Pergunta

Estou querendo trocar meu carro por um carro maior (Golf, Focus, Astra).
Mas nao queria um carro zero.
O que vcs me sugerem, numa faixa ate trinta mil reais.

Ronaldo dos Reis Oliveira

Resposta

Prezado Ronaldo,

As suas três opções de compra realmente representam excelentes produtos mas vale uma importante consideração que se aplica a todos.

Estamos diante de veículos globalizados, ou seja, produzidos em poucas plantas e disponibilizados a outros mercados e os três modelos foram recentemente remodelados no mercado Europeu.

VW Golf:

O Golf atualmente produzido no Brasil pertence à geração IV da família e a geração V já está disponível. Pior do que isto é o fato da fábrica de São José dos Pinhais – Paraná não irá produzir o geração V. Mais de 60% desta produção atual no Paraná é exportada para os EUA e Canadá e a Holding VW decidiu que o Golf Geração V a ser lançado no mercado americano seria produzido no México.

Nosso volume de vendas atual (mercado interno) do Golf não seria suficiente para justificar o lançamento da geração V. Resultado: devemos ficar com o veículo atual e deve vir uma geração “IV e meio para 2005”. Seria um “face lift” no produto atual.

Ainda assim não estamos falando que o veículo é ruim, muito pelo contrário, 22% do negócio VW a nível mundial depende da família Golf, ou seja, o mesmo precisa ser muito competitivo nos mercado onde atua. Na Europa com os novos lançamentos da industria automotiva (Peugeot 307, Fiat Stilo, Citroen C4, novo Focus, novo Astra, entre outros,) a VW não poderia ficar para trás.

GM Astra:

Em terras locais o modelo vai bem. Também passou por uma recente profunda reestilização no mercado Europeu.

Será introduzida no Brasil ??? Não temos esta informação e também os volumes de vendas da família não justificariam o lançamento de um novo produto.

Estrategicamente a GM mexeu nos veículos de entrada (Celta e Celta 4 portas) lançou veículos no segmento Compact Premium (linha Corsa Sedan / Hatch) entrou no segmento dos monovolumes (GM Zafira e lançou o Meriva) lançou uma nova picape Montana, ou seja, os próximos segmentos a recém atacados seriam a linha S10 (picapes e Blazer) o Sedam médio (Vectra) ou a linha Astra.

A linha S10 com certeza receberá mudanças durante o ano de 2004. A linha Astra é com certeza uma incógnita……

Ford Focus:

Particularmente gosto muito do modelo hatch e posso até dizer que a montadora foi meio que pioneira no lançamento e foco neste tipo de carroceria. Também já existe um novo Focus no mercado Europeu. O modelo aqui comercializado é produzido no País vizinho Argentina, mas não que isto represente as dificuldades de se ter e manter um veículo importado. A fabricação é realizada na Argentina pois faz parte da estratégia da montadora produzir determinados modelos em determinadas plantas, atendendo outros mercados.

Como você não tenciona comprar um veículo 0 km, talvez esta “síndrome da mudança de design” não represente tanto problema em relação à compra de um veículo 0 km.

Neste caso nossa opção de compra seria pelo modelo Golf da VW. O seguro merece atenção especial, pois representa uma dos maiores custos de nosso mercado.

Vejamos agora alguns volumes de vendas dos modelos pretendidos nos últimos 4 exercícios. Tal cenário acaba contribuindo em muito em sua decisão de compra.

Ano 2000:

VW Golf: 32.547 unidades vendidas
Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas
Focus Hatch: 886 unidades vendidas (coincide com o seu lançamento no mercado)
Focus Sedan: não foi oferecido neste exercício

Ano 2001:

VW Golf: 32.635 unidades vendidas
Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas
Focus Hatch: 9.912 unidades vendidas
Focus Sedan: 6.899 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Golf: 27.973 unidades vendidas
Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas
Focus Hatch: 10.169 unidades vendidas
Focus Sedan: 5.138 unidades vendidas

Ano 2003 (até novembro):

VW Golf: 14.206 unidades emplacadas
Astra Hatch / Sedan: 31.871 unidades emplacadas (ambos os modelos)
Focus Hatch / Sedan: 13.503 unidades emplacadas (ambos os modelos)

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

# Todos os modelos perderam participação de mercado e com certeza os novos lançamentos da industria automotiva local (Fiat Stilo, Honda Fit, Eco Sport, VW Polo, Toyota Corolla, Citroen C3, entre outros).

# Em 2003 os volumes de vendas passaram a ser consolidados pelo Renavam (veículos emplacados) e fica difícil uma análise mais detalhada para aquelas marcas que possuem a mesma definição para o modelo Sedan / Hatch. Família Astra e família Focus são bons exemplos.

# Perceba também que a diminuição do volume de vendas do Golf em parte até justifica a decisão da montadora em transferir sua produção do novo geração V, para o México.

Qual veículo comprar:

Como estamos falando de um veículo usado, além da escolha certa do modelo, bem como o estado geral do mesmo + a procedência são muito importantes em sua decisão de compra.

Em nosso home page existem algumas consultorias publicadas que falam sobre os cuidados na compra de seu usado. Uma leitura deste material irá te ajudar em muito.

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações dos veículos mencionados. Depois de visto tudo isto, podemos evoluir um pouco mais em nosso trabalho.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Gostei muito do atendimento, me responderam em menos de duas horas e com certeza será de muita valia as informações na hora de trocar meu carro, e acho que vou seguir o conselho de vcs e comprar um Golf.
Grato,

Ronaldo dos Reis Oliveira