua decisão pelo modelo da montadora Ford. Fica apenas o registro dos fatos.
Você mencionou também o VW Pólo. Não deixa de ser uma excelente opção de compra, mas vale lembrar que o mesmo está posicionado em outro segmento do mercado, ou seja, o chamado “compact premium”, um veículo menor em tamanho, com razoável espaço interno, conforto, dirigibilidade e repleto de acessórios. Ainda fazem parte deste segmento os top de linha da família Fiesta, o novo Citroen C3, os top de linha da família Palio, os top de linha da família Corsa, os top de linha da família Clio, entre outros. Veja que quando você desce um degrau no segmento dos veículos, outras boas opções passam a fazer parte de sua lista de possibilidades.
Focus x Brava:
Já apresentamos os fatos que contribuirão em sua decisão. Como a intenção de compra é por um modelo usado, vai valer em muito o estado geral do mesmo, bem como a procedência do veículo pretendido.
Em nossa homepage existem diversas consultorias que dão umas dicas de compras de usados. Uma leitura seria recomendada, pois representa importantes informações sua pessoa.
Vamos anexar uma tabela comparativa com as especificações dos modelos pretendidos ou mencionados. Também contribuirá em sua escolha e decisão final.
Vamos nos falando. Estamos aqui para te ajudar.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Muito obrigado!
O profissionalismo com o que vcs analisaram minha questão me surpreendeu. Foi uma resposta abrangente e rica em detalhes.
Muito obrigado pelo empenho e dedicação ao responderem.
Quanto ao questionamento que vcs me fizeram a respeito do Astra e do Golf.
Realmente são excelentes carros, no entanto os Astras e Golfs que vi nas concessionárias não me agradaram muito quanto ao acabamento interno e painel.
Acho que irei comprar o Brava mesmo, um bom carro e ainda por cima mais barato que todos os outros, já que saiu de linha. Como vcs disseram, conheço o cenário.
Já o Focus, mesmo tendo gostado muito (sou bem alto e me senti muito confortável nele), tenho receio, pois ele não é um sucesso de mercado e não sei qual o rumo que a Ford dará a ele.
Muito obrigado mais uma vez.
Atenciosamente,
Alexandre Quinello Pereira