Pergunta

Possuo um AudiA3 e gostaria de trocalo por um veiculo a diesel.

Gostaria de saber qual a melhor compra uma Nissan Frontier SE 4×4 132cv ou uma Mitisubishi L200 Sport GLS 121cv, os cavalos fazem muita diferença no diesel?

Fernando Morais

Resposta

Prezado Fernando,

Vejamos algumas considerações:

Em agosto de 2003 a Mitsubishi lançou uma picape L200 Sport no lugar da L200 HPE. A versão esporte é oferecido em dois modelos (GLS e HP) e nitidamente percebe-se que a estratégia da montadora é fazer com que seu veículo fica mais competitiva ainda quando comparado com a Nissan Frontier. Não há como negar que no momento do lançamento desta Picape Nissan a mesma era considerado o produto de design mais bonito do mercado, até porque também representa o projeto mais novo e só por isso tem obrigação de ganhar em tal quesito.

Com a introdução da nova Picape L200 Sport por parte da Mitsubishi e mesma busca uma atualização no design de seu veículo. Ainda que os volumes de vendas da L200 sempre mostraram uma boa participação do produto é sempre interessante não dar espaço para os concorrentes recém chegados:

Vejamos os números dos modelos pretendidos, bem como dos outros veículos deste segmento nos últimos 4 exercícios. Vale lembrar que não temos o detalhamento por modelo, ou seja a linha S10 é oferecida em várias configurações e neste sentido seria esperado um maior volume de vendas, quando comparado aos modelos que são oferecidos em menor número de opções.

Ano 2000:

GM S10: 24.464 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.775 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 6.306 unidades vendidas

Ano 2001:

GM S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.636 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 8.559 unidades vendidas
Nissan Frontier: 1.334 unidades vendidas (neste ano o modelo Nissan ainda representava um veículo importado)

Ano 2002:

GM S10: 17.155 unidades vendidas
Ford Ranger: 9.043 unidades vendidas
Toyota Hilux: 6.967 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 9.084 unidades vendidas
Nissan Frontier: 4.122 unidades vendidas

Ano 2003: (até novembro)

GM S10: 12.270 unidades emplacadas
Ford Ranger: não aparece na lista dos top 10 do segmento
Toyota Hilux: não aparece na lista dos top 10 do segmento
Mitsubishi L200: 8.417 unidades emplacadas
Nissan Frontier: 5.790 unidades emplacadas

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

# Nitidamente percebemos uma diminuição do market share do segmento das picapes. Os novos lançamentos (monovolumes, compact premium, SUV light, etc) roubaram potencias Clientes deste segmento. Também existem os aspectos econômicos , pois num mercado onde 65% dos novos veículos possuem motor 1.0 seria natural que as picapes sofressem mais.

# A Ford Ranger foi uma das que mais sofreu com a perda de mercado. Tanto é verdade que a mídia especializada já sinalizou alterações de design da família num curto espaço de tempo.

# A GM também perdeu bastante espaço e permanece ainda na primeira posição pois tinha uma boa fatia de mercado. Ainda assim nos últimos tempos realizaram vários posicionamentos de produtos e em muitas destas situações representou uma diminuição do valor do bem, frente à chegada da concorrência. A GM também já deve estar pensando em alterações estéticas em sua linha S10 (blazer e picapes) pois não dá para sobreviver da fama. Se algo não for feito esta pizza deverá ser dividida ainda mais.

# A Nissan conseguiu uma boa participação de mercado em comparação com o cenário quando sua picape ainda era importada. A introdução do novo modelo Xterra representa um novo produto a montadora, representando maior volume de vendas, mais revendas autorizadas, menores custos.

# Nitidamente os recém chegados e neste caso podemos falar de Toyota, Nissan e Mitsubishi ainda sofrem um pouco mais quando o assunto é o pós-venda. Com certeza existem potencias Clientes para suas picapes em diversas regiões de nosso País e o que acaba atrapalhando este futura venda diz respeito a reduzido numero de revendas autorizadas, fora dos grandes centros urbanos. Como os produtos vendem em baixos volumes fica difícil justificar (pagar as contas) um investimento em uma revenda autorizada. Tanto é verdade que todas estas recém chegadas possuem planos de fabricação de veículos menores, os chamados carros populares, que de certa forma garantiriam este ganho de escala.

# Mitsubishi L200: pelos números acima a montadora de Catalão – Goiás tem conseguido manter posição de mercado, mesmo com a cegada desta forte concorrente (Nissan Frontier). Falo isto porque a Frontier é oferecida com sucesso no mercado americano há pelo menos 3 anos e naquele concorrido mercado a Mitsubishi oferece neste segmento uma espécie de Pajero Sport cortada que com certeza representa uma evolução de nossa L200.

Estas mudanças introduzidas na linha L200 em meados de agosto de 2003 parecem que deram resultado. Quando a L200 foi oferecida ao mercado tinha um dos motores mais fracos da categoria.

Atualmente a família é oferecida com motores diesel de 121 CV (versão Sport GLS) e 141 CV (versão Sport HPE). Mesmo sendo motores importados que acabam afetando o índice de nacionalização do veículo (maiores custos) a montadora garante que oferece ao mercado uma solução melhor quando o assunto é nível de ruído, vibração, bem abaixo da concorrência o que acaba representando um conforto maior aos ocupantes do veículo. Pelos números de vendas nos parece que a estratégia adotada tem apresentado resultados. De acordo com a própria montadora alguns motores nacionais já foram testados mas os resultados encontrados não atenderam as premissas da mesma.

Um diferencial de mercado oferecido somente pela L200 Sport diz respeito ao câmbio automático. Se você pretende este tipo de solução um ponto a favor pata este modelo.

Potência no diesel:

Percebemos que a potencia de ambos os modelos estão muito próximas e com certeza ambas as opções atenderão as suas necessidades.

Mais do que a potência, quando falamos num motor a diesel precisamos conhecer o torque que o mesmo oferece. Vamos anexar uma tabela comparativa entre os dois modelos pretendidos que contribuirá ainda mais em sua decisão. Infelizmente não temos uma publicação que traz um teste completo do modelo L200, ou seja, os dados presentes nesta tabela referente a este modelo vieram de uma matéria de jornal.

Qual veículo comprar: seria uma injustiça indicar um ou outro. Particularmente tenho uma tendência ao modelo Nissan mas pelo cenário acima apontado percebemos que a L200 cumpre muito bem o seu papel. Com certeza o seu gosto pessoal será fator decisivo em sua escolha. Uma coisa é certa: suas opções de compras representa as duas melhores opções no mercado das picapes, cabine dupla, motorização a diesel.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Muito obrigado pela consultoria, foi de grande proveito para esclareçer algumas duvidas pendentes,

Fernando Morais