Pergunta

Olá!
Tenho 18 anos e ganharei em breve um carro do meu pai.

Estou muito em dúvida entre algumas opções… na verdade eu queria uma Pajero TR4, entretando meu pai ficou preocupado por ser um carro que chama atenção para um garoto jovem em SP.

Então estou em dúvida entre o Corolla e o Civic 2004.

Fiz alguns test-drives, e fiquei mais satisfeito com o Corolla.

Entretanto, duas coisas me preocupam: 1o me informaram que havera uma mudança na frente do corolla lá para agosto; 2o achei o civic um carro mais jovem, ja q tenho apenas 18 anos.
Gostaria de saber se haverá mesmo alguma mudança no corolla este ano, e quais as vantagens em adquiri-lo em vez do civic…

Outra coisa, meus amigos sempre me falam pra eu pegar um Audi A3 ou um Peugeot 307, mas embora sejam mais jovens, não gosto de nenhum dos dois carros.

Faço uma boa escolha ao preferir o Corolla ou o Civic em vez destes últimos?

Espero uma resposta de vocês.

Muito legal o site…!! Obrigado!
Daniel Cintra.

Resposta

Caro Daniel,

Talvez o seu pai tenha razão em relação ao modelo Mitsubishi Pajero TR4 pois o modelo acaba representando uma maior exposição junto aos grandes centros urbanos. Vale lembrar ainda que o mesmo fora inicialmente oferecido ao mercado como um veículo importado e na seqüência a montadora resolveu fabricá-lo em terras locais. Sempre existira aquela síndrome do carro importado. Além disso estamos falando de um veículo de mais de R$ 67 mil reais, ou seja, nacional ou importado o proprietário do mesmo passa a ser alvo provável quando comparado a veículos que chamam menos a atenção.

Honda Civic ou Toyota Corolla:

Estamos diante das duas melhores opções de compra no segmento dos Sedans médios.

Para entender o que representa um pouco a briga deste segmento vejamos alguns números de vendas deste.

Ano 2000:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas

Ano 2001:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas (o novo Corolla passou a ser oferecido ao mercado em junho deste ano)

Ano 2003 (até novembro):

GM Vectra: 3.625 unidades emplacadas
Honda Civic: 14896 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 32.665 unidades emplacadas

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

# Em 2001 e 2002 o Honda Civic reinou sozinho no mercado dos Sedans médios, conseguindo um feito inédito de ganhar a posição do Vectra, tradicionalmente o campão de vendas do mercado neste segmento.

# Nas parciais do final de 2002 (novembro e dezembro) o novo Corolla já vendia mais do que o Honda Civic, só não ganhando no acumulado do ano, pois fora ofertado a partir da metade do ano e a montadora ainda viveu problemas de entrega, tamanho sucesso do mesmo.

# Em 2003 os números falam por si. Não estamos falando que o Corolla é melhor do que o Civic, mas as vendas mostram uma preferência de mercado pelo modelo Toyota. Tanto é verdade que ao final de 2002 a Honda já aplicou mudanças estéticas em seu modelo Civic e agora ao final de 2003 como modelo 2004 a Honda fez novas alterações no Civic buscando esta retomada de mercado.

Mudança na frente do Corolla: com certeza quem te passou esta informação foi o vendedor da concorrência e particularmente eu não vejo este cenário. Um veículo é alterado em design quando o seu volume de vendas normalmente está na descendente. Alterar algo num veículo representa milhões de dólares de investimento e mais do que isto uma insatisfação geral por conta dos proprietários atuais frente a uma alteração futura e conseqüente maior desvalorizações de seus modelos.

Pelos volumes de vendas registrados em 2003 e isto tende a se repetir em 2004 não acredito que a Toyota irá mexer na frentre de seu veículo, até porque parte do sucesso do mesmo é muito justificado pelo belo conjunto ótico frontal e porque não dizer o traseiro também.

A Honda fez uma maquiagem em seu modelo Civic 2004 e não pode ir além disto. Nos EUA o Honda Civic em 2003 foi o terceiro veículo mais vendido com 299 mil unidades, perdendo apenas para o Toyota Camry com mais de 400 mil unidades vendidas e o Honda Accord com 397 mil unidades.

Como estamos falando de veículo globalizado (Honda Civic) não são os 14 mil ou a diferença em relação ao volume de vendas da concorrência que fará a montadora tomar uma decisão mais radical. Em outros mercados a briga Honda Civic x Toyota Corolla está mais equilibrada frente ao cenário local 2003.

Civic mais jovem: já que você tocou no assunto nos estranha um pouco um rapaz de 18 anos pretender comprar veículos de um segmento que nitidamente tem um apelo mais sênior. O perfil do consumidor do um sedan médio na maioria das vezes está mais direcionado a pessoas de mais idade.

Em relação a sua avaliação e mesma está um pouco equivocada, pois o novo Corolla apresenta aspectos mais jovem e uma tendência de mais modernidade, enquanto que o modelo Civic tem um aspecto de veículo mais conservador.

Tradicionalmente os rapazes de sua idade têm uma outra preferência na maioria das vezes atendida pelo segmento dos Hatchs. Talvez até justifique as recomendações de seus amigos para o modelo Audi A3 ou Peugeot 307.

Vejamos algumas considerações em relação aos modelos apontados por seus colegas:

Audi A3:

O mesmo estreou o chamado segmento dos compact premium, ou seja, quando a montadora resolveu lançar este modelo imaginava um perfil de consumidor com grande poder aquisitivo num veículo pequeno mais com os recursos, tradição e status da marca das quatro argolas. Por anos representou um sucesso de vendas na marca em terras locais e op sonho de muitos. O fabricante sempre ofereceu o modelo em varias verões de motores, ou seja, o carro partia de um motor 1.6 de 101 CV e chagava a uma versão importada de 225 CV. Diante de todo este cenário passou a ser objeto de desejo de muitos. Como existiam varias motorizações a versão 1.8 Turbo de 180CV também representou uma opção de quem queria um veículo esportivo, com o requinte Audi e baixo investimento. Receita de sucesso.

Em 2003 a montadora anunciou um novo Audi recentemente disponibilizado no mercado Europeu. Há alguns dias atrás a montadora declarou que a produção brasileira do modelo termina em 2005, ou seja, esta recém reestilização não será manufatura localmente. Diante deste cenário seria correr um certo risco adquirir um Audi 0 km nos dias de hoje.

Peugeot 307:

O carro é maravilhoso e parte dos recentes lançamentos da industria automotiva mundial (novo Golf, novo Audi, novo Focus, Fiat Stillo, novo Citroen C4, entre outros) são decorrentes deste lançamento. O Peugeot 307 já foi considerado o carro do ano na Europa em seu segmento. O mesmo só não vendeu com mais sucesso no Brasil pois ainda é importado da França e passa a ser ofertado com um preço não competitivo.

Por ocasião de seu lançamento o mesmo seria produzido em terras vizinhas (Argentina) Devido à crise no País vizinho esta manufatura foi adiada representando a importação do modelo da França. Recentemente a montadora já anunciou a retomada da fabricação deste modelo na Argentina e a partir deste momento, devido aos acordos comerciais do Mercosul, passaremos a ter um Peugeot 307 ofertado a preços mais competitivos.

Talvez até a disponibilidade de um motor mais forte pois aquele 1.6 de 110 CV oferecido inicialmente ao modelo era pouco quando comparado aos veículos desta categoria e faixa de preços.

Qual veículo comprar: se você gosta do Civic ou Corolla vá em frente. Não existe nada que desabone a suas intenções de compras. Se você pensar num carro mais jovem podemos optar pelo Peugeot 307 (apesar de ainda ser um modelo importado), Citroen C3, Ford EcoSport, Fiat Stilo, entre outros. Ainda numa linha de veículos novos temos algumas indicações como a linha VW Pólo, linha Ford Fiesta, Honda Fit e GM Meriva. Antes de tudo você precisa estar bem em sua decisão de compra, pois não existe nada pior do que comprar um carro errado. O Investimento é muito alto o recomendado seria ficar o maior tempo possível com este visando uma maior depreciação destes investimentos, ou seja, não pode haver duvidas ou erros na compra.

Em parte é por isto que estamos aqui. Para contradizer informações do tipo que a frente do Toyota irá mudar no meio de 2004. Pode até acontecer mais não acreditamos neste fato. Talvez algo para 2005 ainda assim dependerá em muito do volume de vendas em 2004 e este cenário ainda não existe. Tradicionalmente os japoneses são bem mais conservadores , do tipo “não se mexe em time que está ganhan, etc, etc, etc,,,,,,,,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson,

Envio este e-mail para agradecê-lo imensamente pela consultoria prestada.

Achei o site fantástico, encaminhei a resposta para amigos e parentes, todos ficaram realmente impressionados com a qualidade do serviço prestado! Muito obrigado!

Farei questão de divulgar o site nas mailing-lists que participo. Respondendo à segunda pergunta, tomei conhecimento do site pesquisando no Google.

Forte abraço,
Daniel.

Ps.: Comprarei o Toyota Corolla esta semana!